Anticoncepcional Mesigyna engorda?

atualizado em

O anticoncepcional Mesigyna engorda? Essa é uma dúvida que atinge algumas mulheres antes de iniciar o uso deste contraceptivo injetável.

Mas, apesar da dúvida, o Mesigyna é bastante utilizado por mulheres em idade fértil, pois sua forma de uso é mais cômoda e segura do que as pílulas comuns.

Então, a seguir vamos conhecer melhor esse anticoncepcional, entender como ele funciona e quais os seus efeitos colaterais, além de descobrir se o Mesigyna engorda ou não.

O que é Mesigyna?

O Mesigyna é um anticoncepcional hormonal injetável, que deve ser administrado uma vez ao mês. Ele é composto por dois hormônios sintéticos:

  • 50 mg de enantato de noretisterona
  • 5 mg de valerato de estradiol.

Seus componentes são liberados lentamente na corrente sanguínea, o que mantém o efeito contraceptivo e permite o uso mensal.

  Continua Depois da Publicidade  

Como funciona o Mesigyna?

O Mesigyna age inibindo a ovulação e, consequentemente, previve também a gravidez.

Além disso, sua ação traz benefícios que vão além da contracepção, como:

  • Prevenção do câncer do endométrio e dos ovários
  • Evita miomas e cistos
  • Diminui a frequência e a intensidade das cólicas menstruais.

Efeitos colaterais do Mesigyna

Por ser uma combinação de estrogênio e progestágeno, dois hormônios femininos, alguns efeitos colaterais podem aparecer com o uso contínuo, como:

  • Retenção de líquidos
  • Ganho de peso
  • Dor de cabeça e enxaqueca
  • Alterações de humor
  • Diminuição da libido
  • Mudança no padrão de sangramento
  • Aumento do risco de trombose. 

O anticoncepcional Mesigyna engorda?

Retenção de líquido
O Mesigyna pode provocar a retenção de líquidos

Como vimos anteriormente, o Mesigyna pode causar ganho de peso de duas formas diferentes:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Pela retenção de líquidos, que faz com que o organismo tenha mais dificuldade para eliminar os fluidos corporais
  • Aumento do acúmulo de gordura, que é menos frequente.

Mas, apesar de possível, o aumento de peso não é tão frequente nem tão intenso quanto se imagina.

Outro ponto a se prestar atenção é que a retenção de líquidos, principal forma de aumento de peso causada pelo Mesigyna, não é exatamente uma forma de engordar, uma vez que não há um aumento na quantidade de gordura corporal.

Contraindicações do Mesigyna

Apesar de sua eficácia, segurança e do pequeno risco de ganho de peso, o Mesigyna é contraindicado em uma série de circunstâncias, como:

  • Casos de histórico ou sintomas de doenças cardiovasculares sérias, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral
  • Histórico ou fatores de risco para o desenvolvimento de trombose e embolia
  • Histórico de enxaquecas 
  • Diagnóstico de doenças no fígado.

Além disso, em caso de gestação ou de suspeita de gestação, o anticoncepcional Mesigyna não deve ser administrado.

Como usar o Mesigyna?

Anticoncepcional injetável
O Mesigyna é um anticoncepcional injetável

O Mesigyna deve ser sempre administrado por via intramuscular profunda, de preferência na região glútea ou, caso não seja possível, no braço.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a forma de uso pode variar de acordo com o histórico de uso de outros contraceptivos:

  • Sem uso de contraceptivo hormonal no mês anterior: Aplicar a primeira injeção no primeiro dia do ciclo menstrual
  • Se estiver mudando de um contraceptivo oral combinado para Mesigyna: Aplicar após a ingestão do último comprimido ativo da cartela em uso
  • Se estiver mudando de anel vaginal ou adesivo transdérmico para Mesigyna: Aplicar no dia da retirada do último anel ou adesivo do ciclo ou, no máximo, no dia da próxima aplicação
  • Mudando da minipílula para o Mesigyna: A aplicação pode ser feita em qualquer dia do ciclo
  • Troca de implante ou injeção (apenas progestágeno) ou DIU para Mesigyna: Aplicar no dia da retirada do implante ou DIU ou no dia da aplicação do contraceptivo injetável usado anteriormente.

