Especialista da Área:

8 Melhores Chás para Retenção de Líquidos

A retenção de líquidos é o excesso de fluido que não foi eliminado e que pode provocar sintomas principalmente nos membros superiores e inferiores. Vários fatores podem provocar a retenção de líquidos, incluindo problemas graves de saúde como a doença renal e a insuficiência cardíaca, mas a maioria das pessoas sofre com a retenção devido às alterações hormonais, ciclo menstrual ou simplesmente inatividade por longos períodos.

As retenções provocadas por doenças crônicas devem ser tratadas por um profissional especializado, mas se esse não é o seu caso, alguns tipos de chás para retenção de líquidos podem ajudar.

Retenção de líquidos – Principais sintomas

A retenção de líquidos pode aparecer como um inchaço nos membros superiores ou inferiores. Os sinais físicos mais evidentes são os tornozelos inchados e ganho de peso inexplicável durante um curto período de tempo.

Uma forma de descobrir se você está retendo líquidos é pressionando suavemente o pé, tornozelo ou panturrilha com pressão lenta e constante usando o polegar. Se houver edema, aparecerá um recuo na pele.

Existem dois tipos extensos de retenção de líquidos. O primeiro pode ser generalizado, quando todo o corpo fica inchado, e o segundo tipo pode ser localizado e afetar uma determinada parte do corpo. Geralmente essa segunda opção costuma ser mais comum nas pernas e nos pés, onde é mais comum, e rosto, mãos e braços.

Por fim, existe o linfedema, que é uma condição em que os fluidos se acumulam em determinada região devido a uma obstrução no sistema linfático, que é o sistema circulatório do corpo. O linfedema pode ser provocado por lesões nos vasos linfáticos ou até mesmo por uma condição hereditária. Neste tipo de retenção de líquidos, os sintomas consistem em fadiga severa, descoloração da pele, membros inchados e eventual deformidade da área afetada.

Principais causas

A retenção de líquidos costuma ser resultado de um acúmulo de líquido nos tecidos do corpo e pode também ser chamada de edema. Veja quais são as principais causas:

1. Uso de medicamentos

Os medicamentos podem causar retenção de líquidos, principalmente os que se concentram em abrir os vasos sanguíneos, chamados vasodilatadores. Os bloqueadores dos canais de cálcio, também chamados de antagonistas do cálcio, são outra possível causa. Outros medicamentos com efeitos colaterais de retenção de líquidos são estrogênios e tiazolidinedionas, que são usados ​​para tratar diabetes.

2. Hormônios

As mulheres são mais predispostas à retenção de líquidos, seja durante os ciclos menstruais ou durante a gravidez. Essa condição costuma provocar inchaço dos pés, mãos e rosto. Se você está grávida e perceber que está sofrendo com a retenção de líquidos, consulte o seu médico. Este problema pode ser grave durante a gestação.

3. Doenças

Sofrer com retenção de líquidos devido a doenças não é comum, porém existem causas subjacentes sérias de retenção. A doença renal é uma delas e pode causar essa condição, pois o corpo não é capaz de eliminar líquidos e sódio de forma eficaz, retendo água. Se você tem problemas renais, a retenção de água geralmente ocorre ao redor dos olhos e das pernas.

Ter um sistema linfático inadequado também causa retenção de líquidos, geralmente causada por infecção ou câncer. Isso acontece porque os nódulos linfáticos e vasos não estão drenando corretamente.

Existem muitas formas de tratar a retenção de líquidos, mas antes procure um médico para eliminar qualquer possibilidade de doenças. Feito isso, você pode contar com um poderoso aliado para essa condição, que é o chá.

Melhores chás para retenção de líquidos

Usar os chás para tratar ou prevenir a retenção de líquidos é uma alternativa eficaz e natural. Continue a sua leitura e conheça os melhores chás para a retenção de líquidos.

1. Chá de dente-de-leão

Dente-de-leão é uma erva frequentemente ingerida por seus efeitos diuréticos. Ela é categorizada dessa forma devido ao seu alto teor de potássio.

O dente-de-leão também tem poder de desintoxicação, e as flores da planta podem ser usadas para fazer o chá. Ele ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquidos, promove uma boa função renal e ajuda a limpar o sangue.

