Amendoim engorda ou emagrece? É bom para a saúde?

Especialista:
atualizado em 19/10/2020

Fonte de antioxidantes, vitaminas do complexo B e gorduras monoinsaturadas (um tipo de gordura boa): o amendoim é um alimento nutritivo, mas será que comer amendoim engorda ou emagrece?

Embora tenha muitas calorias e gordura, é um erro afirmar que comer amendoim engorda. Confira porquê neste artigo.

Amendoim engorda ou emagrece?

Nenhum alimento sozinho pode engordar por si só. No que diz respeito ao ganho de peso, é uma questão de quantas calorias você consome.

Como qualquer alimento calórico e com muitas gorduras (ainda que sejam gorduras boas), comer muito amendoim engorda, já que a gordura tem mais que o dobro das calorias de proteína e carboidratos. Portanto se você quer comer amendoim, faça com moderação.

Veremos agora, em maiores detalhes, quais fatores influenciam, em quais situações o amendoim engorda ou emagrece e alguns benefícios do amendoim para a saúde.

Amendoins torrados
Amendoins torrados

Efeito no Peso: saciedade prolongada

Amendoins ajudam a diminuir a fome, fazendo deles uma boa escolha se você está cuidando da sua ingestão de calorias. Isso acontece principalmente por conta da proteína e fibras presentes em sua composição.

Um estudo publicado em 2002 no “International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders”, também confirmou que amendoins têm um alto valor de saciedade, controlando o apetite ​​por mais tempo depois de consumi-los.

Outro artigo de 2008, publicado no “The Journal of Nutrition”, indicou que o consumo de amendoim não leva ao aumento do índice de massa corporal (IMC). Isso porque o amendoim é rico em gorduras insaturadas (monoinsaturadas e poli-insaturadas), além de conter proteína e fibras.

Receitas com amendoim

Veja abaixo algumas receitas deliciosas com amendoim:

Sorvete sem lactose de chocolate com manteiga de amendoim
Sorvete saboroso sem lactose. Opção de refresco para quem sofre com intolerância à lactose.
Veja esta receita
Sorvete de chocolate
Sorvete de banana com amendoim diet
Receita simples e fácil de fazer de um delicioso e saudável sorvete de banana com amendoim
Veja esta receita
Sorvete de Banana com Amendoim Fit sem Açúcar

Faça substituições para emagrecer

Se você está focado na perda de peso, o consumo de amendoim pode ajudar, especialmente se eles forem substitutos de alimentos menos saudáveis como por exemplo opções processadas como as bolachas e os salgadinhos industrializados. Mas fique atento, pois para esse objetivo, o amendoim deve ser consumido puro.

Porém é sempre bom lembrar da importância de manter-se dentro do limite de consumo das suas calorias diárias.

Cuidado com amendoins salgados e produtos derivados

Enquanto amendoins puros não irão necessariamente fazer com que você engorde, algumas variedades como o amendoim japonês por exemplo, na versão salgada ou temperada, podem causar retenção de líquidos devido ao excesso de sódio.

O consumo de 400 mg extras de sódio leva a 1 kg de peso de líquidos – e uma porção de amendoins salgados tem quase 200 miligramas de sódio. Portanto restrinja o consumo dos amendoins salgados e dê preferência ao amendoim torrado sem sal.

Tenha cuidado também, com a ingestão de produtos derivados de amendoim. Por exemplo, a pasta de amendoim engorda, pois a maioria contém excesso de açúcar e outras gorduras em sua composição. Uma única colher de sopa pode chegar a mais de 200 kcal.

A gordura do amendoim engorda?

O ganho de peso geralmente é o resultado de ingerir mais calorias do que você gasta, não importa o alimento. Por isso evite engordar descobrindo seu gasto diário de calorias e consumindo aquele número de calorias ou menos todos os dias.

Uma fórmula rápida de manutenção de peso é multiplicar seu peso por 15. Segundo essa medida, uma mulher de 70 quilos precisa de cerca de 2100 calorias por dia para manter seu peso, e menos do que isso se quiser emagrecer.

De acordo com a Faculdade de Saúde Pública de Harvard, indivíduos que consomem gorduras moderadas, como as do amendoim, tem uma probabilidade três vezes maior de continuar na dieta do que aqueles em uma dieta com poucas gorduras.

Benefícios do amendoim para a saúde do coração

O amendoim ajuda ainda a melhorar a saúde do coração sem contribuir para o ganho de peso, pois é rico em gorduras monoinsaturadas que também contribuem para diminuição do colesterol ruim.

