Água de berinjela com gengibre emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 01/12/2021

Muita gente aposta suas fichas na água de berinjela com gengibre para emagrecer. De fato, ambos têm propriedades que melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a perder peso.

  Continua Depois da Publicidade  

A berinjela é um alimento rico em fibras, água, antioxidantes, vitaminas e minerais que promovem bem estar, saúde e que também podem ajudar no emagrecimento.

Já o gengibre é um poderoso termogênico que pode acelerar o metabolismo e promover a queima de gordura. Assim, a junção desses dois ingredientes pode contribuir com a perda de peso.

Veja então o que a água de berinjela com gengibre tem a ver com o emagrecimento e como você pode prepará-la.

Água de berinjela para emagrecer: mito ou verdade?

berinjela

A bebida não traz resultados milagrosos, mas ela pode sim auxiliar no emagrecimento

A berinjela, por exemplo, é um diurético que combate a retenção de líquidos, ajuda a eliminar toxinas e oferece diversos nutrientes que ajudam o corpo a queimar mais gordura.

Além disso, trata-se de um alimento de baixo teor calórico que pode ser incluído na sua dieta com tranquilidade. Para ter uma noção, 100 g de berinjela contém apenas 25 calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

O segredo de colocar a berinjela na água é que assim o alimento libera saponina, uma substância que ajuda a eliminar gordura e a prevenir o seu acúmulo no organismo.

Por sua vez, o gengibre também ajuda a desintoxicar o organismo, a reduzir a retenção de fluidos e a melhorar o funcionamento intestinal. Além do mais, a raiz acelera o metabolismo e promove a queima de gordura.

Ao combinar a berinjela com o gengibre, esses efeitos são potencializados, reduzindo assim o inchaço e auxiliando no emagrecimento.

A água de berinjela também aumenta a sensação de saciedade, o que ajuda em qualquer dieta hipocalórica para promover a perda de peso.

Também acredita-se que a água de berinjela ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e, assim, melhorar a saúde cardiovascular.

Outros benefícios da água de berinjela com gengibre incluem o alívio da prisão de ventre, o aumento da imunidade e a redução da inflamação no corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora a berinjela e o gengibre apresentem todos os benefícios mencionados acima, não há estudos que comprovem que a água de berinjela com gengibre é capaz de promover o emagrecimento.

Por outro lado, a bebida não faz mal. Por isso, você pode tomar a bebida e observar se ela está te ajudando a alcançar seus objetivos em relação à perda de peso, mas é igualmente importante aliar seu consumo com um estilo de vida saudável.

Portanto, apesar de a água de berinjela com gengibre te ajudar a perder peso, é fundamental ter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos regularmente para manter a boa forma e a saúde.

Como fazer água de berinjela com gengibre

gengibre

Ingredientes

  • 1 berinjela média
  • 1 colher de chá de gengibre em pó ou 3 fatias de gengibre
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

O primeiro passo é lavar bem a berinjela e cortá-la em rodelas ou cubos pequenos. Em seguida, coloque a berinjela dentro de uma jarra com capacidade para pelo menos 1 litro. Por último, adicione o gengibre e complete com água.

  Continua Depois da Publicidade  

Algumas pessoas gostam de adicionar um pouco de suco de limão na receita, mas isso é opcional.

Agora é só deixar a água de berinjela com gengibre na geladeira e esperar cerca de 2 horas para que a saponina seja liberada na água e você possa tomar a bebida. Você pode tomar vários copos de água de berinjela ao longo do dia, sem ultrapassar o consumo máximo de 1 litro, para se hidratar e contribuir com a perda de peso.

Fontes e referências adicionais

Você já tomou água de berinjela com gengibre? Sentiu alguma diferença no seu corpo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário