Mocotó é Remoso?

Especialista:
atualizado em 20/04/2020

Confira se o mocotó é remoso ou se esse alimento não corre o risco de causar problemas à saúde de quem o consome relacionados à inflamação.

Mocotó é o nome dado às patas, canelas e pés dos bois, região do animal em que estão localizadas cartilagens, tendões e o tutano – que é a parte interna do osso do bicho. Ele pode ser utilizado, por exemplo, em receitas de caldos para os dias mais frios ou da famosa geleia de mocotó para a sobremesa.

Por mais que possa parecer um tanto quanto estranho consumir essas partes do boi, acredita-se que essas estruturas sejam fontes de proteínas e que o tutano, em particular, contenha minerais e vitaminas como zinco, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K.

Mas será que mesmo sendo nutritiva, o consumo dessa região do boi não requer algum tipo de cuidado? Você já ouviu falar que o mocotó é remoso?

Aproveite para entender em detalhes se tutano de boi engorda e faz mal e se o caldo de mocotó engorda.

Para começo de conversa: o que são alimentos remosos?

Quando o nosso objetivo é compreender se o mocotó é remoso, precisamos necessariamente conhecer a definição de alimentos remosos. Portanto, vamos lá:

De acordo com o dicionário, a expressão remoso significa “capaz de prejudicar a saúde, que faz mal à saúde, especialmente ao sangue […]”. O termo ainda pode sofrer uma pequena variação e ser chamado de reimoso.

O termo reimoso não se trata de uma classificação científica, mas é uma expressão antiga, associada à sabedoria popular, que também pode definir os alimentos que podem provocar inflamação na pele, em decorrência de uma reação alérgica.

Chama-se popularmente de reima algo que pode ser considerado um alergênico e que causa reações como coceira, diarreia e intoxicações mais sérias em algumas pessoas.

Os alimentos remosos ou reimosos também são conhecidos pela alcunha de “alimentos carregados” e essas comidas costumam apresentar quantidades elevadas de proteína e gordura animal. Além disso, os alimentos remosos ou reimosos também podem interferir no processo de cicatrização.

E então, será que o mocotó é remoso?

Nós não encontramos informações suficientes para concluirmos se o mocotó pode ser classificado como um alimento remoso ou não. Entretanto, algo que podemos deixar registrado é a importância de tomar cuidado com a quantidade de sódio que pode ser encontrada nessa parte do boi.

De acordo com as informações suas informações nutricionais, uma porção de uma xícara de mocotó pode apresentar 586 mg do mineral.

É possível que você encontre outros mocotós com diferentes teores (inclusive menores) do nutriente em sua composição.

No entanto, mesmo que você encontre um mocotó com menos sódio para as suas receitas, é necessário levar em consideração que o teor de mineral pode ser elevado quando o ingrediente é preparado dentro de uma receita de caldo de mocotó que recebe o acréscimo de sal e outros ingredientes ricos no em sódio, com o objetivo de temperar e incrementar o sabor do prato.

Para você ter uma ideia, uma porção com aproximadamente 250 g de caldo de mocotó pode carregar 612 mg de sódio.

Ainda que o corpo humano necessite de sódio para o funcionamento adequado dos músculos e para o controle da pressão arterial e do volume do sangue, conforme informou o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.

Conforme advertiu a instituição, os adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, indivíduos com hipertensão não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral a cada dia e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal podem precisa consumir quantias muito menores do que essas.

Já conforme a Associação Americana do Coração, os adultos devem limitar a sua ingestão de sódio para 1,5 mil mg do nutriente por dia.

A Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos determinou que consumo adequado de sódio durante uma gestação também é de 1,5 mil mg por dia.

Mas por que será que o excesso de sódio precisa ser tão evitado assim? Bem, a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos alertou que o excesso do mineral pode provocar problemas como retenção de líquidos, endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

A questão da alergia

Embora seja classificada como uma condição incomum, é possível apresentar reações alérgicas às carnes de qualquer tipo de mamífero, o que inclui à carne bovina, de acordo com informações do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI).

Segundo a organização, pesquisas já indicaram que uma pequena quantidade de crianças que sofre com a alergia ao leite também apresenta alergia à carne bovina.

A condição pode estar associada a sintomas como urticária, erupção cutânea, náusea, cólicas estomacais, indigestão, vômito, diarreia, nariz escorrendo ou congestionado, asma, espirros e anafilaxia, completou a ACAAI.

É importante registrar que a anafilaxia é descrita como uma reação alérgica severa e potencialmente fatal que restringe a respiração e trata-se de uma emergência médica que pode fazer o corpo entrar em choque, além de envolver sintomas como perda de consciência, queda na pressão, erupção cutânea, vertigem, náusea, vômito e pulso rápido e fraco, informou a Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos.

Para quem já foi diagnosticado com uma alergia à carne bovina é necessário consultar o médico para saber se o consumo de mocotó e receitas com essa parte do animal estão liberados ou se isso pode desencadear o desenvolvimento de reações alérgicas.

E caso você experimente um dos sintomas mencionados acima ou algum outro sinal de alergia ao comer um prato com mocotó, procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que não acredite que se trata de um sintoma tão grave assim.

Isso é fundamental para verificar a real seriedade do problema, receber o tratamento apropriado e descobrir se tem uma alergia ou não.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que mocotó é remoso? Consome com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário