Anticoncepcional Mesigyna engorda?

atualizado em

O anticoncepcional Mesigyna engorda? Essa é uma dúvida que atinge algumas mulheres antes de iniciar o uso deste contraceptivo injetável.

Mas, apesar da dúvida, o Mesigyna é bastante utilizado por mulheres em idade fértil, pois sua forma de uso é mais cômoda e segura do que as pílulas comuns.

Então, a seguir vamos conhecer melhor esse anticoncepcional, entender como ele funciona e quais os seus efeitos colaterais, além de descobrir se o Mesigyna engorda ou não.

O que é Mesigyna?

O Mesigyna é um anticoncepcional hormonal injetável, que deve ser administrado uma vez ao mês. Ele é composto por dois hormônios sintéticos:

  • 50 mg de enantato de noretisterona
  • 5 mg de valerato de estradiol.

Seus componentes são liberados lentamente na corrente sanguínea, o que mantém o efeito contraceptivo e permite o uso mensal.

  Continua Depois da Publicidade  

Como funciona o Mesigyna?

O Mesigyna age inibindo a ovulação e, consequentemente, previve também a gravidez.

Além disso, sua ação traz benefícios que vão além da contracepção, como:

  • Prevenção do câncer do endométrio e dos ovários
  • Evita miomas e cistos
  • Diminui a frequência e a intensidade das cólicas menstruais.

Efeitos colaterais do Mesigyna

Por ser uma combinação de estrogênio e progestágeno, dois hormônios femininos, alguns efeitos colaterais podem aparecer com o uso contínuo, como:

  • Retenção de líquidos
  • Ganho de peso
  • Dor de cabeça e enxaqueca
  • Alterações de humor
  • Diminuição da libido
  • Mudança no padrão de sangramento
  • Aumento do risco de trombose. 

O anticoncepcional Mesigyna engorda?

Retenção de líquido
O Mesigyna pode provocar a retenção de líquidos

Como vimos anteriormente, o Mesigyna pode causar ganho de peso de duas formas diferentes:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Pela retenção de líquidos, que faz com que o organismo tenha mais dificuldade para eliminar os fluidos corporais
  • Aumento do acúmulo de gordura, que é menos frequente.

Mas, apesar de possível, o aumento de peso não é tão frequente nem tão intenso quanto se imagina.

Outro ponto a se prestar atenção é que a retenção de líquidos, principal forma de aumento de peso causada pelo Mesigyna, não é exatamente uma forma de engordar, uma vez que não há um aumento na quantidade de gordura corporal.

Contraindicações do Mesigyna

Apesar de sua eficácia, segurança e do pequeno risco de ganho de peso, o Mesigyna é contraindicado em uma série de circunstâncias, como:

  • Casos de histórico ou sintomas de doenças cardiovasculares sérias, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral
  • Histórico ou fatores de risco para o desenvolvimento de trombose e embolia
  • Histórico de enxaquecas 
  • Diagnóstico de doenças no fígado.

Além disso, em caso de gestação ou de suspeita de gestação, o anticoncepcional Mesigyna não deve ser administrado.

Como usar o Mesigyna?

Anticoncepcional injetável
O Mesigyna é um anticoncepcional injetável

O Mesigyna deve ser sempre administrado por via intramuscular profunda, de preferência na região glútea ou, caso não seja possível, no braço.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a forma de uso pode variar de acordo com o histórico de uso de outros contraceptivos:

  • Sem uso de contraceptivo hormonal no mês anterior: Aplicar a primeira injeção no primeiro dia do ciclo menstrual
  • Se estiver mudando de um contraceptivo oral combinado para Mesigyna: Aplicar após a ingestão do último comprimido ativo da cartela em uso
  • Se estiver mudando de anel vaginal ou adesivo transdérmico para Mesigyna: Aplicar no dia da retirada do último anel ou adesivo do ciclo ou, no máximo, no dia da próxima aplicação
  • Mudando da minipílula para o Mesigyna: A aplicação pode ser feita em qualquer dia do ciclo
  • Troca de implante ou injeção (apenas progestágeno) ou DIU para Mesigyna: Aplicar no dia da retirada do implante ou DIU ou no dia da aplicação do contraceptivo injetável usado anteriormente.

