Chá de folha de jamelão emagrece? Para que serve e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 20/01/2022

O jamelão é uma fruta muito consumida no Brasil, devido ao seu sabor único e a suas propriedades nutricionais, mas você sabia que o chá feito com sua folha também possui benefícios, e que muitos atestam que ela emagrece? 

Essas afirmações se baseiam principalmente no uso popular do chá de jamelão, tanto da fruta quanto da folha, e seus efeitos tem chamado cada vez mais a atenção de cientistas. Conheça todos os benefícios do jamelão.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos conhecer melhor os benefícios do chá de folha de jamelão, aprender a preparar a bebida e descobrir se ela emagrece ou não.

O chá de folha de jamelão emagrece?

Folha de jamelão
Não existem estudos que comprovem os benefício das folhas de jamelão para o emagrecimento

Alguns sites especializados afirmam que uma das aplicações da bebida é para quem está focado na perda de peso. Porém, não existem estudos que confirmem essa afirmação.

Por outro lado, alguns estudos demonstraram que jamelão é uma planta que possui propriedades diuréticas. Isso significa que ela promove a eliminação de água do organismo por meio da urina, o que é útil em casos de retenção de líquido.

Assim, algumas pessoas podem notar certa mudança de peso após o início do uso do chá de folha de jamelão, mas essa “perda de peso” é devido a uma maior eliminação de líquidos, não de gordura.

Por isso, caso deseje ou precise perder peso, o ideal é procurar uma nutricionista, que irá montar um cardápio balanceado e adaptado às suas necessidades diárias.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a realização de exercícios físicos ajuda bastante na perda de peso e na definição do corpo, e deve ser feita com a orientação de um profissional habilitado.

Veja também: 8 melhores chás para a retenção de líquidos

A folha de jamelão

O Jamelão, também conhecido por azeitona preta, jambolão e ameixa roxa, é uma árvore de grande porte que pode chegar até dez metros de altura, e sua fruta é consumida em todo o Brasil e em várias partes do mundo, principalmente em regiões tropicais.

Mas, além do consumo alimentício, várias partes da árvore são usadas na medicina tradicional para tratar pessoas que sofrem de diversos problemas de saúde, como dores de cabeça, prisão de ventre e inflamações.

Por este motivo, cientistas do mundo todo estão estudando os componentes contidos nesta planta, com alguns resultados animadores.

Para que serve o chá de folha de jamelão?

Devido às propriedades medicinais que as diversas partes do pé de jamelão podem apresentar, muitas pessoas começaram a usar o chá das suas folhas para tratar uma série de problemas de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

A seguir vamos entender o que a ciência diz a respeito desses usos:

1. Tem propriedade antialérgica

De acordo com pesquisadores da Fiocruz, o chá de folha de jamelão possui propriedades antialérgicas, em alguns casos, semelhante a de alguns corticoides.

No estudo, os pesquisadores estudaram o efeito do extrato de folha de jamelão em modelos animais que apresentavam reações alérgicas em laboratório.

Eles observaram que, diferente de outros plantas, o jamelão apresentava uma ótima ação farmacológica, mas que estudos com humanos ainda são necessários para avaliar o potencial da planta.

Nesse sentido, apesar dos resultados animadores, ainda não é possível afirmar que o chá de folha de jamelão pode ser usado no tratamento de alergias em humanos. 

2. Ação antioxidante

Outro benefício do chá de folha de jamelão é a presença de vitamina C e compostos fenólicos, com grande potencial antioxidante, que ajudam o corpo a combater a os danos causados pelos radicais livres.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, incluir está bebida no dia a dia, assim como a fruta, pode ajudar a diminuir o impacto causado pelo estresse oxidativo e dos problemas que ele pode causar.

3. Propriedades anti-inflamatórias 

Pesquisadores da Fiocruz descobriram que o chá de folha de jamelão pode ajudar a combater a inflamação. No estudo, que utilizou o extrato produzido a partir da folha, foi observado que houve uma redução de cerca de 50% inchaço (um dos sintomas da inflamação) nas cobaias testadas.

Mas, como o experimento foi realizado com camundongos e não com pessoas, não há como garantir que os resultados sejam os mesmos em seres humanos.

4. Diabetes 

Embora não tenha efeitos nos níveis de glicose de pessoas saudáveis, um estudo australiano demonstrou que o extrato de jamelão é capaz de reduzir a glicemia de cobaias com diabetes, sem causar efeitos adversos significativos.