De acordo com resultados de um estudo publicado em 2004 no “American Journal of Clinical Nutrition”, participantes com uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas (gordura do bem), obtidas de amendoins, diminuíram o risco de doença cardiovascular e não ganharam peso.

Além disso, em um estudo conduzido na Universidade Purdue em 2003, participantes cortaram sua ingestão de gordura em 500 calorias diariamente e as substituíram com 500 calorias de amendoins. Após 8 semanas, os participantes não tinham ganhado peso e ainda diminuíram seu triglicérides em até 24%.

Informação nutricional

Confira a tabela nutricional com os nutrientes presentes em 100 gramas de amendoim cru, sem adição de sal ou outros ingredientes.

ComponentesQuantidade em 100 g
Calorias588 kcal
Carboidrato20,7 g
Proteína25,4 g
Gorduras46,3 g
Gorduras saturadas8,70 g
Gorduras monoinsaturadas 17,2 g
Gorduras poliinsaturadas16,2 g
Gorduas transNA
Fibra alimentar6,22 g
Colesterol0 g
Ferro3,13 mg
Sódio0 mg
Magnésio170 mg
Fósforo407 mg
Potássio580 mg
Zinco2,92 mg
Cobre1,08 mg
Vitamina E7,84 mg
Tiamina0,1 mg
Riboflavina0,03 mg
Niacina10,2 mg
Vitamina B60,76 mg
Equivalente de folato242 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TBCA

Aproveite e confira o vídeo da nossa nutricionista analisando o assunto:

Fontes e Referências Adicionais

Você já tinha ouvido falar que amendoim engorda ou emagrece? Tem o costume de comê-lo como aperitivo? Qual a forma que você o insere em sua alimentação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média: 4,35 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

12 comentários em “Amendoim engorda ou emagrece? É bom para a saúde?”

  1. Parabéns, muito bom o artigo, eu consumo muito amendoim, uns 100g/dia, não por questões de dieta, pois não sou gordo, tenho físico estável, e sim por gostar dessa fruta torrada no sal. Me policiarei de agora em diante e reduzirei meu consumo para esta faixa informada no artigo.

  2. Amendoim doce sem açúcar e com xilitol?? 200grama
    Seria melhor ou não ?

    Ansiedade comer a noite
    Faz mal ?? Engorda?? Carboidratos?? Ou normal ??
    Duvida p te perguntar

  3. OLÁ! BOM DIA! EU GOSTEI DO DEPOIMENTO SOBRE O AMENDOIM. NA REALIDADE O AMENDOIM É O MEU SOCORRO NA HORA DA FOME. NO MEU SERVIÇO, QUANDO DEMORA DE CHEGAR A HORA DO ALMOÇO O AMENDOIM QUE ME SALVA, QUE ME ERGUE ATE CHEGAR A HORA DE COMER….. E REALMENTE O AMENDOIM SUSTENTA E TE DA ENERGIA. TEVE UMA VEZ QUE EU COMI TANTO NO DIA QUE EU FIQUEI INCHADA ……RISOS AI DEPOIS DISSO EU MANEIREI. MAS DEPOIS DE LER TODO O DEPOIMENTO SOBRE O AMENDOIM, EU CONHECI MAIS O OCULTO E O PROFUNDO ……. AMENDOIM É BOM DEMAIS ………

  4. Gostei muito da matéria, me deu as resposta que eu procurava, consumo amendoim torrado sem sal e sem açúcar, puro ou com bananas aquecidas, até perdi peso e o que me preocupava era a gordura ingerida se estava comprometendo minha condição de cardiopata, mas vejo que estou no caminho certo, eliminar a glicemia que havia aparecido e controlar o colesterol. Muito bom, vou continuar consumindo já que que deixei de comer pães e massas, arroz bem puco, batatas e tudo que possa se transformar em açúcares no organismo, sou ou fui considerada pré-diabética e que deixar de ser. Valeu, amo amendoins…

  5. Faço uso de Pasta de Amendoim para pós treino e mais uma vez na ultima Refeição! Frango,Folhas e uma colher de sopa de Pasta de AMENDOIM! Realmente nem que eu queira, consigo comer mais nada!!
    Resultado fantástico!

  6. Bom artigo, bem fundamentado.
    Só lembrando que carboidratos e proteínas possuem 4kcal e a gordura 9kcal por cada grama.
    Então supondo 100g de amendoim com 15g de carbo, 25 de prot e 45 de gordura: possui 15×4+25×4+45×9=565kcal
    Incluo na minha dieta por saciar e ser gostoso.
    Abraços

  7. Gostei muito da matéria sobre amendoim, muito esclarecedora, como amendoim torrado e moído todos os dias, costumo comê-lo sem sal e sem açúcar. Obrigado.