Batata doce engorda ou emagrece?

Especialista:
atualizado em 21/10/2020

Fonte de carboidratos, fonte de fibras e dona de um índice glicêmico baixo: mas será que comer batata doce engorda ou emagrece?

Se você está tentando perder peso cortando calorias, adicionar batata doce à sua dieta pode te ajudar a conseguir mais nutrição sem sair da dieta, pois ela te oferece vários nutrientes em poucas calorias.

Confira a seguir a análise completa e alguns benefícios da batata doce.

Diferentes tipos de batata doce cozida
Diferentes tipos de batata doce cozida

Batata doce engorda ou emagrece? Análise completa

Nenhum alimento sozinho pode engordar ou emagrecer isoladamente. O que engorda é seu consumo de calorias ser maior que o seu gasto calórico em um dia.

Portanto, comendo batata doce com moderação é uma maneira de manter a forma e ainda aproveitar todos os seus benefícios para a saúde. Confira a seguir quais fatores são responsáveis por isso.

Aproveite e confira um vídeo da nossa nutricionista que avalia se o consumo de batata doce engorda ou emagrece, ou continue lendo em seguida.

Alta presença de fibras

A Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos recomenda a ingestão de 38 gramas de fibras por dia para homens e 25 gramas para mulheres.

Uma batata doce média (200 gramas) é rica em fibras, pois ela oferece cerca de 4 gramas desse nutriente, o que é bastante comparado a maioria dos alimentos.

Comer bastantes fibras ajuda a manter seu colesterol baixo, protege contra doenças cardiovasculares e regula o nível de glicose no sangue.

Além disso, as fibras também ajudam na perda de peso. Isso porque os alimentos ricos em fibras aumentam a sensação de saciedade por períodos mais longos, e assim, diminuem a fome e consequentemente a ingestão de calorias.

Possui carboidratos de lenta absorção

É comum pensar que a batata doce engorda por conta dos carboidratos presentes nela. Mas por ter poucas calorias, carboidratos de lenta absorção e muitos nutrientes, a batata doce na verdade ajuda a emagrecer.

Isso porque os carboidratos de longa digestão, também chamados de lenta absorção, demoram mais tempo para ser metabolizados e fornecem energia de forma constante e prolongada.

Principalmente por esse motivo, a batata doce é popular entre os malhadores e é item quase obrigatório em várias dietas para ganho de massa muscular.

O conteúdo de carboidratos também ajuda seu cérebro a produzir glicose, o que pode te manter alerta e enérgico, evitando assim a letargia que geralmente acompanha regimes de perda de peso.

Apresenta baixo índice glicêmico

Batata doce tem um índice glicêmico baixo, isto é, ela não causa picos de níveis de açúcar no sangue.

Dietas que incluem batata doce e outros alimentos que têm um índice glicêmico baixo ajudam na perda de peso, além de ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Manter níveis de açúcar no sangue estáveis é importante para evitar o acúmulo de gordura no corpo.

Alta concentração de água

Finalmente, a batata doce emagrece também devido à grande quantidade de água encontrada em sua composição. A água traz a sensação de saciedade, além de ser muito importante para todos os processos metabólicos no corpo.

Isso ajudará a alcançar suas metas de perda de peso, além de prevenir o ganho de peso. Mas vale lembrar que para isso o consumo da batata doce deve estar inserido em uma dieta saudável associada à prática de atividades físicas.

Benefícios da batata doce roxa

Nos Estados Unidos, batatas doces geralmente têm uma coloração amarela ou laranja, mas na Ásia, e inclusive aqui no Brasil, batatas doces roxas são comuns.

Pesquisa feita em 2011 concluiu que a batata doce roxa contém compostos chamados antocianinas, que possuem propriedades antioxidantes poderosas, além de desempenhar um papel importante no metabolismo de gordura, ajudando na perda de peso e prevenção da obesidade.

Dicas de preparo e receitas

Cozinhe as batatas doce sem descascá-las, pois deixar a casca contém importantes nutrientes e ainda conserva sua doçura natural.

A batata doce pode ser consumida no lugar de alimentos mais calóricos: adicione o vegetal a uma sopa para engrossá-la naturalmente sem adicionar cremes calóricos e ricos em gordura.

Ela pode substituir uma porção de carboidratos, comobatata inglesa, macarrão ou arroz, que não possuem carboidratos tão saudáveis quanto a batata doce. Tente também amassá-las, colocar em um suflê ou fazer uma torta.

A batata doce do tipo amarela pode ser usada no lugar das batatas comuns (batata inglesa) em qualquer receita, enquanto que as variedades mais escuras e mais doces são tipicamente assadas ou cozidas.

Empanada de batata doce e legumes fit e saudável
Receita super saudável, saborosa e fácil de fazer de empanada fit sem adição de farinha de trigo, manteiga, ovos e leite.
Veja esta receita
Empanada de batata doce e legumes fit e saudável
Pão de queijo fit de batata doce
Receita para toda a família, lanche para toda hora, mais saudável e menos calorias
Veja esta receita
pao de queijo de batata doce
Panqueca de batata doce com chia
Deliciosa receita de panqueca de batata doce com chia simples e rápida.
Veja esta receita
Panqueca de batata doce com chia

Aproveite e veja todas as receitas com batata doce.