Mas, como se trata de uma pesquisa feita com modelos animais, ainda não é possível afirmar que esse efeito pode beneficiar o tratamento da diabetes em humanos, e mais estudos sobre o assunto são necessários.

Receita de chá de folha de jamelão

folha de jamelão
10 folhas de jamelão são necessárias para cada meio litro de água

Ingredientes: 

  • Meio litro de água
  • 10 folhas de jamelão.

Modo de preparo:

  • Coloque a água dentro de uma panela e levar ao fogo para ferver
  • Após iniciar a fervura, adicione as folhas de jamelão e desligue o fogo
  • Por fim, tampe a panela e deixe o chá descansar durante 15 minutos. 

Observação: O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Mas, diversos estudos já demonstraram que chás costumam preservar substâncias importantes por até 24 horas, e que depois desse período as perdas são consideráveis.

Dicas e cuidados

Sempre procure se certificar de que as folhas de jamelão que você utilizar no preparo do chá sejam de boa qualidade e de boa procedência. Além disso, se possível, que sejam preferencialmente orgânicas, estejam bem limpas e higienizadas e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Isso é importante para evitar contaminações e intoxicações, além de ajudar a garantir que o chá não vá lhe causar nenhum mal.

Outro ponto importante é sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento natural, para saber se o chá é indicado para o seu caso e qual a dosagem segura para você. 

Por fim, lembre-se de que o chá de folha de jamelão deve ser usado apenas como um tratamento auxiliar, e não pode substituir nenhum medicamento que você esteja utilizando.

Então, sempre converse cm um profissional sobre qualquer chá ou suplemento que esteja usando, para evitar interações medicamentosas e reações adversas.

Fontes e referências adicionais

Você já tomou alguma vez o chá de jamelão? Pretende experimentar para conferir se ele ajuda a emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (48 votos, média 3,60)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

23 comentários em “Chá de folha de jamelão emagrece? Para que serve e como fazer”

  1. Resumindo; não vale à pena tomar para baixar a glicemia e também para outras doenças.Não há comprovação alguma de seus benefícios.
    O pior nisso tudo é que quando indicam essas plantas milagrosas, nunca informam as dosagens.

    Responder
  2. estou com a glicose e a pressão alta. o chá da folha do jamelão vai me ajudar a diminuir tal problema?. como devo fazer o chá e tomar por qtos dias o chá de jamelão.

    Responder
  3. oi bom dia
    eu preciso perder peso e estou com a glicose em alta, vou fazer esse chá que me indicaram
    será que vou conseguir perder peso também? alguém me responde por gentileza quem já teve resultado positivo no emagrecimento.

    Responder
  4. Eu estou tomando o chá da folha de jamelão está sendo muito bom para o diabetes e triglicérides.perdi alguns quilos tá sendo ótimo

    Responder
  5. Uma pessoa havia comentado comigo sobre o chá. Fiz p meu esposo ele perdeu 10 kilos e ficou com a glicose Boa minha cunhada fez e perdeu até a gordura q ela tinha no fígado. As vezes a gente não acredita mesmo mais da super certo. O ideal è tomar 45 dias è fazer uma pausa de 3 meses p não correr o rosto de baixar a glicose demais . Eu faço 21 folhas lavadas p um litro de água e uso em 24 horas depois de feito são um copo antes do almoço e um antes da janta ao menos 30 minutos antes . È um litro da certinho. Boa sorte p vcs q ainda vai tentar.

    Responder
  6. Minha mãe começou a tomar o chá, e consideravelmente abaixou os níveis de colesterol e açúcar, sem contar que emagrecer muito.
    Eu comecei a fazer o uso do chá e também me senti muito bem com ele.
    Todos na família hoje faz o uso o emagrecimento e o fato primordial para todos.

    Responder
    • Eu faço e tomo 1l e meio pra tomar todos os dias ,faço essa quantidade todos os dias pela manhã e tomo até a noite não deixo passar p outro dia e super recomendo já Perdir medidas e peso com esse chá e sempre q tô acima do peso eu o adoto com uma dietinha básica e q super ajuda .

      Responder
  7. Eu tomei o chá 3 a 4 vezes por dia durante 30 dias e o meu triglicérides abaixou bastante. Fiquei impressionada!

    Responder
  8. O chá de Jamelao de fato emagrece mesmo tive uma otima experiência com ela eu e minha sobrinha eu perdi 16 kilos e minha sobrinha perdeu 20 kilos sem exercício

    Responder