Açúcar Orgânico

Açúcar Orgânico Engorda?

Um número pequeno mas crescente de agricultores está agora produzindo açúcar orgânico certificado, produzindo cana-de-açúcar por meio de métodos que satisfaçam as normas e regulamentações dos órgãos competentes. O açúcar orgânico pode ser produzido de uma maneira mais saudável, ambientalmente mais amigável, mas ainda possui calorias e baixos valores nutricionais.

Será então que o açúcar orgânico engorda da mesma forma que o refinado, ou podemos consumi-lo sem tanto medo?

Diferenças e semelhanças

O açúcar orgânico se diferencia do açúcar refinado pois é processado de forma diferente, mas isso não significa que é de fato diferente, pois a composição química encontrada no açúcar orgânico é exatamente a mesma dos açúcares encontrados nas prateleiras dos supermercados. Portanto, o organismo não reconhece a diferença. Uma vez que a composição é a mesma, o corpo irá quebrar o açúcar em glicose e frutose no aparelho digestivo e trará os mesmos efeitos de metabolismo no corpo.

Porém, o açúcar orgânico pode trazer mais benefícios para a saúde e evitar alguns tipos de câncer a longo prazo.

O termo orgânico é usado para indicar os métodos utilizados para cultivar a cana a partir do qual o açúcar é obtido. O açúcar branco, além de ser processado de uma forma que remove todos os componentes do melaço natural, é normalmente obtido a partir de cana de açúcar cultivada em campos em que se utilizam pesticidas químicos comerciais e herbicidas.

Se você está preocupado com a potencial contaminação de pesticidas e quer um açúcar que sofreu a menor quantidade de processamento, você deve procurar por açúcar rotulado como “orgânico” ou “natural.” Porém, não há diferença significativa entre o valor nutricional do açúcar refinado branco em comparação ao orgânico ou açúcar natural. Na verdade, ambos os tipos de açúcar contêm sacarose, mesma quantidade de calorias e são processados pelo organismo da mesma forma – podemos então dizer que o açúcar orgânico engorda da mesma forma que o refinado.

Presença de minerais

O açúcar orgânico é cristalizado a partir de caldo de cana orgânica. O açúcar cristal resultante é então lavado ao vapor para remover vestígios de excesso de melaço. O açúcar orgânico é retém as composições originais da cana, que podem conter nutrientes e minerais, incluindo ferro, potássio, magnésio e selênio. Estes nutrientes saudáveis ao organismo não se encontram no açúcar cultivado convencionalmente, o açúcar branco altamente refinado devido à diferenciação do processo; por isso, diz-se que o açúcar orgânico é mais saudável para a saúde.

A restrição de uso de fertilizantes sintéticos, pesticidas ou herbicidas, ou a partir de plantio de culturas geneticamente modificadas é um dos motes do plantio da cana de açúcar orgânico. Conceitos como a rotação de culturas, manipulação segura de estrume e de outras práticas de cultivo também são levadas em consideração para garantir que os cultivos orgânicos sejam seguros para o consumo humano.

Sabores

O açúcar branco refinado quando passa por etapas que utilizam produtos químicos diferentes, incluindo o dióxido de enxofre, ácido fosfórico e hidróxido de cálcio, faz com que todas as impurezas do açúcar sejam eliminadas, bem como os componentes do melaço – por isso que o açúcar refinado perde a coloração marrom da cana.

No final do processo de refinação, o açúcar branco contém 100% sacarose, e isso faz com que os elementos que proporcionam sabor ao açúcar sejam eliminados e o que sobra apenas é a doçura.

O açúcar orgânico refinado poderá passar por um processo semelhante e, por isso, terá o mesmo sabor do açúcar branco refinado. O açúcar orgânico cristal ou natural, no entanto, tem um sabor diferente, causado pela maior quantidade de melaço natural presente em cada cristal de açúcar. O açúcar orgânico etiquetado “turbinado” tem mais melaço natural e às vezes pode até mesmo ter um aroma suave e peculiar.

Então o açúcar orgânico engorda?

O açúcar rotulado como orgânico pode ser mais saudável do que o açúcar não orgânico, por estar livre de quaisquer vestígios de produtos químicos agrícolas. Estes métodos de cultivo orgânico são também mais saudáveis para o meio ambiente, minimizando os riscos de fertilizantes químicos ou danos dos agrotóxicos no solo.

Ao ingerir esse açúcar, um ser humano pode evitar diversas doenças a longo prazo advindas do consumo de compostos tóxicos. Porém, isso não significa que é menos calórico, a taxa calórica é exatamente a mesma do açúcar refinado. Portanto, ao optar pelo açúcar orgânico também não se deve exceder o consumo. Se o seu objetivo for emagrecer, é preferível utilizar adoçantes culinários e outros açúcares menos calóricos como o demerara, por exemplo, já que o açúcar orgânico engorda mais que estas opções.

Para evitar as doenças futuras relacionadas ao consumo a longo prazo de agentes tóxicos, o ideal é que não só o açúcar seja substituído pelo orgânico, mas todos os alimentos de sua dieta, como frutas, verduras, biscoitos, etc. É difícil, mas o mercado de alimentos orgânicos têm se expandido no Brasil em existência de pequenos pontos de comércio, e-commerce e plantio próprio.

Percepção Pública

Etiquetas orgânicas podem incentivar os consumidores a comprar e consumir mais alimentos orgânicos, de acordo com um relatório publicado pelos pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Michigan em junho 2010.

Apesar da rotulagem conter as informações nutricionais exatas, os consumidores tendem a entender que os alimentos rotulados como orgânicos são muito mais saudáveis e menos calóricos e, portanto, consomem mais do mesmo, mas alguns produtos altamente calóricos e pobres em nutrientes são comercializados em versões orgânicas que contêm açúcar orgânico.

Consumir doces com moderação pode ser parte de uma dieta saudável, enquanto alimentos muito açucarados, mesmo aqueles feitos com açúcar orgânico, pode contribuir para a obesidade e seus impactos negativos para a saúde.

Você já imaginava que o açúcar orgânico engorda, ou pensava que ele poderia ser menos calórico que o refinado? Que tipo você costuma consumir? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,44 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Fui enganado. Ia comprar açucar mascavo e acabei comprando essa merda, achando ser similar. FDP

  2. Liguei, uma vez para uma Usina produtora de açúcar orgânico, sobre o processo clareamento do acúcar cristalizado. Me disseram na época que o processo para clareamento, utiliza água mineral, pois não pode ser água comum, por causa do cloro. Espero poder contribuir com esta informação.

  3. WILMA FERNANDES DE FARIAS

    Estou usando o Demerara.
    Ele é mais saudável que esses adoçantes?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*