Benefícios da tâmara – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 04/02/2021

Apesar de pouco conhecida e até considerada exótica, a tâmara é uma fruta rica em nutrientes e que pode trazer vários benefícios para o organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela pode ser encontrada em mercados e lojas especializadas na sua forma desidratada, ou seca, e pode ser usada em uma infinidade de receitas.

Por isso, iremos agora conhecer um pouco mais sobre essa fruta tão exótica e seus benefícios para a saúde e a boa forma.

O que é a tâmara?

Tâmaras secas
Tâmaras secas

Ela é uma das frutas mais doces existentes, podendo ser consumida fresca ou na sua versão seca, que é a mais facilmente encontrada no Brasil.

Embora ninguém saiba exatamente onde surgiram as tamareiras, acredita-se que elas sejam originária dos oásis da zona desértica no norte da África.

Mas hoje em dia, ela é cultivada em boa parte da África e do Oriente Médio, sendo então exportada em grande quantidade para o resto do mundo.

Benefícios da tâmara

A tâmara é uma fruta com boa quantidade de diversas vitaminas, minerais e antioxidantes, além de ser rica em fibras alimentares.

  Continua Depois da Publicidade  

Esses nutrientes são responsáveis pelos benefícios que o consumo de tâmara pode trazer para a saúde e a boa forma, como veremos mais adiante.

Porém, da mesma forma que ocorre com outros frutos secos, deve-se tomar cuidado com a quantidade de calorias, que ficam mais concentradas.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de tâmara seca.

ComponenteValor por 100 g
Calorias310 kcal
Carboidratos80,1 g
Proteína2 g
Gorduras0,2 g
Fibra alimentar9,7 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

1. É rica em fibras

A tâmara é uma fruta rica em fibras, com quase 10 g em 100 g da fruta seca.

Assim, o seu consumo regular pode trazer diversos benefícios para a saúde, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Melhora do funcionamento intestinal: As fibras, principalmente as insolúveis, ajudam a combater a constipação, pois hidratam e dão volume às fezes;
  • Reduz o colesterol: Outro efeito das fibras é a redução da absorção de gorduras e colesterol durante o processo de digestão. Por isso, quando consumida de forma moderada, a tâmara contribui para um melhor controle dos níveis de colesterol;
  • Ajuda a controlar a glicemia: Apesar de ser rica em carboidratos, as fibras da tâmara faz com que eles sejam absorvidos de forma mais lenta, o que ajuda a evitar os picos de glicemia e de insulina.

2. Protege o coração

Os benefícios da tâmara na redução das taxas de colesterol contribuem para a prevenção das doenças cardiovasculares.

Além disso, a fruta é uma excelente fonte de potássio, que mantém a elasticidade dos vasos sanguíneos e assim ajuda a reduzir a pressão arterial.

3. Ajuda a prevenir a anemia

Outro nutriente presente em boa quantidade na tâmara é o ferro. Esse mineral é indispensável para a produção das células do sangue, e o consumo de alimentos ricos em ferro ajuda não só a prevenir, mas também a tratar a anemia.

4. É rica em antioxidantes

As tâmaras são ricas em compostos fenólicos com grande ação antioxidante, como demonstrado em um artigo publicado no periódico Advances in Chemistry.

Assim, a inclusão de tâmaras na dieta contribui a prevenção de diversos problemas de saúde relacionados ao estresse oxidativo, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Doenças inflamatórias e autoimunes: Através da regulação do sistema imunológico, que evita reações exageradas características das inflamações;
  • Alergias: O efeito na regulação do sistema imunológico pode também evitar o aparecimento e reduzir a gravidade das reações alérgicas;
  • Envelhecimento precoce da pele: O envelhecimento da pele sofre grande influência dos radicais livres, que agem reduzindo a produção de colágeno. Por isso, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar a desacelerar esse processo.

5. Fortalece os ossos

As quantidades significativas de cálcio encontrados na tâmara contribuem para a melhora da densidade óssea, reduzindo assim as chances de fraturas e de doenças como a osteoporose.

6. Fornece energia

As tâmaras são ricas em açúcares naturais e fibras, o que a torna uma ótima escolha de lanche, desde que em pequenas quantidades.

Assim, consumir tâmaras pode ajudar a manter os níveis de energia durante o dia, e mesmo servir como um alimento pré-treino.

Receita de vitamina de tâmara refrescante

Vitamina de tâmara
Vitamina de tâmara

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de tâmaras sem caroço picadas;
  • 1 colher de sopa de açúcar de coco;
  • Suco de meia laranja;
  • 1 xícara de chá de leite de arroz;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

Bata os ingredientes em um liquidificador e sirva ainda gelada.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de tâmara seca.

ComponenteValor por 100 g
Calorias310 kcal
Carboidratos80,1 g
Proteína2 g
Gorduras0,2 g
Fibra alimentar9,7 g
Cálcio47 mg
Ferro2,6 mg
Sódio14 mg
Magnésio50 mg
Fósforo58 mg
Potássio730 mg
Zinco0,6 mg
Cobre0,19 mg
Riboflavina0,1 mg
Niacina1,4 mg
Vitamina C5 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais

Você já conhecia todos esses benefícios da tâmara para a boa forma e saúde? Acredita que pode aumentar seu consumo para obtê-los? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (146 votos, média 3,95)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

36 comentários em “Benefícios da tâmara – Para que serve e propriedades”

  1. Beleza de truta ,nos países árabes de aonde e originária a fruta ,considera-se alimento completo,pelo fato de crescerem no sertão, lugar q não cresce outra espécie de alimento .

    Responder
  2. Não conhecia essa fruta , são tantos benefícios que quero pra toda minha vida.comprei e vou fazer um teste de um mês comendo uma por dia. Se eu não ganhar peso já estou no lucro.

    Responder