Já as injeções seguintes devem ser aplicadas cerca de 30 dias após a primeira, independentemente do padrão de sangramento.

Dicas e cuidados

Apesar do fato de que algumas mulheres engordem com o uso do Mesigyna, na maior parte das vezes o ganho de peso acontece devido ao consumo excessivo de calorias.

Por isso, é importante ter uma dieta balanceada e realizar atividades físicas regularmente, para evitar o aumento de peso excessivo.

Além disso, caso perceba que engordou sem motivo após o início do uso do remédio, converse com seu médico para saber se a causa é mesmo o anticoncepcional.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, não inicie o uso de contraceptivos hormonais por conta própria, pois eles podem causar efeitos colaterais graves, principalmente quando usados sem a orientação de um profissional de saúde habilitado.

Você já utilizou o anticoncepcional Mesigyna? Sentiu o efeito colateral do ganho de peso com o mesmo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

249 comentários em “Anticoncepcional Mesigyna engorda?”

  1. Tomo mesigyna a um pouco mais de 4 meses e esse mês a minha menstruação não veio mas tomei a injeção mesml assim, é normal ela não vir as vezes? Não quero engravidar, tenho açenas 17 anos!

    Responder
  2. tomei mesigyna durante um ano e engordei muito eu pesava 43 kg ,agora peso 57 ou seja aumentei 14 kg esse foi o unico efeito colateral.

    Responder
  3. Boa tarde ! Pois tomei essa injeção por 5 anos e para mim não mudou nada e depois tive meu segundo filho e parei de amamentar e voltei a tomar ela novamente . Pois acredito que vai de mulher para mulher para ganha peso sempre na segunda gestão o corpo da mulher muda . Então digo por mim mesma que essa injeção é muito boa

    Responder
  4. E normal a menstruação fica 3 semanas e menstruar denovo tomando a mesigyna ?
    sendo que tô tomando pela primeira vez e nunca aconteceu isso cmg

    Responder
  5. Oi gente tô muito preocupada pois comecei a tomar o mesigyna a dois meses e comecei no oitavo dia que minha menstruação foi embora que foi o dia 18 , agora sempre todo dia 18 tomo . Se que esse mês minha menstruação passou quase 20 dias descendo!
    Isso é normal ?
    Comecei a tomar no tempo errado??

    Responder
  6. Comecei a tomar Mesigyna há 3 anos. Acho bem melhor do que as pílulas pelo fato de o risco de esquecer de administrar diminuir muito (sou muito avoada com essas coisas) e não senti os efeitos colaterais como ganho de peso e nenhum outro (não que eu tenha percebido) apenas menstruação desregulada, além de não ter mais grande parte dos sintomas de TPM que sentia antes de começar a tomar, como dores nos seios, mudança de humor, cansaço em demasia e outros, apenas o inchaço abdominal dias antes da menstruação. Fiz uma pausa nas aplicações em julho do ano passado e fiquei sem menstruar por 3 meses, o que a minha ginecologista diz ser normal, pois ao fazer a pausa na Mesigyna a menstruação pode atrasar até 6 meses. Voltei a tomar e tudo voltou a ser como antes. Só não sei dizer muito quanto a eficácia ac, pois tenho relações com coito interrompido há 2 anos por medo do 1% de não eficácia. Recomendo muito, mas o melhor mesmo é ir fazendo testes para ver qual melhor se adapta ao organismo.

    Responder
  7. Eu tomei essa injeçao 1 ano e 5 meses .. decidi param em dezembro do ano passado.. e desde do dia 16 de dezembro esta vindo pra mim… ja vai fazer 2 meses .. è normal ?

    Responder
  8. Eu tomo mesigyna a 7 anos, às vezes paro por um período e volto a tomar, nunca tive nenhum sintoma desagradável, não tive ganho de peso, só as vezes quando retorno a usar no primeiro e segundo mês a menstruação fica um pouco desregulada, mas nada de demais.

