Kiwi Emagrece ou Engorda?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Você já pensou em comer um kiwi para perda de peso? Será que comer kiwi emagrece? Se ainda não, você devia experimentar pelo menos uma vez, pois ele é uma fruta que tem um alto valor nutritivo.

Além disso, ele não tem muitas calorias e ainda assim oferece um sabor delicioso a quaisquer vegetais ou saladas de frutas em que é colocado. Por ser muito gostoso, não é incomum se ouvir que o kiwi engorda, mas isso está longe da verdade. Continue lendo para saber como o kiwi emagrece.

Aproveite para conhecer também todos os benefícios do kiwi para a saúde e boa forma e conferir algumas receitas de suco de kiwi para emagrecer.

Quantas Calorias em um Kiwi?

O kiwi é uma fruta singular. Ele é conhecido por seu exterior marrom e aveludado, mas a doçura interior é o que faz dele tão saboroso. Se especula que o kiwi se originou na China, mas suas sementes se espalharam pelo mundo todo.

O kiwi é cultivado principalmente em climas quentes. A Califórnia e a Nova Zelândia são dois dos maiores produtores de kiwi. Além de seu sabor, o kiwi tem uma variedade de vitaminas e é um lanche com poucas calorias. Sendo assim, o kiwi engorda apenas se consumido em excesso. Ele é uma ótima adição a uma salada de frutas para oferecer variedade. O kiwi é fácil de comer, embora haja muitas formas de comê-lo. Tudo o que você tem que fazer é cortar um pela metade e comer o interior com uma colher. A outra forma de comer um kiwi é simplesmente tirar a casca e aproveitar.

Informações Nutricionais

Tenha em mente que esses valores são baseados em um kiwi médio (76 gramas). O kiwi é extremamente rico em Vitamina C e Vitamina K, que são extremamente importantes. Ele tem tanto potássio quanto a banana, que é famosa por seus níveis de potássio. Um kiwi médio tem 46 calorias, 0,4 gramas de gordura, 237 miligramas de potássio, 11,1 gramas de carboidratos, 2,3 de fibras e 0,9 gramas de proteína. Tenha em mente que nem todas as frutas são iguais, então um kiwi grande (91 gramas) tem 56 calorias, o que ainda é pouco. Esses números são baseados em kiwis sem casca, que é a forma comum de comê-los. Entretanto, algumas pessoas comem a casca.

O Bom do Kiwi

  • O kiwi tem pouca Calorias, Gordura, Colesterol e Sódio
  • Ele é rico em Fibra Alimentar e Vitamina E Kiwis também são uma boa fonte de Potássio e Cobre
  • O kiwi pode ajudar a reduzir níveis de colesterol
  • O kiwi é uma boa fonte de Vitamina C

Kiwi Emagrece?

O kiwi é rico em fibras. Todas aquelas pequenas sementes pretas (que decoram uma fatia) quando combinadas podem te dar uma boa dose de fibra insolúvel. As fibras insolúveis ajudam na digestão ao diminuir o tempo de trânsito intestinal. O kiwi também é rico em fibras solúveis que adicionam massa aos alimentos e promovem a sensação de saciedade. A fruta libera enzimas que criam substâncias parecidas com um gel para encapsular as formações da bile, o que diminui os níveis de colesterol do corpo.

O kiwi também é uma boa fonte de vitamina C – uma vitamina com potencial de perda de peso. A vitamina C presente no kiwi ajuda na produção de Carnitina, que é necessária para queimar a gordura. A deficiência de carnitina frequentemente resulta em ganho de peso porque ela diminui os níveis de energia e força o corpo a armazenar gorduras nos músculos. Isso sempre resulta em gordura abdominal, que é mais encontrada em pessoas obesas e de meia idade.

O kiwi pode te ajudar a eliminar os quilos extras e emagrecer. Eles tem poucas calorias e são ricos em nutrientes, o que faz deles bons substitutos de refeição quando elas são altamente calóricas com bolachas, sorvetes e bolos. Outro dos benefícios do kiwi é que ele é rico em fibras e esse é um dos principais motivos pelo qual o kiwi emagrece. Além disso, a fibra regula seus níveis de glicose no sangue, o que reduz suas vontades de comer alimentos açucarados, aumenta sua energia e diminui seu risco de liberação de insulina, um mecanismo que ocorre quando você experimenta um pico nos seus níveis de açúcar no sangue. Níveis altos de glicose no sangue podem levar a acúmulo de gordura.

Outro dos benefícios do kiwi é que ele ajuda na digestão saudável. Na verdade, essa fruta é considerada um probiótico, ou um nutriente que equilibra a quantidade de bactérias saudáveis e “não saudáveis” no seu trato gastrointestinal. Quando há muitas bactérias “não saudáveis” no seu sistema, isso causa estresse gastrointestinal (inchaço, prisão de ventre, diarreia) e infecções. Além disso, a grande quantidade de fibras no kiwi ajuda na digestão ao levar a comida para seu intestino e eliminá-la do seu corpo. A fibra suaviza suas fezes, assim elas podem passar mais facilmente pelo seu sistema.

Como Adicionar Kiwi à Sua Dieta?

Se você já percebeu que o papo de que o kiwi engorda é apenas boato, e decidiu adicionar o kiwi à sua dieta para perder peso, podemos sugerir algumas formas diferentes de introduzi-lo na sua dieta.

  • Para melhores resultados, coma a fruta inteira. Você pode tirar a casca e fatiar antes de comer. Mas a casca da fruta é comestível, então sugerimos que você apenas lave bem a casca que envolve a fruta antes de comê-la.
  • Use kiwis fatiados para incrementar suas saladas de frutas e vegetais. Essa fruta não perde a cor ao ser exposta ao ar devido à sua grande quantidade de vitamina C. A vitamina C tem poderes antioxidantes que evitam que a fruta se oxide ou fique marrom. Se você está com vontade de alguma coisa rápida, combine essa fruta com qualquer fruta silvestre.
  • Combine o kiwi com mel, iogurte e gelo e bata no liquidificador para ter uma vitamina enriquecida.

Considerações Finais

É recomendado que se coma o kiwi como um lanche saudável, com poucas calorias e delicioso. Ele é fácil e rápido de comer. Ele não é como qualquer outra fruta e seu sabor não pode ser substituído. Entretanto, tome cuidado para não comer muitos kiwis. Os níveis de Vitamina C são tão altos quanto os da laranja, o que faz com que eles sejam ótimos substitutos para variar.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você não imaginava que o kiwi emagrece? Como você gosta de comê-lo? Alguma dica de receita? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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