Anticoncepcional Mesigyna engorda?

atualizado em

O anticoncepcional Mesigyna engorda? Essa é uma dúvida que atinge algumas mulheres antes de iniciar o uso deste contraceptivo injetável.

Mas, apesar da dúvida, o Mesigyna é bastante utilizado por mulheres em idade fértil, pois sua forma de uso é mais cômoda e segura do que as pílulas comuns.

Então, a seguir vamos conhecer melhor esse anticoncepcional, entender como ele funciona e quais os seus efeitos colaterais, além de descobrir se o Mesigyna engorda ou não.

O que é Mesigyna?

O Mesigyna é um anticoncepcional hormonal injetável, que deve ser administrado uma vez ao mês. Ele é composto por dois hormônios sintéticos:

  • 50 mg de enantato de noretisterona
  • 5 mg de valerato de estradiol.

Seus componentes são liberados lentamente na corrente sanguínea, o que mantém o efeito contraceptivo e permite o uso mensal.

  Continua Depois da Publicidade  

Como funciona o Mesigyna?

O Mesigyna age inibindo a ovulação e, consequentemente, previve também a gravidez.

Além disso, sua ação traz benefícios que vão além da contracepção, como:

  • Prevenção do câncer do endométrio e dos ovários
  • Evita miomas e cistos
  • Diminui a frequência e a intensidade das cólicas menstruais.

Efeitos colaterais do Mesigyna

Por ser uma combinação de estrogênio e progestágeno, dois hormônios femininos, alguns efeitos colaterais podem aparecer com o uso contínuo, como:

  • Retenção de líquidos
  • Ganho de peso
  • Dor de cabeça e enxaqueca
  • Alterações de humor
  • Diminuição da libido
  • Mudança no padrão de sangramento
  • Aumento do risco de trombose. 

O anticoncepcional Mesigyna engorda?

Retenção de líquido
O Mesigyna pode provocar a retenção de líquidos

Como vimos anteriormente, o Mesigyna pode causar ganho de peso de duas formas diferentes:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Pela retenção de líquidos, que faz com que o organismo tenha mais dificuldade para eliminar os fluidos corporais
  • Aumento do acúmulo de gordura, que é menos frequente.

Mas, apesar de possível, o aumento de peso não é tão frequente nem tão intenso quanto se imagina.

Outro ponto a se prestar atenção é que a retenção de líquidos, principal forma de aumento de peso causada pelo Mesigyna, não é exatamente uma forma de engordar, uma vez que não há um aumento na quantidade de gordura corporal.

Contraindicações do Mesigyna

Apesar de sua eficácia, segurança e do pequeno risco de ganho de peso, o Mesigyna é contraindicado em uma série de circunstâncias, como:

  • Casos de histórico ou sintomas de doenças cardiovasculares sérias, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral
  • Histórico ou fatores de risco para o desenvolvimento de trombose e embolia
  • Histórico de enxaquecas 
  • Diagnóstico de doenças no fígado.

Além disso, em caso de gestação ou de suspeita de gestação, o anticoncepcional Mesigyna não deve ser administrado.

Como usar o Mesigyna?

Anticoncepcional injetável
O Mesigyna é um anticoncepcional injetável

O Mesigyna deve ser sempre administrado por via intramuscular profunda, de preferência na região glútea ou, caso não seja possível, no braço.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a forma de uso pode variar de acordo com o histórico de uso de outros contraceptivos:

  • Sem uso de contraceptivo hormonal no mês anterior: Aplicar a primeira injeção no primeiro dia do ciclo menstrual
  • Se estiver mudando de um contraceptivo oral combinado para Mesigyna: Aplicar após a ingestão do último comprimido ativo da cartela em uso
  • Se estiver mudando de anel vaginal ou adesivo transdérmico para Mesigyna: Aplicar no dia da retirada do último anel ou adesivo do ciclo ou, no máximo, no dia da próxima aplicação
  • Mudando da minipílula para o Mesigyna: A aplicação pode ser feita em qualquer dia do ciclo
  • Troca de implante ou injeção (apenas progestágeno) ou DIU para Mesigyna: Aplicar no dia da retirada do implante ou DIU ou no dia da aplicação do contraceptivo injetável usado anteriormente.

Já as injeções seguintes devem ser aplicadas cerca de 30 dias após a primeira, independentemente do padrão de sangramento.

Dicas e cuidados

Apesar do fato de que algumas mulheres engordem com o uso do Mesigyna, na maior parte das vezes o ganho de peso acontece devido ao consumo excessivo de calorias.

Por isso, é importante ter uma dieta balanceada e realizar atividades físicas regularmente, para evitar o aumento de peso excessivo.

Além disso, caso perceba que engordou sem motivo após o início do uso do remédio, converse com seu médico para saber se a causa é mesmo o anticoncepcional.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, não inicie o uso de contraceptivos hormonais por conta própria, pois eles podem causar efeitos colaterais graves, principalmente quando usados sem a orientação de um profissional de saúde habilitado.

Você já utilizou o anticoncepcional Mesigyna? Sentiu o efeito colateral do ganho de peso com o mesmo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

249 comentários em “Anticoncepcional Mesigyna engorda?”

  1. Tomei a segunda injeção de Mesigyna e estou com crises horríveis de enxaqueca, além de fortes pontadas na cabeça.
    Meu humor também mudou muito, estou extremamente intolerante, mesmo eu tentando controlar.
    Notei a retenção de líquidos.
    Como é difícil conseguir um bom remédio.

