Água de Ameixa Emagrece? Benefícios, Como Fazer e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

A ameixa é um alimento constituído por aproximadamente 85% de água, possui 53 calorias a cada porção de 100 g e possui importantes nutrientes para o funcionamento do organismo humano, como fibras, proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo, potássio, ferro, vitamina B1 e vitamina B6.

Você certamente já deve ter ouvido falar da presença da fruta em receitas como bolos, tortas, sucos, vitaminas e até sorvetes. Entretanto, vamos falar agora sobre outra receita em que a fruta é utilizada: a água de ameixa. Quais os benefícios que a bebida pode trazer? Será que a água de ameixa emagrece mesmo?

Para que serve a água de ameixa? 

A água de ameixa pode trazer os seguintes benefícios:

  • Remédio natural para soltar o intestino, combate a prisão de ventre em bebês com mais se seis meses de idade. Tal efeito é observado graças às fibras da fruta que auxiliam a hidratação e a consistência das fezes. A combinação da ameixa com a água é importante porque o consumo de fibras sem água agrava a prisão de ventre, tanto em bebês como em adultos;
  • A ameixa também é conhecida por facilitar a digestão e promover o bom funcionamento do intestino;
  • A fruta ainda está associada aos benefícios de regular o colesterol e fazer bem para a circulação sanguínea;
  • Possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres causadores de doenças como o câncer e promotores do envelhecimento precoce;
  • Acredita-se que a ameixa também auxilia a prevenir a formação de coágulos e o desenvolvimento de problemas cardíacos.

Porém, é importante ter em mente que como a fruta não é consumida de maneira integral na água de ameixa, é possível que o seu potencial em relação ao oferecimento de benefícios à saúde não seja completamente aproveitado.

A água de ameixa emagrece? 

Um dos pontos a favor da ideia de que a água de ameixa emagrece é o fato da fruta ser fonte de fibras. Além de ajudar a soltar o intestino, as fibras promovem a sensação de saciedade ao organismo.

Com o estômago mais cheio, fica bem mais fácil controlar o apetite, não cair na tentação de comer guloseimas e diminuir a quantidade de calorias que são consumidas ao longo do dia. Isso é fundamental para perder peso, pois o emagrecimento é alcançado por meio de um gasto de calorias maior do que a quantidade calórica consumida.

Além disso, o consumo de água (seja de ameixa ou não) antes das refeições pode contribuir com a perda de peso. Segundo informações da CNN, uma pesquisa apresentada no encontro de 2010 da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, tradução livre) mostrou que homens e mulheres obesos que ingeriram dois copos de água antes de cada refeição perderam uma quantidade de peso 30% maior do que aqueles que não tomaram os dois copos de água.

Isso dá a entender que o consumo do líquido age como um saciador, o que também favorece a tarefa de controlar o apetite e não comer um número de calorias maior que o necessário.

Vale ressaltar também que o adequado funcionamento intestinal pode ajudar a reduzir inchaços, o que gera uma perda de peso e medidas. Isso não é emagrecimento de fato, mas traz uma aparência mais magra.

Obviamente não é suficiente acordar de manhã, ingerir um pouco de água de ameixa, seguir a rotina habitual de sempre e acreditar que isso será o suficiente para emagrecer. Quem acreditar nisso, sem sombra de dúvidas, sofrerá uma grande decepção.

Isso porque, por mais que a bebida tenha possibilidades de auxiliar a perda de peso, ela não é mágica e nem faz milagre. Se você deseja e/ou necessita emagrecer, o fundamental é que, além de acrescentar a água de ameixa ao seu dia a dia, você siga uma alimentação saudável, equilibrada e controlada e pratique atividades físicas frequentemente, como forma de estimular a eliminação de calorias.

Tudo isso, sempre contando com o acompanhamento e o auxílio de profissionais como nutricionista e personal trainer, que saberão indicar a melhor forma de alcançar seus objetivos, tendo em vista sua saúde e características.

Como fazer água de ameixa 

Ingredientes:

  • 6 ameixas secas;
  • Água.

Modo de preparo:

  1. Colocar as ameixas dentro de um recipiente com água;
  2. Levar à geladeira e deixar descansar no eletrodoméstico durante a noite. Recomenda-se consumir a água antes de tomar o café da manhã.

Cuidados com as ameixas

Apesar de seu consumo estar associado à saúde e boa forma, também é preciso tomar alguns cuidados ao ingerir a ameixa. Por exemplo, quem não está habituado a seguir uma dieta rica em fibras (que estão presentes na fruta) e passa a consumir altas doses no nutriente pode sofrer com gases e inchaço.

Daí a importância de aliar o consumo de fibras à ingestão de água, e não exagerar na quantidade do nutriente, seguindo o teor recomendado por seu nutricionista.

A fruta também é laxativa, logo o excesso da ingestão do alimento pode resultar em idas mais frequentes ao banheiro para evacuar.

Quem sofre com prisão de ventre com frequência não deve se apoiar nas ameixas para se livrar do problema. Isso porque o hábito pode desenvolver uma dependência laxativa, uma condição que agrava o quadro de prisão de ventre, causa ganho de peso, retenção de líquidos e o desenvolvimento de lesões musculares.

A recomendação é começar consumindo de quatro a cinco ameixas secas (que são utilizadas na receita de água de ameixa) diariamente e aumentar a ingestão gradualmente, como forma de evitar efeitos colaterais.

Você conhece alguém que utilize e afirme que a água de ameixa emagrece mesmo? Tem vontade de experimentar o seu consumo frequente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (92 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Água de Ameixa Emagrece? Benefícios, Como Fazer e Dicas”

  1. Comecei a tomar e percebi que saltei muitos gases e evacuei .Vi em outro anúncio que tem que deixar por uma semana na geladeira e as fibras coar e no máximo por 40 dias seguidos .Ter cuidado pois pode ter muitos cristais e dar problema .Então mas e o suco e jogar a ameixa fora ou utilizar p Caldas

  2. Olá bom dia.. estou fazendo o uso tem quatro dias estou bem melhor e muito bom minha barriga está com menos volume