Jamelão

Chá de Folha de Jamelão Emagrece? Para Que Serve e Como Fazer

Conhecido também como jambolão, jambeiro ou azeitona, o jamelão é uma árvore frutífera que mede entre 10 m e 15 m de altura, apresenta uma copa ramificada e abundante e um fruto roxo, que é comestível.

Ela é originária da Índia, com sua ocorrência natural sendo em climas quentes e úmidos, especialmente nas regiões tropicais. Por aqui no Brasil, o jamelão adaptou-se à região Nordeste.

O chá de folha de jamelão emagrece?

A árvore do jamelão é dona de folhas lisas e brilhantes. Mas será que o chá preparado com essas folhas contribui com a perda de peso?

Alguns sites de chá até publicaram que uma das aplicações da bebida é para quem está focado na perda de peso. Porém, como as páginas não explicaram como isso acontece, a alegação não é suficiente para que se bata o martelo e diga que o chá de folha de jamelão emagrece. Ou seja, não há nada comprovado nesse sentido.

Por sua vez, alguns estudos dizem que jamelão é uma planta que possui propriedades diuréticas. Isso significa que ela promove a eliminação de água do organismo por meio da urina, o que é útil em casos de retenção de líquido.

O que isso tem a ver com o emagrecimento? É que a retenção de líquido é uma condição conhecida por deixar o corpo inchado.

Entretanto, ao citar as propriedades medicinais da planta, não se especificou quais partes estão associadas ao efeito diurético. Ou seja, não há certeza de que as plantas possuem essa ação.

Resumindo, como também não encontramos informações a respeito de estudos que determinam que o chá de folha de jamelão emagrece, não podemos afirmar com plena convicção que a afirmação seja verdadeira.

Assim, se você deseja emagrecer, o conselho que deixamos é que siga uma dieta apropriada para esse objetivo, que seja saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, e pratique exercícios físicos com regularidade porque eles auxiliam a promover a queima de calorias, sempre contando com o acompanhamento de nutricionista e educador físico para garantir a segurança e a eficiência do processo.

Para que serve o chá de folha de jamelão?

– Ação antialérgica

Em artigo publicado no ano de 2011 no site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o médico Rodrigo Moreira, que tem doutorado em endocrinologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), escreveu que existem relatos que atribuem a propriedade antialérgica às folhas de jamelão.

Entretanto, para o médico, as propriedades medicinais associadas ao jamelão são extremamente controversas. Por outro lado, uma reportagem do ano de 2013 publicada no site do Correio Popular falou a respeito de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que estudou os efeitos antialérgicos do chá de folha de jamelão.

Segundo a reportagem, o experimento indicou que o chá de folha de jamelão apresenta ação antialérgica semelhante ao corticoide dexametasona, que é comum de ser usada nos casos de alergia.

Durante o estudo, os pesquisadores injetaram nas patas de camundongos uma substância que induz um quadro que simula uma reação alérgica e causou um inchaço. Depois, foi feita a administração oral de extratos aquosos de folhas de plantas, incluindo o jamelão – enquanto os outros extratos não trouxeram efeito benéfico significativo, o chá de jamelão possibilitou uma redução de 80% no inchaço em meia hora, completou a reportagem.

Os cientistas também testaram o chá de folha de jamelão em camundongos alérgicos à albumina (proteína do ovo), injetando a albumina na pata e na cavidade torácica dos bichinhos, relatou a publicação, que também informou que o uso oral do extrato aquoso da folha jamelão promoveu novamente uma diminuição de 80% do inchaço da pata desses animais dentro de 30 minutos.

No entanto, atente para o fato de que o experimento foi feito com camundongos – não seres humanos. Portanto, se você tem algum tipo de alergia, obedeça o tratamento passado pelo seu médico para lidar com o problema e utilize o chá de folha de jamelão somente se ele permitir.

– Inflamação 

Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz também identificaram que o chá de folha de jamelão pode ajudar a combater a inflamação.

No estudo, eles injetaram uma substância química capaz de induzir a inflamação na patinha dos camundongos, o que trouxe um inchaço ao local.

Em um período de quatro horas, o extrato aquoso das folhas de Eugenia aquea (um tipo de jambo), cereja-do-Rio-Grande, grumixama e E. sulcata (tipo de pitanga) mostrou ser capaz de provocar uma diminuição de 50% no inchaço.

Como o experimento foi realizado com camundongos e não com pessoas, não há como garantir que os resultados sejam os mesmos em seres humanos.

– Diabetes 

Um estudo publicado ano 2000 analisou os efeitos do chá de folha de jamelão em pessoas saudáveis, que não demonstrou a existência de nenhum efeito da bebida em relação aos níveis de glicose.

O chá de folhas de jamelão também foi analisado em um estudo como forma de tratamento para pacientes diagnosticados com diabetes do tipo 2, em comparação a um placebo e a glibenclamida – que é um remédio conhecido para o tratamento da diabetes, contou o médico.

Depois de 28 dias de tratamento foi demonstrado que a glibenclamida trouxe uma diminuição significativa nos níveis de glicose, enquanto o placebo e o chá de folhas de jamelão não provocaram qualquer efeito clínico significativo em relação às taxas de glicose.

Como fazer – Receita de chá de folha de jamelão

Ingredientes: 

  • ½ litro de água;
  • 10 folhas de jamelão.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água dentro de uma panela e levar ao fogo para ferver;
  2. Após ferver, adicionar as folhas de jamelão e desligar o fogo;
  3. Tampar a panela e deixar o chá descansar durante 15 minutos. 

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Certifique-se ainda de que as folhas de jamelão que você utilizar no preparo do chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicas, estejam bem limpas e higienizadas e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Cuidados com o chá de folha de jamelão

Existem referências que indicam que a bebida é contraindicada para a quem tem diabetes. Portanto, se você sofre com a condição, consulte o médico antes de tomar o chá.

Essa indicação de consultar o médico não serve somente para quem tem diabetes mas para todos, principalmente crianças, idosos, adolescentes, mulheres que estejam grávidas ou amamentando seus bebês e pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou condição de saúde.

Isso é importante para ter certeza de que o chá não poderá te fazer mal e saber qual é a dosagem segura para o seu caso. Se for usar a bebida para auxiliar qualquer problema de saúde, não deixe de pedir autorização ao médico, e nada de colocar o chá no lugar do tratamento porque isso pode causar sérios danos à saúde, ok?

Também é importante informar ao médico e estiver utilizado qualquer medicamento, suplemento, erva, planta, chá ou outro tipo de produto natural para que ele verifique se não existem chances de que a substância interaja com o chá de folha de jamelão de uma forma que prejudique a sua saúde.

Você já tinha ouvido falar que o chá de folha de jamelão emagrece? Já experimentou essa bebida alguma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. O chá de Jamelao de fato emagrece mesmo tive uma otima experiência com ela eu e minha sobrinha eu perdi 16 kilos e minha sobrinha perdeu 20 kilos sem exercício

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*