Duas xícaras de chá feitas com dente de leão e ingeridas de manhã com café da manhã e uma no meio da tarde ajudam na retenção de líquidos. Para fazer o chá você só precisa adicionar algumas folhas ou flores desta planta à água fervente. Filtre o líquido e beba lentamente.

2. Chá verde

O chá verde é muito popular, principalmente quando o assunto é emagrecimento. Ele costuma ser feito a partir de folhas não fermentadas e por isso contém uma alta concentração de antioxidantes potentes chamados polifenóis.

Extratos de chá verde são evidenciados para impulsionar o metabolismo e estimular a queima de gordura, isso porque a erva contém cafeína e tem um efeito diurético no corpo. Para os quadros de retenção de líquidos, o chá verde ajuda a reduzi-la através do aumento da micção. Para obter os melhores resultados, beba 2 a 3 xícaras desse chá para retenção de líquidos por dia.

3.  Chá de urtiga

A urtiga é uma erva comum e muito usada como remédio devido às suas substâncias químicas. Os europeus costumam usar para o tratamento de dores nas articulações e para livrar o corpo do excesso de água.

Ela é um diurético natural e comumente usada para retenção de líquidos e problemas urinários comuns associados ao aumento da próstata. Para preparar o chá, adicione de 3 a 4 colheres de chá de folhas secas ou raiz e despeje a água quente. Beba até 4 xícaras por dia.

4. Chá de cavalinha

A cavalinha é uma planta facilmente encontrada e é rica em minerais, especialmente sílica, potássio e magnésio. Também tem função diurética, o que é benéfico para a retenção de líquidos, e desintoxicante. Ela restaura os minerais e atua como um adstringente natural e antidiarreico.

Você deve beber esse chá para retenção de líquidos por duas vezes no dia. Para preparar. adicione uma colher de chá de cavalinha a uma xícara de água fervente. Deixe o chá em infusão por cinco minutos antes de beber. Como seu sabor é forte, se preferir, misture com alcaçuz ou hortelã.

5. Chá de folhas de bétulas

O efeito diurético das folhas de bétulas é causado pelos sais de potássio presentes em sua composição. Elas têm um efeito relevante e ajudam a eliminar a sensação de peso, reduzindo a retenção de líquidos do corpo.

A recomendação é beber uma ou duas xícaras por dia do chá de folhas de bétulas. Para preparar, adicione uma colher de sopa do chá em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por cinco minutos. Você pode beber um copo pela manhã e outro no meio da tarde.

6. Chá de salsa

A salsa é mais utilizada como guarnição e muitas vezes como um alimento de decoração dos pratos, mas seus efeitos diuréticos são reconhecidos por séculos pela medicina tradicional, e por isso está na lista de chás para retenção de líquidos.

Um estudo realizado em 2002 e publicado no “Journal of Ethnopharmacology” evidenciou que o chá de salsa consumido por ratos aumentou a urina 24 horas após o consumo. Essa condição foi possível devido ao seus efeitos de bloquear a reabsorção de sódio e potássio. Isso seria vantajoso no caso de cálculos renais, cálculos biliares, icterícia e obesidade, porque a ação diurética ajuda a eliminar o acúmulo inadequado de líquidos no corpo.

A melhor forma de preparar o chá é utilizando folhas frescas de salsa, dessa forma ela reterá mais nutrientes.

7. Chá de hibisco

O hibisco pertence a uma família de plantas conhecida por produzir flores bonitas e coloridas. Uma parte desta planta, conhecida como cálices, tem sido comumente usada para fazer um chá medicinal chamado “roselle” ou “chá azedo”.

Além dos benefícios do hibisco para o corpo, ele também está relacionado como um diurético e um chá para retenção de líquidos leve. Alguns estudos já foram realizados em animais e indicaram seu efeito diurético moderado.

Para preparar o chá, é necessário 2colheres de sopa cheias de flores hibisco seco e 1 litro de água em início de fervura. Basta misturar os dois e deixar em imersão por 10 minutos. Coe e beba durante o dia.

8. Chá de espinheiro

O espinheiro produz flores brancas e após a floração, a planta produz frutas que parecem pequenas maçãs. Atualmente, as preparações de espinheiro são usadas para tratar a insuficiência cardíaca congestiva e outros distúrbios coronários, como a angina.

Seus compostos flavonoides ativos nas folhas, flores e frutos, principalmente os glicosídeos hiperosídeo e rutina, são potentes antioxidantes. As folhas secas, flores e frutos são usados ​​para fazer um chá de ervas diurético tradicional que pode ajudar a eliminar a retenção de líquidos.

Dicas para potencializar os efeitos dos chás para retenção de líquidos

Alguns métodos também são eficazes e podem ser associados à ingestão dos chás para retenção de líquidos, potencializando os efeitos.

– Corte o sal

O papel dos rins é equilibrar a quantidade de sódio e água do corpo. Quando os níveis de sódio estão altos, os rins costumam reter o excesso de água como uma saída para diluir o sódio. Se a sua dieta é rica em sal, o resultado pode ser a retenção de líquidos e até mesmo o desenvolvimento de uma doença como a pressão alta.

Para ajudar com a retenção de líquidos, procure reduzir a quantidade de sódio ingerido, eliminar os alimentos processados, enlatados e congelados já prontos. Para temperar a comida, procure usar ervas frescas e temperos sem sódio. Sua ingestão de sódio deve ser inferior a 1.500 miligramas por dia.

– Beba mais água

Uma das maneiras de diminuir a retenção de líquidos é beber mais água, principalmente se sua dieta for rica em sódio. Quando o corpo está hidratado, dificilmente ele reterá água para equilibrar os níveis de sódio. Procure beber muita água durante o dia e se possível evite alimentos e bebidas que ajudam a desidratar o organismo.

– Beba água de coco

Um dos principais componentes da água de coco é o potássio. Ele é um eletrólito que ajuda a liberar o sódio do corpo, por isso a água de coco pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos e diminuir o inchaço. Quando for consumir, opte por versões que não contenham açúcar ou ingredientes artificiais. Vale reforçar que a água de coco não deve substituir a água.

– Coma alimentos hidratantes

Insira nas suas refeições frutas e vegetais que contenham bastante água, pois dessa forma o seu corpo ficará hidratado e reduzirá o inchaço. Ótimas opções são melões, morangos, melancia, alface, repolho, aipo, aspargos e espinafre que além de saudáveis, contêm muita água.

– Aumente a ingestão de vitamina B6

As vitaminas do complexo B são importantes para a formação de glóbulos vermelhos, e também servem muitas outras funções no corpo. A vitamina B6 pode ajudar a reduzir a retenção de água em mulheres com síndrome pré-menstrual. Procure comer bananas , batatas, nozes e carne, que são alimentos ricos em vitaminas B6.

– Coma alimentos ricos em potássio

Alimentos ricos em potássio ajudam a reduzir a retenção de água, pois contribuem com a diminuição dos níveis de sódio e aumentam a produção de urina. Bananas, abacates e tomates são alimentos com alto teor de potássio.

– Não coma carboidratos refinados

Evite os carboidratos refinados, pois eles elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e esses picos fazem com que o corpo retenha mais sódio, aumentando a reabsorção nos rins e provocando um maior volume de fluido dentro do corpo. Os carboidratos refinados incluem açúcares e grãos processados, como açúcar e farinha branca.

– Mexa-se

O simples fato de andar e se mover um pouco pode contribuir significativamente para a redução do acúmulo de fluido em algumas áreas, como os membros inferiores. Elevar seus pés também pode ajudar.

– Pratique atividade física regularmente

Os exercícios físicos colaboram muito para ajudar a eliminar o excesso de fluido, pois eles aumentam o fluxo sanguíneo para os tecidos através da transpiração.

O funcionamento adequado do sistema linfático é fundamental para a manutenção da saúde. Por ele circula o fluido linfático que coleta as bactérias, resíduos e outros vírus. Embora não haja uma cura para a condição, a ingestão de chás para retenção de líquidos pode contribuir muito com a melhora. Não deixe de consultar seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua dieta.

Referência adicionais:

Você sofre muito com essa condição e aproveita o efeito desses chás para retenção de líquidos? Se não, pretende aumentar a ingestão deles agora que os conhece? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 3,57 de 5)
Loading...

1 comentário em “8 Melhores Chás para Retenção de Líquidos”

Deixe um comentário