A batata doce é um alimento muito rico nutricionalmente e além de ser uma excelente fonte de energia, contém fibras, minerais como cobre, zinco, potássio, proteínas, cálcio, fósforo, manganês, além de vitaminas A, C, E e do complexo B, além de possuir substâncias que favorecem o funcionamento intestinal adequado.
Entretanto, apesar da batata doce proporcionar diversos benefícios nutricionais, será que ela prende ou solta o intestino?
Os efeitos da batata doce no sistema digestivo
A batata doce contém, ainda que em pequenas quantidades, um açúcar chamado de manitol, que pertence ao grupo do poliol ou da família dos açúcares alcoólicos.
Os chamados polióis são conhecidos por causarem uma ação laxativa quando são ingeridos em grandes quantidades. Para algumas pessoas, consumir 10 g desse açúcar alcoólico em uma única vez pode resultar na indução de uma diarreia.
No entanto, para os indivíduos que apresentam uma maior sensibilidade aos polióis, as reações podem aparecer mesmo quando a ingestão acontece em quantidades mais baixas. Além da diarreia, podem ocorrer o inchaço abdominal, cólica, flatulências e a constipação, também conhecida como prisão de ventre ou intestino preso.
Será que eu sofro de sensibilidade ao manitol?
Para saber se você tem sensibilidade ao manitol e a outros polióis, um dos sintomas é apresentar problemas gastrointestinais. Outro sinal pode estar relacionado ao fato de sempre experimentar dor de estômago quando consome batata doce. Porém, para ter certeza da origem desses incômodos, o ideal é consultar um médico.
De qualquer forma, o fato de apresentar a sensibilidade ao manitol do alimento não significa necessariamente que a batata doce tenha que ser excluída da dieta.
Uma recomendação da Universidade de Monash, da Austrália, é controlar a porção dos alimentos que sejam fonte manitol, como melancia, cogumelos, couve-flor e aipo nos dias em que for comer a batata doce para não sobrecarregar a capacidade já limitada de lidar com o açúcar.
As fibras
Uma porção de 100 g de batata doce cozida ou preparada no forno com a casca apresenta um total de 3,3 g de fibras. Esse nutriente é conhecido por beneficiar a saúde do sistema digestivo, o que inclui o combate à prisão de ventre.
As fibras não são quebradas em forma de energia quando passam pelo trato digestivo do organismo humano. No lugar disso, o que ocorre é que elas absorvem água, amolecem e ajudam a soltar as fezes. Além disso, elas ainda adicionam volume às fezes, aumentando o bolo fecal, favorecendo assim a sua eliminação.
O outro lado das fibras
No entanto, o consumo de fibras exige um certo cuidado, sendo necessário que a sua ingestão seja acompanhada de água. A orientação é tomar pelo menos dois litros diariamente, pois as fibras “roubam” a água do organismo, podendo ressecar o intestino.
Também é importante não ingerir uma quantidade excessiva de fibras em curto espaço de tempo, pois pode-se piorar o quadro de intestino preso e estimular a prisão de ventre (constipação).
Ao mesmo tempo, comer mais fibras do que o recomendado também pode soltar o intestino, causando a diarreia, o que pode levar a uma desidratação, pois o corpo “puxa” a água que o organismo necessita para eliminar a fibra. A orientação para pessoas adultas consiste em consumir de 25 g a 35 g de fibras por dia.
Além desses problemas, o consumo exagerado deste nutriente pode resultar em uma má absorção de minerais e problemas abdominais como gases, inchaço e cólicas.
Portanto, em geral, a batata doce é benéfica para o funcionamento do intestino, por conta das fibras presentes em sua composição, entretanto seu consumo deve ser feito com moderação, e é importante que a pessoa não tenha problemas de sensibilidade ao açúcar manitol.
- Veja também: Como beber mais água na sua dieta.
Outros benefícios da batata doce
Sempre presente na dieta de pessoas que se dedicam à prática da musculação e à boa forma, a batata doce é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, digerida lentamente pelo nosso organismo e que não causa uma elevação rápida dos níveis de glicose no sangue. Isso é importante porque os picos nas taxas de açúcar do sangue levam ao acúmulo de gordura e resultam no envio de uma quantidade mais baixa de nutrientes para os músculos.
No entanto, mesmo para quem não é adepto aos treinos de hipertrofia, a batata doce é um muito benéfica à saúde, pois fortalece o sistema imunológico, contribui para controlar o colesterol e ainda auxilia o sistema digestivo.
Vídeos relacionados:
Aprenda mais sobre os benefícios da batata doce no vídeo abaixo. Aproveite para se inscrever rapidamente no nosso canal com um clique no botão a seguir:
Um artigo com excelentes informações.
Adorei a explicação dos benefícios da batata doce. Eu particularmente como todos os dias aliás são raras as vezes que como arroz , massa e outros produtos. Daí ter sempre o intestino solto.
A batata doce prende meu intestino
Primeira vez que estou consumindo constante, e meu instinto que até então sempre foi preso. Estou indo no banheiro várias vezes no dia e antes eu não ia até uma semana.
Gosto demais da batata doce. Infelizmente prende meu intestino
Eu solto muitos gases, só isso me incomoda, mas é melhor que ficar comendo 2 pãezinhos franceses demanhã e outro a tarde, mais saldável pois como e cozinho com cará do Norte, acrescento um pouco de açucar na água do cozimento pro cará acompanhar o gosto; será q é isso a causa dos gases?
Eu faço uso da batata na dieta e percebi que
Solta meu intestino sim e reduzi as medidas
Minha mãe tem 91 anos e tem dificuldade para andar,fica mais tempo sentada, com isso as vezes ficam duras e não consegue evacuar com frequência, muitas vezes eu auxílio fazendo massagem no ânus. Sempre vitamina de abacate, não com frequência.
Normalmente vitamina com mamão, ameixa cozida, pera, morango e farinha de aveia
Sopa diariamente com vários legumes batida no liquidificador.
A dificuldade maior e fazê -lá beber água.
Mas tenho forçado bastante.
Gostaria da ajuda de como proceder para evitar que as vezes fiquem muito duras causando o mal estar.
Grata
Sandra Caputo
Sandra, temos algumas boas dicas para prevenir e tratar prisão de ventre aqui: https://www.mundoboaforma.com.br/10-alimentos-para-prisao-de-ventre/
Afinal, prende ou solta o intestino?