Dicas de como escolher e conservar

  • Procure por batatas doces pequenas ou médias, com casca macia e sem marcas;
  • Evite qualquer uma com uma manchas brancas, porque isso é um sinal de que a batata está madura demais e provavelmente está dura;
  • Embora batatas doces pareçam duras, elas são frágeis e estragam facilmente. Um corte ou marca na superfície se espalha rapidamente, estragando a batata toda;
  • A batata doce deve ser armazenada fora da geladeira, pois a temperatura baixa acelera sua deterioração.

Valor nutricional

Confira a seguir a tabela nutricional para 100 gramas de batata doce (equivalente a meia unidade) e conheça todos os seus nutrientes.

ComponenteQuantidade em 100 g
Valor energético76,8 kcal
Carboidratos18,4 g
Proteínas0,6 g
Fibra alimentar2,2 g
Cálcio17,2 mg
Vitamina C23,8 mg
Vitamina B60,1 mg
Fósforo15,4 mg
Manganês0,1 mg
Magnésio11,2 mg
Gorduras0,1 g
Ferro0,2 mg
Potássio148,4 mg
Cobre0,1 mcg
Zinco0,1 mg
Niacina2,6 mg
Vitamina B10,1 mg
Sódio2,7 mg
Fonte: https://www.tabelanutricional.com.br/batata-doce-cozida

Vídeo bônus

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Para quais fins você já incluiu a batata doce em sua dieta? Você acredita que a batata doce engorda ou emagrece? Já teve resultados significativos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (157 votos, média: 3,87 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

54 comentários em “Batata doce engorda ou emagrece?”

  1. Me chamo Marta, tenho 38 anos peso 64 kilos e de altura tenho 1,60 pratico atividades fisicas a muito tempo, amooooo batata doce passei a trocar os carboidratos de altas calorias o pão, macarrão, bolachas de massa branca etc… por batata doce e não me arrependo tó satisfeita cheia de anergia e disposição não esquecendo, sem exageros. ???

  2. Oi sou portadorde espondilite anquilosante sou muito magro e nao tenho apetite pra comer arroz e feijão se eu comer batata doce eu consigo um peso

  3. Olá boa tarde! Gostaria de emagrecer, gostaria de saber qual os melhores alimentos com baixa calorias, ajude-me por favor.

  4. Oi tenho 38 anos pesso 60 quilos gostaria de fica com 58 fasso academia 5 vez por semana mas tenho muita dificuldade pra perder pesso q faco ? Bebo pouca aqua en casa mas quando estou na cademia bebo bastante so q meu intestino e preguisoso q vc mi dis

    • Talvez vc não tenha dificuldade de perder peso, vc esta perdendo, porém está ganhando massa magra(músculos)que pesa muito. Se.vc malha, esqueça a balança e tenha como referência alguma roupa sua que nao cabia ou uma que era apertada, pois se houve emagrecimento a roupa estará mais folgada. Outra, nunca tome água só na academia, devemos tomar no mínimo de 2 a 3 litros de água por dia para mantermos hidratados e tbm para ajudar a emagrecer. A falta de água engorda e faz com que seus músculos não se desenvolva. O motivo da sua prisão de ventre é falta de água, cuidado!! Falta de água mata mais do que falta de comida. A água é bom para emagrecer, desenvolve os músculos, ótimo para a pele e evita um bocado de doenças.

  5. Boa noite comecei uma diet pois estou muito acima do peso,pela manhã como uma batata doce e uma xícara de café sem açúcar ;ao meio dia como salada de arepolho,cenoura,tomat a vontade um pedaço de carne q vario as vezes bovina as vezes frango ou três colheres de atum e duas batata doce:a tarde uma fruta laranja ou maçã ;de janta o mesmo do almoço as vezes mudo somente a salado procuro diversificar e de lanche como um pedaço de melancia ou mamão..obs faço exercícios duas vezes ao dia ,30min a tarde e 30a noite gostaria de saber se estou fazendo certo ou isto pode me prejudicar??? desde já agradeço e aguardo sua resposta.

  6. Eu amo pão, mas estou acima do peso, por isso passei a substituir pão pela batata doce, colocando nela o que eu colocaria em um sanduíche, isso pode dar bons resultados?

  7. Eu come sei a fazer a academia tenho um pouco de barriga vo passar a comer batata dose de manhã no almoço E na janta pra mim ñ comer arroz será q resolve vo tirar um pouco a barriga o to fazendo era do me achuda aii

  8. Oi, bom dia!
    Tenho 1,50 de altura e peso 60 kilos, se eu comer somente batata doce no almoço e janta eu consigo emagrecer?

  9. Boa noite, tenho 1,57, 63kg e gostaria de saber se batata para quem está acima do peso pode comer ou não,como pouca quantidade no almoço com filé de peito, faço exercicios de malhação 5 vezes na semana. Posso comer batata doce? O mesmo da espinhas? Pois notei que estou tendo nas costas.