Assim como todos os tipos de alimento, a carne vermelha também já foi alvo de diversos mitos que sempre assustaram os consumidores. Afinal, é verdade que a carne bovina apodrece dentro do intestino? Ela causa doenças cardíacas e outros problemas de saúde? Saiba o que é verdade!
Ao contrário do que muitos acreditam, a carne vermelha não apodrece no estômago humano. Isso porque o ambiente altamente ácido do estômago, com seu baixo pH, enzimas e processos digestivos, contribui para a eficaz quebra dos alimentos.
No entanto, é sempre importante mencionar a importância do bom cozimento da carne vermelha. Afinal, a ingestão de carne contaminada antes de ir para a panela, sem o preparo adequado, pode resultar em uma infecção alimentar. Os sintomas do problema de saúde são náuseas, vômitos, diarreia e dores abdominais.
Ademais, o consumo moderado de carne magra, com o preparo adequado, não está necessariamente associado a doenças cardíacas ou diabetes. Existe uma associação entre a carne processada e câncer colorretal, mas o risco absoluto é considerado pequeno, claro, se consumido com moderação.
A carne vermelha contém muitos nutrientes importantes, como vitamina B12, ferro e zinco. Mas, o alimento costuma ser rico em gorduras saturadas, que podem variar amplamente, de menos de 1% a mais de 25%, dependendo do corte e da gordura estar presente no pedaço ou não.
A carne moída, por exemplo, normalmente varia entre 2% e 9% de gordura saturada, dependendo se é extra magra ou regular.
De acordo com as diretrizes dietéticas da Austrália, é recomendado que um adulto médio coma um máximo de 455g de carne vermelha magra cozida por semana ou menos de 65g por dia, equivalente a uma pequena costeleta de carneiro. O mesmo é recomendado pelo Conselho Nacional do Câncer.
Mas sempre existem outras opções: caso queira diminuir o consumo da carne de boi, é possível substituir por peixe, aves ou ovos. Há ainda leguminosas, como feijão e lentilha, além de outras proteínas vegetais que são alternativas para os veganos.
Entretanto, consultar-se com médicos e nutricionistas é sempre aconselhável para acabar com receios e preocupações específicas relacionadas à sua saúde.