Batata doce prende ou solta o intestino?

Especialista da área:
atualizado em 12/10/2021

A batata doce é um alimento muito rico nutricionalmente e além de ser uma excelente fonte de energia, contém fibras, minerais como cobre, zinco, potássio, proteínas, cálcio, fósforo, manganês, além de vitaminas A, C, E e do complexo B, além de possuir substâncias que favorecem o funcionamento intestinal adequado.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, apesar da batata doce proporcionar diversos benefícios nutricionais, será que ela prende ou solta o intestino?

Os efeitos da batata doce no sistema digestivo

batata doce

A batata doce contém, ainda que em pequenas quantidades, um açúcar chamado de manitol, que pertence ao grupo do poliol ou da família dos açúcares alcoólicos.

Os chamados polióis são conhecidos por causarem uma ação laxativa quando são ingeridos em grandes quantidades. Para algumas pessoas, consumir 10 g desse açúcar alcoólico em uma única vez pode resultar na indução de uma diarreia.

No entanto, para os indivíduos que apresentam uma maior sensibilidade aos polióis, as reações podem aparecer mesmo quando a ingestão acontece em quantidades mais baixas. Além da diarreia, podem ocorrer o inchaço abdominal, cólica, flatulências e a constipação, também conhecida como prisão de ventre ou intestino preso.

Será que eu sofro de sensibilidade ao manitol?

Para saber se você tem sensibilidade ao manitol e a outros polióis, um dos sintomas é apresentar problemas gastrointestinais. Outro sinal pode estar relacionado ao fato de sempre experimentar dor de estômago quando consome batata doce. Porém, para ter certeza da origem desses incômodos, o ideal é consultar um médico.

De qualquer forma, o fato de apresentar a sensibilidade ao manitol do alimento não significa necessariamente que a batata doce tenha que ser excluída da dieta.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma recomendação da Universidade de Monash, da Austrália, é controlar a porção dos alimentos que sejam fonte manitol, como melancia, cogumelos, couve-flor e aipo nos dias em que for comer a batata doce para não sobrecarregar a capacidade já limitada de lidar com o açúcar.

As fibras 

Uma porção de 100 g de batata doce cozida ou preparada no forno com a casca apresenta um total de 3,3 g de fibras. Esse nutriente é conhecido por beneficiar a saúde do sistema digestivo, o que inclui o combate à prisão de ventre.

As fibras não são quebradas em forma de energia quando passam pelo trato digestivo do organismo humano. No lugar disso, o que ocorre é que elas absorvem água, amolecem e ajudam a soltar as fezes. Além disso, elas ainda adicionam volume às fezes, aumentando o bolo fecal, favorecendo assim a sua eliminação.

O outro lado das fibras

fibras

No entanto, o consumo de fibras exige um certo cuidado, sendo necessário que a sua ingestão seja acompanhada de água. A orientação é tomar pelo menos dois litros diariamente, pois as fibras “roubam” a água do organismo, podendo ressecar o intestino.

Também é importante não ingerir uma quantidade excessiva de fibras em curto espaço de tempo, pois pode-se piorar o quadro de intestino preso e estimular a prisão de ventre (constipação).

Ao mesmo tempo, comer mais fibras do que o recomendado também pode soltar o intestino, causando a diarreia, o que pode levar a uma desidratação, pois o corpo “puxa” a água que o organismo necessita para eliminar a fibra. A orientação para pessoas adultas consiste em consumir de 25 g a 35 g de fibras por dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Além desses problemas, o consumo exagerado deste nutriente pode resultar em uma má absorção de minerais e problemas abdominais como gases, inchaço e cólicas.

Portanto, em geral, a batata doce é benéfica para o funcionamento do intestino, por conta das fibras presentes em sua composição, entretanto seu consumo deve ser feito com moderação, e é importante que a pessoa não tenha problemas de sensibilidade ao açúcar manitol.

Outros benefícios da batata doce

Sempre presente na dieta de pessoas que se dedicam à prática da musculação e à boa forma, a batata doce é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, digerida lentamente pelo nosso organismo e que não causa uma elevação rápida dos níveis de glicose no sangue. Isso é importante porque os picos nas taxas de açúcar do sangue levam ao acúmulo de gordura e resultam no envio de uma quantidade mais baixa de nutrientes para os músculos.

No entanto, mesmo para quem não é adepto aos treinos de hipertrofia, a batata doce é um muito benéfica à saúde, pois fortalece o sistema imunológico, contribui para controlar o colesterol e ainda auxilia o sistema digestivo.

Vídeo

Você tem o costume de consumir batata doce em sua dieta? Para você a batata doce prende ou solta o intestino? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (44 votos, média 3,77)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

6 comentários em “Batata doce prende ou solta o intestino?”

  1. Eu solto muitos gases, só isso me incomoda, mas é melhor que ficar comendo 2 pãezinhos franceses demanhã e outro a tarde, mais saldável pois como e cozinho com cará do Norte, acrescento um pouco de açucar na água do cozimento pro cará acompanhar o gosto; será q é isso a causa dos gases?

    Responder
  2. Minha mãe tem 91 anos e tem dificuldade para andar,fica mais tempo sentada, com isso as vezes ficam duras e não consegue evacuar com frequência, muitas vezes eu auxílio fazendo massagem no ânus. Sempre vitamina de abacate, não com frequência.
    Normalmente vitamina com mamão, ameixa cozida, pera, morango e farinha de aveia

    Sopa diariamente com vários legumes batida no liquidificador.
    A dificuldade maior e fazê -lá beber água.
    Mas tenho forçado bastante.
    Gostaria da ajuda de como proceder para evitar que as vezes fiquem muito duras causando o mal estar.
    Grata
    Sandra Caputo

    Responder