Suco de Berinjela com Laranja Emagrece Mesmo?

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atualizado em 17/12/2019

A gente sabe que não existe uma fórmula mágica para emagrecer, mas a gente também sabe que aliando a prática de exercícios físicos com uma alimentação saudável e equilibrada é possível chegar lá. E uma das chaves para perder peso é saber preparar cardápios para as refeições com alimentos que promovam o emagrecimento.

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Hoje nós vamos falar sobre a combinação de dois ingredientes saudáveis para a alimentação e descobrir se a receita de suco de berinjela com laranja emagrece de verdade.

A berinjela

Comecemos então pela berinjela, esse fruto originário da Índia e que possui 132 calorias em cada unidade (que corresponde a mais ou menos 550 g) com casca. Um dos aspectos que fazem com que ela tenha potencial emagrecedor é justamente o fato dela ser um alimento bastante nutritivo – contém uma boa quantidade de fibras, proteínas e potássio, por exemplo – e possuir um número mais baixo de calorias. Isso auxilia a promover uma sensação de saciedade no corpo, com um consumo calórico não tão alto e evita que o apetite seja muito grande ao longo do dia.

Além disso, a berinjela tem um elemento chamado saponina, que é conhecido por reduzir a absorção de gordura feita pelo organismo. Uma recomendação é tomar um copo de suco de berinjela antes das refeições para diminuir a quantidade de gordura absorvida.

O fruto também possui um efeito diurético e combate a retenção de líquido no corpo. Mas vale lembrar que os benefícios em relação ao emagrecimento serão percebidos caso o alimento seja incorporado a uma dieta saudável.

A laranja 

Agora é a vez de falarmos da laranja. Assim como a berinjela, ela é uma fruta bastante nutritiva e serve de fonte de elementos importantes para o corpo humano como fibras, cálcio, magnésio e vitamina C. A sua quantidade de calorias também não é muito elevada: uma unidade da fruta tem 62 calorias.

Outro aspecto que faz com que a laranja seja uma boa escolha de alimento para a dieta é a sua quantidade de gorduras, que não é muito elevada. São 0,16 g de gorduras totais – incluindo saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas – em uma unidade.

Como o seu conteúdo de fibras também é significativo, a laranja ainda contribui para que o corpo se sinta satisfeito e que a pessoa não precise consumir mais calorias no decorrer do dia. Entretanto, da mesma maneira que acontece com a berinjela, não dá para confiar simplesmente no consumo da laranja para perder peso. É preciso aliar a fruta a uma alimentação equilibrada para alcançar esse objetivo.

Receita de suco de berinjela com laranja 

Agora que conhecemos os potenciais que os dois ingredientes possuem em relação a perda de peso, podemos imaginar que realmente o suco de berinjela com laranja emagrece. Por isso, chegou a hora de aprender a preparar essa poderosa receita. Confira como fazer nas instruções a seguir: 

Ingredientes:

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  • 100 g de berinjela com casca;
  • 230 ml de suco de laranja natural.

Modo de preparo:

  1. Para obter a água da berinjela de modo que suas fibras possam ser bem aproveitadas é necessário fatiar o fruto em rodelas e deixá-lo de molho em um recipiente, com a medida de água equivalente a um copo, durante uma noite inteira.
  2. No outro dia de manhã, bata a berinjela e sua água com os 230 ml de suco de laranja natural no liquidificador;
  3. Encha em um copo grande, sirva-se e aproveite! 

A receita rende somente uma porção e possui 85 calorias. O total de fibras presentes nesse suco é de 2,5 g. Ele ainda contém 0,2 g de gorduras, 249 mg de sódio, 21,7 g de carboidratos e 1,3 g de proteínas.

Outros benefícios da berinjela e da laranja

Agora que nós já confirmamos que o suco de berinjela com laranja emagrece, chegou a hora de conhecer outras razões pelas quais esses dois alimentos devem marcar presença na nossa alimentação: os importantes benefícios que eles trazem à saúde.

A berinjela possui componentes com propriedades para reduzir o colesterol, eliminar toxinas presentes no organismo, regular o movimento intestinal e proteger contra doenças do coração. O fruto também atua beneficiando os sistemas nervoso e cardiovascular, diminuindo o nível de açúcar no sangue e combatendo a prisão de ventre.

Calma, que não é só isso. Ela também previne a anemia, por conta da presença de magnésio e ferro em sua composição, melhorando assim também as defesas do corpo, e auxilia as pessoas que sofrem com problemas no fígado, já que estimula o funcionamento da bile.

Como se isso não bastasse, a berinjela ainda contém fito nutrientes que melhoram a circulação sanguínea e nutrem o cérebro. Para terminar, vale registrar aqui que a vitamina K e os bioflavonoides encontrados no fruto contribuem para a prevenção de coágulo sanguíneo.

Por sua vez, a laranja é bastante conhecida pelo seu alto conteúdo de vitamina C: ela possui 128% do que uma mulher precisa do nutriente e 106% das necessidades referentes de um homem. Essa substância é fundamental para a produção, manutenção e reparação da pele, dos ligamentos, tendões, cartilagens e vasos sanguíneos no organismo humano.

Outra vitamina encontrada na fruta é a B9 – ou folato – que ajuda a reduzir o risco de derrame. Outro nutriente que beneficia nesse sentido e também é encontrado na laranja é o potássio. A laranja ainda contribui em relação à pressão arterial, graças à presença do polifenol hesperidina em sua composição.

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Por estar lotada de antioxidantes, a laranja auxilia o organismo a se livrar de radicais livres que estão potencialmente relacionados ao surgimento do câncer. A fruta também contribui para prevenir a osteoporose, a amenizar os danos causados pelos radicais livres à pele e reduzir impactos provenientes do envelhecimento.

Além disso, ela é rica na vitamina B1 – também conhecida como tiamina – que atua como um elemento antiestresse, ao ajudar o corpo a lidar com o problema, estimulando o sistema imunológico.

E você, já tomou e acha que o suco de berinjela com laranja emagrece? Quais foram os seus resultados? Tem alguma receita especial para compartilhar? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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