    Responder
  2. Tomei a mesygina durante 7 anos parei de tô mar a 6 meses , a última dose foi 24/04 nos últimos meses eu estava menstruando normalmente mais no mês de setembro minha menstruação não veio achei que estava grávida fiz o teste e deu negativo , no dia 01 de outubro começou a sair um corrimento marrom durante sete dias e depois o fluxo aumentou e a colocação ficou vermelha , hoje já é dia 21 de outubro e eu ainda estou mestruada estou muito preocupada .

    Responder
  3. Eu tomo a injeção há uns 5 meses porque meu médico me indicou pois a minha libido diminui muito com o outras pílulas que já tomei. Bom a primeira coisa que notei foi que minha menstruação não veio mais (tomo mensal), ganhei quase 5 quilos nesses meses, fora a falta de paciência quase todos os dias e as cólicas horríveis do nada a qualquer hora. Esse mês não tomarei mais.

    Responder
  4. Tomo a mesigyna faz 2 anos e engordei uns 9kilos estou querendo trocar por outro, mas se caso eu trocar pela pílula engorda do mesmo geito?

    Responder
  5. EU tomo ela a 10 mês minha última menstruação tinha sido dia primeiro de setembro e eu sempre tomo todos os dias 12 mas esse mês ela veio só uma borra de cate e só vem pela manhã fiz exame Beta Hcg deu negativo pode ser gravidez ou é por conta da injeção

    Responder
  6. Eu tomo faz pouco tempo e de 53 fui para 61 kilos , hoje peso 2 kilos a menos , mas sinto muita falta dos meus 53 kilos , não me sinto nada bem com o ganho de peso e olha que me mato na academia e não da resultado . Estou com a auto estima completamente baixa

    Responder
  7. Tomo mesigyna genérica a 3 anos não ganhei peso , menstruação regulada só tenho pequenas dores de cabeça , nada a reclamar .

    Responder
  8. Tomo a messigyna desde os 12 anos hoje tenho 22 anos e nao engordei, estou normal, mas hj como tomei pela primeira vez estou me sentindo meio ruimzinha com dor um pouco a cima de onde fou aplicada a injeçao e essa dor sobe para meu braço direito e parte do torax acima do seios… muito estranho isso nunca senti isso

    Responder
  9. Eu tomo essa injeção já fez 1 e poucos e desde que eu comecei a tomar eu engordei 10 kls eu tava com 48 kls agora tô com 60 kls é possível que eu engorde mais?

    Responder
  10. Estou tomando a misigyna faz apenas um mês e infelizmente tendo a maioria dos efeitos colaterais, o principal é a mudança de humor e notei sim um aumento de peso estou querendo parar de tomar.

    Responder
  11. Nunca tomei nenhum tipo de contraceptivos, no entanto no ano passado, devido a uma gravidez inesperada, uma ginecologista me passou o Mesigyna para tomar só que eu acabei não tomando. Tenho a receita até hoje, ela ainda vale ou é desnecessária ? Eu sempre vou precisar de uma receita para toma-la ? Devo tomar no 1° dia da menstruação ou posso quando achar melhor ? Sempre tive um ciclo desregular, ele irá regular meu ciclo? É comum ter endometriose, menstruar por muitos dias ou até mesmo engordar com o Mesigyna? Ele tem bastante eficácia?

    Responder
    • Oi, ele não precisa de receita médica.
      a primeira dose é indicada para ser tomada no seu primeiro dia de menstruação, após isso somente depois de um mês (não necessita ser no primeiro dia da menstruação, somente que seja após o mês certinho pra não ter riscos de gravidez). Possivelmente regule seu ciclo, ele é utilizado para tratamento de endometriose sim, mas cada corpo é corpo. Fale com seu ginecologista e ele passará o melhor medicamento para você.

      obs: ass informações assim foram retiradas da bula do medicamento. Vale a pena lê-la, e ela é disponibilizada em vários sites.

      Responder
  12. Tomo Mesigyna Generica a 1 ano, tomo todo dia 19 de cada mes, e minha mestruaçao sempre vem no dia 08 de cada mes, vem certinho dura 2 dias somente, eu não engordei quase nada, e me sinto super Bem

    Responder
    • você deu muita espinhas ? estou tomando ele faz um ano e estou com muitas espinhas no rosto,fora isso só o stress mesmo que e bem pesado

      Responder
  13. Tem como eu tomar a injeção mesigyna e não mestruar…como faço pra tomar essa injeção e minha mestruaçao não vim?

    Responder
    • Gente estou tomando mesgynia a 2 meses estou tendo muito sangramento 2 meses sangrando isso é normal? devo trocar por outra ?

      Responder
      • Bom dia Jeisy, comigo aconteceu a mesma coisa, comecei a tomar a vacina e parei porque estava engordando(ou inchando) muito… voltei para o previane (que já tomava antes) e depois de 2 meses começou uma hemorragia de um mês que não parou até ir consultar. Fiquei muito preocupada pois, o médico me disse que deveria tomar um medicamento para estancar o fluxo e se não adiantaria eu deveria voltar… e adivinha?! Tive que voltar, ainda continuava sangrando, e depois disso me receitou dois anticoncepcionais por dia durante uma semana, se não parasse teria que fazer uma corretagem, pois com o ultrasom ele percebeu que sangrava muito mesmo… Graças a Deus melhorei e nunca mais mudei de anti, até hoje tomo o que ele me receitou

        Responder