Já as injeções seguintes devem ser aplicadas cerca de 30 dias após a primeira, independentemente do padrão de sangramento.

Dicas e cuidados

Apesar do fato de que algumas mulheres engordem com o uso do Mesigyna, na maior parte das vezes o ganho de peso acontece devido ao consumo excessivo de calorias.

Por isso, é importante ter uma dieta balanceada e realizar atividades físicas regularmente, para evitar o aumento de peso excessivo.

Além disso, caso perceba que engordou sem motivo após o início do uso do remédio, converse com seu médico para saber se a causa é mesmo o anticoncepcional.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, não inicie o uso de contraceptivos hormonais por conta própria, pois eles podem causar efeitos colaterais graves, principalmente quando usados sem a orientação de um profissional de saúde habilitado.

Você já utilizou o anticoncepcional Mesigyna? Sentiu o efeito colateral do ganho de peso com o mesmo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

249 comentários em “Anticoncepcional Mesigyna engorda?”

  1. Já tomo mesigynaa mais de 2 anos, não engordei continuo com o mesmo peso. Só que esqueci de tomar em um mes e esperei minha menstruação descer e tomei novamente, depois disso minha menstruação veio e ficou 15 dias e notei que estou muito nervosa. Qualquer coisa explodo kkk

    Responder
    • Sim tens que tomar dia 16 dão 30 dias sim Flor, eu comecei a tomar ressentimento tbm dia 13 daí mês que vem eu tomo dia 13 de novo sempre tem que ser no mesmo dia não pode passar 🙂

      Responder
  2. Pra mim esta sendo ótimo!!! Além de não me engordar, me ajuda na perda de peso ( não sei por que) e os meus seios incham com a medicação. Depois de alguns dias a dor dos seios inchados somem e as minhas mamas continuam grandes, durinhas e bonitase!

    Responder
  3. Então minha menstruacao veio dia 14 de novembro tomei a injeção dia 16 de novembro mais a minha menstruação veio dia 8 de dezembro devo tomar só no dia 16 de dezembro

    Responder
  4. Oi estou preocupada pq tomo minja injecção todo mes direitinho no mês de setembro mestruei normal q foi no final do mês ai em outubro tomei minha injecção no dia 7 e ate agora minha menstruação não veio q era pra ter descido no final de outubro e ate agora nada fiz ate teste de gravidez mais deu negativo o q será q deu

    Responder
    • Olá marcela…isso é normal,desregula mesmo!isso se chama amenorréia (ausência de menstruação)e um sintoma dela!tb tive já!aí toma a injeção direitinho que no próximo mês ela vem!

      Responder
  5. Olá boa tarde eu estou muito preocupada pq voltei a toma mesygina no primeiro dia da minha menstruação que foi no dia 27 de outubro e no dia 9 de novembro minha menstruação veio aí eu tenho que toma mesygina de novo e alguém sabe me fala alguma coisa estou deseperada. …obg

    Responder
  6. Tomei a mesigina pela primeira vez no último dia 20 desse mes qe foi o dia qe mestruei,ea menstruação fico só 2 dias sendo que o normal é entre 4 a 5 dias ,isso é normal? E os seios fica bem doloridos ?

    Responder
  7. Tomei mesina no ultimo dia 20 desse mes ,qe foi o dia qe mestruei ,e a mestruacao fico só 2 dias sendo qe ao certo ela fica entre 4 a 5 dias ,isso é normal?
    Primeira vez qe tomo esse remédio.