    Responder
  9. Tem quatro anos que tomo mesigena, e passei de 63kg para 80kg… Não mudei meu ritmo e até diminui alguns hábitos alimentares, achando que era esse o problema, mais ainda continuo ganhando peso… Ou seja, engorda sim. Estou com consulta marcada pra ver com minha médica outra opção de contraceptivo

    Responder
  10. Esse foi meu primeiro anticonsepcional ja tomo ele a mais de 15 anos eu era bem magrinha quanto nova engordei 13 kilos agora se foi por causa disso eu não sei mais eu não troco ele por nem um outro minha mestruacao vem sempre no dia serto bem bem pouco sinto uma colica cólica dos de cabeça uns dois dias antes da minha mestruacao desser mais nada muito forte gostei muito dele tanto que tomo até hoje kkkk

    Responder
    • Quanto ao crescimento do cabelo vc notou se as pontas ficam ralas?pois minhas amgs usam perlutan e o cabelo nunk saí do lugar pq afina as pontas e tem q cortar

      Responder
  11. Tomei hoje (29/09/17) a primeira dose. Não me preocupa os comentários. Mas claro que ficarei de olho. Optei pela injeção, pois sempre esqueço de tomar as pilulas em dia. Solicitei ao ginecologista e ele me receitou Mesigyna. De imediato só estou sentindo dores leves no local da aplicação.

    Responder
    • Hoje está fazendo 2 semanas que comecei com a Mesigyna, durante esse período, percebi que tive náuseas e enjoo, também senti dores na nuca e pelo que dizem é relacionado a pressão alta. Nos últimos 2 dias me sinto bem, nada senti.

      Responder
  12. Cada caso é um caso, varia de organismo mesmo…

    Tomei mesigyna a mais de dez anos e parei agora por que pretendo engravidar.

    Nunca tive nenhum tipo de problema, apenas a mestruação que é bem pouca e tinha mês que nem vinha (o que eu não achava nada ruim) parei tem um mês, minha mestruação desceu, um pouco atrasada, mais desceu.

    Engordei mais não associo a injeção, pois quando aumentei de peso já tomava há algum tempo, fora isso tudo certo, eu amo e me sinto muito segura tomando mesigyna.

    Responder
  13. Tomava perlutan a 20 anos, lógico que tive ganhos com decorrer dos anos mais n como esse remédio… Estou tomando ele a 3 meses e já ganhei quase 4 kilos malho com personal de 4 a 5 vezes na semana e n perco não. N vejo a hora de descer de novo e n tomar essa bomba, vivo inchada. N quero mais esse remédio. Tomem cuidado!

    Responder
    • Gente, comecei a tomar missigyna no mês de dezembro, hoje mês de maio aumentei 6 k do nada…. To evitando comer coisas que fazem engordar, faço exercícios físicos e nao ta adiantando nada, tô só engordando mais e mais…. Misericórdia! Vou no ginecologista e simplesmente vou mudar pra outra…. Gente, é uma bomba viu que parece que está prestes a estourar…. Comecei a pesquisar sobre esse remedio e sao poucos que fala bem desse remedio…. Tô fora!!! São muitos riscos a saúde…. A gente tem que evitar

      Responder
  14. Olá me tirem uma duvida eu tomava o anticoncepcional Micronor enquanto estava amamentando depois que desmamei meu filho continuei tomando ele por 4 messes dai comecei a tomar a mesigyna no mes passado no dia 10 estava no primeiro dia da menstruação fiquei mais dois dia menstruada e sumiu no dia 10 desse mes tomei a outra só que até hoje não menstruei mais isso é normal ou posso estar gravida

    Responder
  15. Uso o mesigyna a anos e não tive problemas com aumento de peso. Se ocorreu,foi algo pouco significativo pois nem notei. Me muito bem com ele. Porém ,para quem se incomoda com o fato de não menstruar ,melhor não usa-lo. Meu ciclo quase não vem e quando vem, só faz uma manchinha no protetor diário.

    Responder
  16. Tomo a mesygina há um 3 anos e senti nesse período que engordei.
    Resolvi parar de tomar tem 5 meses e emagreci 3 quilos.
    Na verdade acho que a injeção me inchou retendo liquido e agora como não uso mais esse medicamento, estou desinchando.

    Responder