Benefícios da ameixa – Para que serve e propriedades

Especialista:
atualizado em 09/01/2021

Os benefícios da ameixa são bastante conhecidos, sendo talvez o maior deles a melhoria do trânsito intestinal e suas propriedades laxativas Mas existem outros que a maioria das pessoas desconhece.

A ameixa possui uma grande variedade de nutrientes, e estudos têm demonstrado que a fruta que pode ser uma grande aliada da saúde, perda de peso e proteção contra diversas doenças.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, vamos conhecer as propriedades e os benefícios da ameixa, e ainda descobrir se ela emagrece ou não.

Propriedades nutricionais da ameixa

Ameixas
A ameixa é rica em fibras solúveis e insolúveis

A ameixa é uma fruta da família do pêssego, nectarina e damasco, de textura suculenta, com poucas calorias, e que não contém gorduras e colesterol.

Ela é rica em vitaminas, fibras solúveis e insolúveis e diversos minerais, além de conter uma boa quantidade de antioxidantes. Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de ameixa in natura.

ComponenteValor por 100g
Calorias54 kcal
Carboidratos13,8 g
Proteína0,77 g
Fibra alimentar2,43 g
Ameixa, in natura

Os demais nutrientes, como vitaminas e minerais, estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

A ameixa emagrece?

A ameixa in natura é uma fruta com poucas calorias e rica em fibras solúveis e insolúveis. Isso faz dela uma ótima aliada na perda de peso, uma vez que as fibras prolongam a sensação de saciedade e reduzem a absorção de carboidratos e gorduras.

Mas o seu consumo deve sempre estar aliado a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos, além de uma boa hidratação.

Principais benefícios da ameixa

Conheça os benefícios da ameixa para sua saúde e veja por que você deve inclui-la na sua alimentação.

1. Ajuda na manutenção e ganho de massa muscular

As ameixas são ricas em potássio, um mineral essencial que, em conjunto com o sódio, promove a contração muscular. Consequentemente, a falta de potássio pode causar cãibras e fadiga muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

Desta forma, a ameixa é um excelente alimento para quem pratica atividades físicas, auxiliando na manutenção e ganho de massa magra, uma vez que ajuda a manter os níveis de potássio adequados para o bom funcionamento muscular.

2. É rica em antioxidantes

As ameixas são ricas em compostos antioxidantes, como os flavonoides e vitamina C, que agem protegendo o corpo contra os danos causados pelos radicais livres.

Assim, a inclusão da ameixa na sua dieta pode trazer benefícios como:

  • Prevenção de problemas cardiovasculares: Os antioxidantes ajudam a evitar o acúmulo de gorduras nas artérias, além de contribuir para a redução da pressão arterial e da inflamação nos vasos sanguíneos;
  • Regulação do sistema imunológico: Uma das principais ações dos antioxidantes é a regulação do sistema imunológico, que dessa forma ajuda a prevenir reações inflamatórias exageradas, como no caso das doenças autoimunes;
  • Prevenção do câncer: O consumo de ameixas contribui para a prevenção do câncer por várias vias, como por exemplo, a proteção do DNA das células contra os danos causados pelos radicais livres e a ação anti-inflamatória.

3. Ajuda a reduzir o colesterol

O efeito do consumo de ameixas nos níveis de colesterol no sangue foram demonstrados em um estudo publicado em 2018 no periódico Acta Scientiarum Polonorum Hortorum Cultus.

No estudo, os pesquisadores conseguiram notar uma redução significativa dos níveis de colesterol, causada pelas fibras e pelos antioxidantes presentes nas ameixas.

4. Regula o funcionamento intestinal

Uma das propriedades mais conhecidas da ameixa é seu efeito laxativo, ajudando a tratar e prevenir a constipação intestinal.

Esta ação se deve principalmente à presença das fibras insolúveis, que não são digeridas e absorvidas no intestino delgado e continuam até o intestino grosso, onde absorvem água e facilitam a eliminação das fezes.

Esse efeito foi estudado por um grupo de pesquisadores iranianos, e publicado em 2018 no periódico Bali Medical Journal. Nele os pesquisadores demonstraram que o consumo de ameixas pode ser um ótimo tratamento não-farmacológico para a constipação em idosos.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Ajuda a controlar a glicemia

A ameixa ajuda a controlar a glicemia e esse efeito se deve a diversos fatores, como:

  • Baixo índice glicêmico, que faz com que o consumo de ameixa não cause picos de glicemia;
  • Alto teor de fibras, que ajuda a regular a absorção de carboidratos;
  • Presença de antioxidantes, que ajudam a prevenir e tratar inflamações sistêmicas, o que causa uma melhora na resistência à insulina.