    Responder
  8. Tomo a mesigyna desde dos meu 22 anos,hj estou com 28 anos.Desde da primeira injeção minha mentruação nao veio mais,ficou em um periodo de 5 anos sem mentruar.O ciclo voltou,mas bem pouco,tenho um pouco de sangramento no começo e no meio do mes,mas bem pouco.Não engordei,não tive problema com o pele oleosa,não tive trombose,cistos,policistos ou miomas.Faço acompanhamento médico anualmente.Á única difenrença que eu sentir foi entre a Mesigyna e a Mesigyna génerica.A mesigyna original me deixa super mal humorada e com retenção de liquído,a gérerica não,não tenho esses sintomas,parecer ser mais mais fraca sobre esses efeitos.

    Responder
      • Eu comecei a tomar este mês no segundo dia da minha menstruação. Tenho apenas 17 anos e não foi o gine que me indiciou ela. Foi o próprio farmacêutico. Confesso que alguns comentários nos apavoram e este conseguiu me acalmar. Mas qualquer coisa troco pras pílulas. Obrigada !!!

        Responder
        • Eu comecei a tomar dia 11 desse mês (maio), tenho 17 anos e confesso que to pensando em parar de tomar por causa dos comentários, principalmente pelo rjsco de trombose e o ganho de peso, tenho muita facilidade em ganhar peso e não consigo perder, e to pensando seriamente em tomar comprimidos mesmo.

          Responder
  9. Eu tomei a mesigina no ultimo dia 20 desse mes pela primeira vez ,e mnh menstruação fico só 2 dias eo normal dela é de 3 a 4,dia ,isso é normal? Devo me proucupar?

    Responder
  10. Eu tomo a mesigyna a três anos e engordei 5kg, mesmo fazendo atividade física todos os dias não consigo emagrecer nada!

    Responder
  11. Engorda sim e também provoca mioma ao invés de prevenir, como diz a matéria!
    Eu tomei mesigyna por um ano porque os de via oral me atacam o estômago. Após os primeiros 6 meses comecei a engordar… engordei uns dois quilos que não consegui perder mais, o que não era normal pois eu sempre perdi peso com muita facilidade. Não associei ao anticoncepcional no início. Após um ano comecei a ter sangramentos contínuos, então decidi parar. Mas antes que parace engordei mais 4 quilos sem razão alguma, sem alterar a rotina alimentar ou de exercícios. Fiz todos os exames e os meus hormônios estavam bem. Nenhuma causa aparente. Eu, com 37 anos na época, tive de ouvir o médico dizer que eu engordei 6 quilos e não conseguia perdê-los por causa da idade. Coincidentemente nesse período me apareceram dois miomas no útero. Logo depois engordei mais 4 quilos que não tem dieta que me façam perder. Isso já faz 6 anos e continuo em uma luta que não sei lutar porque nunca foi da minha natureza engordar do nada e não conseguir emagrecer mais! Após muitos médicos e terapeutas holísticos, chegamos a conclusão de que o que causou tanto os miomas – que me acompanham até hoje – quanto o ganho injustificável (e imperdível) de peso foi esse veneno chamado mesigyna!

    Responder
    • OI Claudia. Tudo bem?
      Li seu depoimento e estou bem preocupada também… depois de ter o primeiro filho, fiquei com 6 kg a mais que tinha. Comecei a tomar o mesigyna começo deste ano e vi que engordei muito sem comer o tanto a mais que desse excesso de peso que estou tendo. E agora esse mês, faz uma semana que estou sangrando com muitos coágulos e não pára mais. Hoje irei para a ginecologista para ver o que ela me diz. Tomei todos os meses bem certinho. Estou com medo que estava grávida e perdi, pois são muitos coágulos e muito sangue, coisa fora do normal..

      Vou ver o que a médica vai me dizer… Você acha que esse peso que ganhei não conseguirei perder parando de tomar essa injeção??

      Abraços!!

      Responder
      • Genteeeee tô super preocupada, pois comecei a tomar esse anti. E engordei quase 10 kilos. Foi minha mãe que me alertou sobre o peso que posso ganhar por conta de anticoncepcional. E vendo os depoimentos se vcs vou trocar pra pílula sem dúvida..

        Responder