Amendoim Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 16/07/2020

Fonte de antioxidantes, vitaminas do complexo B e gorduras monoinsaturadas (um tipo de gordura boa): será que comer amendoim engorda ou emagrece?

Uma porção de 28 gramas de amendoim contém 170 calorias, sete gramas de proteína, seis gramas de carboidratos, dois gramas de fibra e 15 gramas de gordura, com dois gramas de gordura saturada. O amendoim é um lanche saudável e uma boa fonte de antioxidantes, vitaminas do complexo B e gorduras monoinsaturadas.

No entanto, como qualquer alimento calórico e com muitas gorduras (ainda que sejam gorduras boas), comer muito amendoim engorda, já que a gordura tem mais que o dobro das calorias de proteína e carboidratos. Dito isso, nenhum alimento sozinho pode causar ganho de peso automático.

No que diz respeito ao peso, é uma questão do total calorias você consome. Se você quer comer amendoim, coma alguns, e então pare, ou seja, consuma-o moderadamente.

Aproveite e confira o vídeo da nossa nutricionista analisando o assunto:

Amendoim engorda ou emagrece?

Veremos agora em maiores detalhes em quais situações como o amendoim engorda ou emagrece:

– Depende do contexto

Desde que você ingira apenas as calorias recomendadas por dia, comer amendoim moderadamente não vai te fazer ganhar peso. Pessoas que consomem amendoim regularmente tendem a ter índices de massa corporal (IMCs) menores que aqueles que não comem e pessoas que fazem dieta têm mais probabilidade de continuar em uma dieta com poucas calorias que permitem consumir castanhas, tornando-as potencialmente boas para perda de peso, aponta um artigo de 2008 publicado no The Journal of Nutrition.

Com 166 calorias por 28 gramas, com casca, os amendoins não são exatamente light – mas eles também não são a castanha mais calórica. A mesma porção de macadâmia, por exemplo, tem 203 calorias. Ainda assim, amendoim engorda mais quando comparado a frutas, vegetais e grãos, pois é mais calórico e tem muita gordura – então comer demais pode certamente sabotar sua dieta.

– Saciedade

Quando as pessoas comem amendoins, elas geralmente comem menos calorias depois, diz um estudo publicado em 2002 no International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders. Os amendoins têm um alto valor de saciedade, ajudando a te manter cheio por mais tempo depois de comê-los.

– Gorduras

De acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard, pessoas que consumiam gorduras moderadas, como as do amendoim, tinham uma probabilidade três vezes maior de continuar na dieta do que aqueles em uma dieta com poucas gorduras. Os mecanismos de controle de peso de amendoins podem ser aumentados devido às proteínas e fibras que ele contem, que promovem saciedade.

– Substituições

Se você quer evitar ganhar peso quando come amendoins, coma-os no lugar de algum outro alimento menos saudável e mantenha-se dentro das suas calorias diárias. Amendoins são um lanche mais saudável que algumas opções processadas, já que eles são cheios de nutrientes e energia.

– Cuidado com o sal

Enquanto amendoins não irão necessariamente fazer com que você engorde, a variedade salgada (como o amendoim japonês) pode causar retenção de líquidos e consequentemente inchaço devido excesso ao sódio. O ideal é escolher pelo amendoim livre de sódio ou que contenha o menor teor possível de sódio.

Além do inchaço, o excesso de sódio à pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, osteoporose, câncer no estômago, doença nos rins e cálculos renais (pedra nos rins), conforme advertiu a Associação Americana do Coração.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que amendoim engorda ou emagrece? Tem o costume de comê-lo como aperitivo? Qual a forma que você o insere em sua alimentação? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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12 comentários em “Amendoim Engorda ou Emagrece?”

  1. Parabéns, muito bom o artigo, eu consumo muito amendoim, uns 100g/dia, não por questões de dieta, pois não sou gordo, tenho físico estável, e sim por gostar dessa fruta torrada no sal. Me policiarei de agora em diante e reduzirei meu consumo para esta faixa informada no artigo.

  2. Amendoim doce sem açúcar e com xilitol?? 200grama
    Seria melhor ou não ?

    Ansiedade comer a noite
    Faz mal ?? Engorda?? Carboidratos?? Ou normal ??
    Duvida p te perguntar

  3. OLÁ! BOM DIA! EU GOSTEI DO DEPOIMENTO SOBRE O AMENDOIM. NA REALIDADE O AMENDOIM É O MEU SOCORRO NA HORA DA FOME. NO MEU SERVIÇO, QUANDO DEMORA DE CHEGAR A HORA DO ALMOÇO O AMENDOIM QUE ME SALVA, QUE ME ERGUE ATE CHEGAR A HORA DE COMER….. E REALMENTE O AMENDOIM SUSTENTA E TE DA ENERGIA. TEVE UMA VEZ QUE EU COMI TANTO NO DIA QUE EU FIQUEI INCHADA ……RISOS AI DEPOIS DISSO EU MANEIREI. MAS DEPOIS DE LER TODO O DEPOIMENTO SOBRE O AMENDOIM, EU CONHECI MAIS O OCULTO E O PROFUNDO ……. AMENDOIM É BOM DEMAIS ………

  4. Gostei muito da matéria, me deu as resposta que eu procurava, consumo amendoim torrado sem sal e sem açúcar, puro ou com bananas aquecidas, até perdi peso e o que me preocupava era a gordura ingerida se estava comprometendo minha condição de cardiopata, mas vejo que estou no caminho certo, eliminar a glicemia que havia aparecido e controlar o colesterol. Muito bom, vou continuar consumindo já que que deixei de comer pães e massas, arroz bem puco, batatas e tudo que possa se transformar em açúcares no organismo, sou ou fui considerada pré-diabética e que deixar de ser. Valeu, amo amendoins…

  5. Faço uso de Pasta de Amendoim para pós treino e mais uma vez na ultima Refeição! Frango,Folhas e uma colher de sopa de Pasta de AMENDOIM! Realmente nem que eu queira, consigo comer mais nada!!
    Resultado fantástico!

  6. Bom artigo, bem fundamentado.
    Só lembrando que carboidratos e proteínas possuem 4kcal e a gordura 9kcal por cada grama.
    Então supondo 100g de amendoim com 15g de carbo, 25 de prot e 45 de gordura: possui 15×4+25×4+45×9=565kcal
    Incluo na minha dieta por saciar e ser gostoso.
    Abraços

  7. Gostei muito da matéria sobre amendoim, muito esclarecedora, como amendoim torrado e moído todos os dias, costumo comê-lo sem sal e sem açúcar. Obrigado.