6. Melhora a saúde dos ossos

Um estudo publicado em 2014 no periódico Journal of nutrition in gerontology and geriatrics demonstrou que o consumo de flavonoides pode ajudar a manter a densidade óssea, e assim a evitar fraturas e problemas como a osteoporose.

Isso se deve a sua ação antioxidante e anti-inflamatória, que inibe a reabsorção óssea, um dos mecanismos responsáveis por deixá-los mais frágeis.

Veja no vídeo abaixo mais informações sobre a ameixa ou veja mais abaixo as dicas, cuidados e informação nutricional.

Dicas

As ameixas devem ser preferencialmente consumidas com casca, pois nela estão contidos boa parte dos nutrientes responsáveis por todos os benefícios descritos acima.

Como toda fruta, a ameixa deve ser consumida em quantidades adequadas à cada dieta e em associação a outros alimentos saudáveis. Assim, é possível manter o equilíbrio entre os macro e micronutrientes, fundamentais ao bom funcionamento do organismo.

Cuidados

  • A ameixa contém uma grande quantidade de fibras, e por isso o seu consumo deve sempre ser associado a uma boa hidratação, para garantir um bom funcionamento intestinal.
  • O consumo de ameixas secas deve ser feito com atenção, uma vez que elas possuem um tamanho bem menor que sua versão in natura. Esse tamanho reduzido pode levar a uma ingestão exagerada, causando um consumo maior que o planejado de calorias e fibras alimentares.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de ameixa in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias54 kcal
Carboidratos13,8 g
Proteína0,77 g
Fibra alimentar2,43 g
Cálcio5,72 mg
Ferro0,1 mg
Magnésio5,48 mg
Fósforo13,9 mg
Potássio134 mg
Zinco0,05 mg
Cobre0,06 mg
Vitamina A (RE)30,4 mcg
Vitamina A (RAE)15,2 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,05 mg
Tiamina0,07 mg
Vitamina B60,03 mg
Vitamina C7,63 mg
Equivalente de folato5,95 mcg
Fonte: Unicamp – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais

Você já tinha noção de todos esses benefícios da ameixa para a saúde e boa forma? Como pretende inclui-la na sua dieta agora que conhece melhor as suas propriedades? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (88 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...

Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

21 comentários em “Benefícios da ameixa – Para que serve e propriedades”

  1. Antes de entender acerca dos benefícios que esta fruta contém eu já gostava dela e agora com essa informação irei gostar ainda mais. Bom trabalho aos nutricionistas

  2. Parabéns a toda equipe dedicada ao bem estar de pessoas no mundo, ao publicar os benefícios da ameixa. Que Deus os abençoe com muita saúde.

  3. Amei a matéria, ja faço o uso da ameixa, más agora, cara…. Vou aumentar o meu consumo, preciso de tudo isso q li aí, principalmente a massa magra, brigaduu…

  4. Mas tenho uma inquietação! Preciso da vossa guia , acontece que fiquei adoecido uns Quatro Dias até mesmo sentir fraqueza dos músculos e quando comprei a fruta( Ameixa) não me controlei fui comendo um número maior aproximadamente 13, de um só vez isso não irá causar me mais fraqueza muscular pelo o excesso ?

  5. se eu já gostava vou gosta mais ainda com tantos benefícios vou comer um todos os dias agora preciso de todas essa vitamina que ele tem … sou diabético tenho fribramialgia e neuropatia diabediabética
    amo ameixa as seca e a fresca

    • Já consumia ameixa vez por outra agora vou usá-la todos os dias ótimas informações. Grato; Ricardo.

  6. Estou comprovando os excelentes benefícios proporcionados pela ameixa. O site, como sempre, publica assuntos muito importantes, principalmente no que trata da saúde. Parabéns!!!,

  7. Acabei de comprar uma sacola cheia porque adoro ameixa. Não sabia dos benefícios, agora mesmo que vou incluir sempre no meu dia a dia.

  8. Sempre gostei de ameixa e a partir de agora ela estar a presente todos os dias na minha alimentação.

  9. Nossa meu filho tem 3 aninhos adora ameixa,agora descobri o motivo que quando pega uma gripe nem parece está gripado!

    • Boa tsrde, sou diabetico(controlado),porém faço uso da metformina, a ameixa contribui muito para este controle, e outros beneficios como: Intestino, vizāo e etc..

  10. sou pre diabetico, comecei a usar no cafe da manha e tarde,espero que eu tenha um bom resultado.

    • A ameixa e uma das tantas frutas que são extremamente importante para o nosso corpo, além de ser muito saborosa.
      Faça você também do uso da ameixa !!!