Alongamento extensão lombar em pé – Como fazer e erros comuns

atualizado em

O alongamento extensão lombar em pé é um exercício excelente para a lombar que pode ser feito em qualquer lugar. 

Os músculos trabalhados ao longo do exercício são principalmente o eretor da espinha e o reto abdominal. O requisito é que você esteja em pé para alongar bem as costas. Assim, você pode fazer o exercício no trabalho, em casa ou até mesmo na fila do supermercado para alongar a coluna e melhorar a sua flexibilidade no dia a dia.

De fato, alongar a coluna com frequência é importante para promover a saúde das articulações e para preservar seus movimentos e mobilidade física ao longo do tempo.

Além do mais, esse tipo de alongamento diminui a tensão muscular, relaxa o corpo, aumenta os níveis de energia e previne lesões.

Outro benefício importante a mencionar é a redução das dores nas costas que o alongamento frequente proporciona. Além do mais, quem tem problemas de saúde como hérnia de disco pode se sentir melhor após incluir esse alongamento na rotina, já que ele melhora a mobilidade da coluna e pode ajudar a diminuir a pressão entre os discos vertebrais. Veja também outros 6 melhores exercícios para hérnia de disco.

Além de acalmar a mente, esse alongamento suave e bem feito pode aumentar a consciência corporal em relação aos seus músculos das costas. Na prática, isso te ajuda a identificar pontos de tensão e a prestar mais atenção na postura correta nas atividades rotineiras.

Aliás, esse alongamento é ótimo para aliviar a rigidez muscular causada por desvios posturais ou pela falta de atividade física no cotidiano. Confira então como fazer o exercício corretamente para melhorar a saúde da sua lombar.

Como fazer alongamento de costas

Alongamento extensão lombar em pé

Fique em pé com os pés ligeiramente separados entre si. Mantenha as costas retas em uma boa postura e coloque as mãos atrás dos quadris. Os joelhos podem ficar levemente flexionados.

Então, incline a parte superior do corpo para trás curvando a lombar ao mesmo tempo em que empurra os quadris para a frente. 

Certifique-se de não fazer força com as mãos e de usá-las apenas para guiar o movimento. Conforme você se inclina, expire e olhe para o teto para que você consiga alongar ainda mais a coluna.

Ao chegar na posição de alongamento, respire profundamente e relaxe os ombros para não acumular tensão no local. Mantenha a posição de alongamento por 15 ou 30 segundos. Volte lentamente para a posição inicial enquanto solta o ar. 

Tente repetir o exercício 2 ou 3 vezes antes de passar para o próximo da sua lista.

Erros comuns

Um dos erros mais comuns no alongamento de costas é exagerar na amplitude de movimento. Veja esse e outros erros para evitar no seu treino.

Se inclinar demais

Inclinar muito o corpo aumenta a sua amplitude do movimento, mas o exagero pode custar uma lesão indesejada. Por isso, é melhor evitar a inclinação em excesso da coluna para prevenir dores e lesões. O ideal é que o alongamento seja suave e controlado.

Deixar os ombros caírem

Evite que os ombros fiquem caídos para a frente, pois isso prejudica a eficácia do exercício e a postura corporal. Portanto, mantenha os ombros relaxados e encaixados.

Conheça mais 6 melhores exercícios para melhorar a postura.

Forçar o pescoço para o alto

É preciso olhar para cima para completar o alongamento, mas não exagere. De fato, olhar para o alto ajuda na extensão da coluna, mas nunca force seu pescoço para deixá-lo em uma posição desconfortável.

Saiba também 4 formas simples de aliviar a dor no pescoço.

Fazer movimentos bruscos

Não tenha pressa e nem faça movimentos bruscos para finalizar o alongamento mais rápido. O segredo do exercício é fazer movimentos lentos e controlados para prevenir lesões e ainda garantir uma execução perfeita.

Balançar os quadris para os lados

Cuidado para não balançar os quadris lateralmente. Esse erro pode acontecer se você focar muito a sua atenção na coluna e esquecer do alinhamento do resto do corpo.

Sendo assim, mantenha o alinhamento dos quadris e não deixe que eles se movam para os lados durante o alongamento de costas.

Empurrar as costas com as mãos

É recomendado que suas mãos fiquem atrás da parte inferior das costas apenas para apoiar a região. Não use esse suporte para empurrar as costas, pois isso pode comprometer todo o seu esforço para alongar a coluna.

Errar o padrão de respiração

Prender a respiração pode aumentar a tensão muscular, dificultar a chegada de nutrientes aos músculos e prejudicar seu alongamento.

Tente manter a respiração o mais constante possível, sempre lembrando de sincronizar a expiração com o movimento e a inspiração com o momento em que seu corpo está parado e relaxado.

Lembre-se que cada pessoa é única e tem um nível de flexibilidade diferente. Por isso, em hipótese alguma force a amplitude de movimento para alongar mais do que seu corpo é capaz. Tenha paciência, pois aos poucos com a prática você será capaz de alongar com mais facilidade e mais amplitude de movimento.

Por último, saiba que o alongamento nunca deve causar dor ou desconforto extremo. Se esse for seu caso, interrompa a execução e busque orientação de um bom professor de educação física ou fisioterapeuta para te ajudar a corrigir um possível erro de execução.

Fontes e referências adicionais

Você tem dado atenção à sua coluna no dia a dia? Este alongamento já está na sua rotina de treinos para prevenção e alívio de dores nas costas? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário