Chá de folha de limão – Para que serve, benefícios e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 31/08/2021

Todos conhecemos as propriedades do limão, mas você sabia que a sua folha pode ser usada na preparação de chá, e que pode trazer benefícios para a saúde?

Isso se deve à grande quantidade de óleos essenciais presente nas folhas, além de outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir iremos conhecer os nutrientes e os benefícios do chá de folha de limão, além de aprender a preparar a bebida.

Benefícios do chá de folha de limão

chá das folhas do limão

1. Efeito antibiótico

As folhas de limão são ricas em compostos com poder antibiótico, como o linalol. Esse efeito pode ajudar, principalmente, no tratamento de infecções de garganta e respiratórias, como no caso de gripes e resfriados.

Além disso, o seu efeito expectorante e anti-inflamatório contribui para o alívio do desconforto causado por esses problemas.

2. Efeito antioxidante

Esse efeito, também visto na fruta, ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres, e assim podem contribuir para a prevenção e o tratamento de problemas como:

  • Inflamações, devido a sua ação reguladora do sistema imunológico;
  • Envelhecimento precoce da pele, uma vez que a pele é o principal órgão afetado pelo estresse oxidativo.

Veja também: Antioxidantes – O que são, alimentos e suplementos

  Continua Depois da Publicidade  

3. Efeito sedativo 

Alguns estudos, ainda em fase inicial, sugerem que as folhas de limão possuem propriedades sedativas, que ajudariam a melhorar a qualidade do sono.

Entretanto, por se tratarem de estudos feitos com modelos animais, não podemos garantir que esse efeito ocorra também em humanos, e mais pesquisas são necessárias. 

4. Auxílio ao alívio de problemas digestivos

Outro benefício do chá de folha de limão ocorre no sistema digestivo, uma vez que ele alivia desconfortos como má digestão e gases.

Além disso, os compostos presentes nessas folhas também possuem propriedades antiespasmódicas, contribuindo para a melhora de dores abdominais.

O chá de folha de limão emagrece?

Não encontramos informações confiáveis que nos levem a crer que o chá de folha de limão possui alguma propriedade emagrecedora.

Entretanto, se levarmos em conta que os chás costumam apresentar um número baixo de calorias, quando não há a adição de açúcar ou outros ingredientes que sejam calóricos para adoçar, podemos concluir que eles podem auxiliar o processo de emagrecimento quando são consumidos no lugar de outras bebidas mais calóricas e menos saudáveis como refrigerantes, cafés cremosos, sucos artificiais e milk shakes, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Para emagrecer, é preciso que sua dieta seja balanceada, saudável e nutritiva. Além disso, praticar atividades físicas para maximizar a queima de calorias também pode ajudar. 

Por isso, caso queira ou precise emagrecer, procure a orientação de um nutricionista e de um profissional de educação física, que irão montar um plano alimentar e de exercícios adequados para você. 

Por que usar as folhas do limão?

Quando pensamos em frutas cítricas, como o limão e a laranja, dificilmente lembramos de suas folhas, e normalmente as descartamos.

Mas, alguns estudos vêm demonstrando que essas folhas possuem nutrientes e compostos antioxidantes, e que podem beneficiar a saúde

E, como se trata de um material que normalmente é desperdiçado, entender os seus benefícios pode ser uma ótima maneira de otimizar o seu uso.

Como preparar o chá de folha de limão

chá de limão

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 15 g de folhas de limoeiro (é a árvore do limão);
  • ½ litro de água;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

  • Coloque as folhas de limoeiro e a água dentro de uma panela e leve ao fogo;
  • Então, deixe ferver durante aproximadamente 10 minutos;
  • Por fim, espere esfriar, coe, adicione o mel e sirva imediatamente. 

Dicas e cuidados

  • Apesar de seus benefícios, o chá de folha de limão deve ser usado com cautela, principalmente em casos de gravidez, amamentação ou uso de algum medicamento. Por isso, converse com seu médico antes de iniciar o uso regular do chá;
  • Além disso, se depois de usar o ingrediente você sofrer com algum tipo de reação adversa, procure imediatamente o médico para saber como deve proceder a partir de então;
  • Outro ponto fundamental é certificar-se que a folha de limão adquirida e utilizada por você tem boa procedência, é segura, de qualidade e natural;
  • Por fim, não use o chá de folha de limão como substituto de tratamentos convencionais para problemas de saúde. O chá deve ser usado apenas como um tratamento auxiliar.
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar do chá de folha de limão? Tem curiosidade de experimentar essa bebida e aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (82 votos, média 3,96)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

42 comentários em “Chá de folha de limão – Para que serve, benefícios e como fazer”

  1. Boa noite.
    Fiquei na dúvida se o chá é feito com a folha verde recém tirada ou se preciso esperar a folha secar.
    Obrigado

    Responder
  2. Dra Patrícia Leite eu gostaria de saber se posso continuar tomando o chá com folhas de Limoeiro,já que apresentam uma deformidade nas folhas, não sei se é alguma praga nas folhas é lógico que não são todas,mais 80% delas estão apresentando esse problema.

    Responder
  3. Infelizmente sempre tem q perguntar para o médico, então não adianta pois acho q 95% e educado para remediar e não curar pois a belíssima Anvisa só visa dinheiro , a primeira coisa q eles dizem não pode não estão sabendo se é ou não bom, dizem q não tem estudos suficientes, então os efeitos colaterais de certos remédios pode, ta registrado entra no interesse da indústria farmacêutica

    Responder
    • Perfeito a sua resposta. A indústria de medicamentos é fantástica. Tenho 60 anos, nunca fui sedentária. Após duas perdas no mesmo ano, fiquei ansiosa. Cardiologista me passou fluoxetina. Não tive coragem de tomar.Optei por pedalar e funcional na academia. Não senti mais nada. Qual médico manda pacientes para academia.
      Atividade física cura tudo.

      Responder
  4. Eu fiz mas gicou muito amargo, vou tentar novamente e diminuir a quantidade de folha,alguem tem algums dica?

    Responder
  5. Eu pegava uma gripe atrás de outra quando uma vizinha bem de idade me ensinou esse chá,a última que eu peguei faz 4 anos

    Responder
  6. eu tomo o chá da folha todo dia e não tenho nenhum problema de saude… e nem sabia de todos os seus beneficios ,apenas tomo kkk … estava com gripe essa semana e tomei o chá mlhorei rapidamente .. recomendo

    Responder
  7. O chá da folha do limoeiro eu nunca espremenntei:mas a água com limão sim è muito bom para evitar a gripe. E desintipir as artéria do coração.

    Responder
  8. Tomo chá de folha de limoeiro açucarado todos os dias, será tem algum efeito no organismo se uma ver não desejo perder peso?

    Responder
  9. Tenhontomado chá da folha do limão siciliano com hibisco, que da um aroma e cor bastante interessante.

    Recomendo,pois fica muito saboroso e tem inúmeros benefícios já citados.

    Responder
  10. Gostei da dica já tenho tomado faz tempo e nunca senti nada de anormal no meu organismo o sinal é positivo vou continuar a consumir.

    Responder