Chá de salsa

Chá de Salsa para os Rins Funciona?

A salsa costuma ser utilizada como uma erva fresca, como tempero ou como decoração para muitos pratos. O que muitas vezes não percebemos é que ela é capaz de adicionar, além do sabor, muitos nutrientes para a sua refeição.

Mesmo quando ingerida em pequenas quantidades, existem inúmeros benefícios para a saúde, porque ela é repleta de óleos essenciais e antioxidantes e tem sido chamada de superalimento.

Já chá da salsa é capaz de estimular o sistema imunológico, melhorar a visão, proteger contra a doença crônica, prevenir a formação de tumores, inflamação inferior, refrescar o hálito, proteje contra a asma, regular a menstruação, além de desintoxicar o corpo e os rins e atuar como um potente diurético.

Todas essas contribuições para a saúde tornam o chá de salsa uma opção totalmente natural e segura para incluir na sua dieta.

O que é a salsa?

A salsa é uma planta conhecida cientificamente como Petroselinum crispum. É amplamente utilizada, muitas vezes como erva fresca, tempero, mas cada vez mais pelos seus impressionantes benefícios medicinais. Mesmo quando ingerida em pequenas quantidades, existem inúmeros benefícios para a saúde, porque ela é repleta de nutrientes, óleos essenciais e antioxidantes.

O óleo essencial de salsa tem sido usado como remédio natural há séculos na medicina popular para desintoxicação, como agente diurético, antisséptico e anti-inflamatório. Também ajuda o trato intestinal, hipertensão, doença cardíaca, doença urinária, diabetes e várias doenças dermatológicas.

Seus impressionantes benefícios provêm de seus ingredientes ativos, que incluem compostos fenólicos, flavonoides, antioxidantes, óleos essenciais como mirristicina e apiol, e vários nutrientes como as vitaminas A, K, e C. A mistura diversificada de minerais e compostos encontrados na salsa fornece um poderoso impacto sobre a saúde, razão pela qual o chá de salsa está se tornando um remédio natural tão popular.

Propriedades nutricionais

½ xícara de salsa picada fresca (ou cerca de 8 colheres de sopa) tem aproximadamente:

  • 08 calorias;
  • 0 gramas de gordura, açúcar, carboidratos, proteínas ou fibras;
  • 496 mg de vitamina K;
  • 40 mg de vitamina C;
  • 128 mg de vitamina A;
  • 48 mg de folato;
  • 92 mg de ferro;
  • 40 mg de cálcio;
  • 16 mg de magnésio;
  • 168 mg de potássio; 

Benefícios para a saúde do chá de salsa

O chá de salsa é muito nutritivo e seus inúmeros benefícios colaboram com a nossa saúde de forma geral. Uma das recomendações do consumo do chá é para melhorar o funcionamento dos nossos rins, mas será que tomar o chá de salsa para os rins realmente funciona?

Ele é repleto de propriedades anti-inflamatórias, antitumorais, anticancerígenas , antioxidantes, estimulantes, antiespasmódicas, relaxantes e desintoxicantes. Esses benefícios são derivados da variedade de minerais, nutrientes e antioxidantes desse chá, como ferro, vitamina A, K e C, além de outros compostos ativos.

Antes de conhecer os benefícios do chá de salsa para os rins, vamos entender como esse poderoso chá pode colaborar com a nossa saúde.

1. Aumenta a imunidade

Ele é rico em concentrações de vitamina C. Essa condição faz do chá de salsa um impulsionador imunológico magistral. A vitamina C pode estimular a produção de glóbulos brancos e atuar como um antioxidante para combater os efeitos dos radicais livres causadores de câncer, protegendo o organismo contra várias doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.

2. Ajuda o trato respiratório

O chá de salsa é frequentemente indicado para pessoas que sofrem de asma ou outras doenças respiratórias. Isso é possível porque o betacaroteno tem sido associado à diminuição do risco de asma, enquanto os outros compostos presentes no chá combatem a infecção e ajudam a soltar a fleuma e o muco, e neutralizam a infecção bacteriana subjacente que pode ser o causador da congestão.

3. Previne a formação de tumores

Um dos compostos voláteis encontrados no óleo de salsa é a miristicina. Ela é liberada em pequenas quantidades durante a preparação do chá de salsa. Este antioxidante tem sido diretamente ligado à prevenção da formação de tumores, especificamente nos pulmões, onde o câncer ocorre com muita frequência.

4. Reduz o risco de câncer

O chá de salsa tem propriedades antitumorais e também se beneficia de uma série de flavonoides e outros compostos quimioprotetores que podem neutralizar carcinógenos antes que eles danifiquem os tecidos e cause a morte celular em células saudáveis. Isso pode reduzir significativamente o risco de câncer, em conjunto com os outros antioxidantes encontrados neste chá.

5. Aumenta a circulação

O chá de salsa é uma ótima maneira de melhorar a circulação no corpo, e evitar a anemia. Isso acontece porque ele é rico em ferro, e justamente o ferro é fundamental para a produção de glóbulos vermelhos, que ajudam a levar sangue oxigenado para as células que precisam de nutrientes e oxigênio para reparar e funcionar.

Outra contribuição para a anemia é o cálcio, que está presente no chá de salsa em níveis elevados. O cálcio ajuda o corpo a absorver melhor o ferro, contribuindo ainda mais com os problemas circulatórios.

6. Ácido fólico

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que comprovadamente reduz a probabilidade de defeitos do tubo neural em bebês. Ele também atua neutralizando a homocisteína no organismo, um composto que pode causar danos aos vasos sanguíneos e aumentar o risco de doença cardíaca. O chá de salsa é rico em ácido fólico.

7. Melhora a saúde da visão

Entre as muitas vitaminas presentes no chá de salsa está à vitamina A. Ela é fundamental para a nossa saúde de maneira geral, mas ela também funciona como um antioxidante, em especial à saúde da visão. A vitamina A é derivada do betacaroteno encontrado na salsa e pode prevenir o estresse oxidativo nos olhos, diminuindo o risco de desenvolver catarata e prevenir a degeneração ocular.

8. Facilita a menstruação

O chá de salsa é recomendado para atenuar os efeitos da menstruação, devido à presença de apiol, que é um dos compostos dos óleos essenciais. O apiol pode ajudar a regular os períodos mensais e diminuir o fluxo, especialmente nos meses após a mulher dar à luz.

9. Purificador de respiração

Um dos motivos pelo qual a salsa é tão usada como adorno em restaurantes é que ela oferece benefícios à sua respiração. Além de trazer um ar mais fresco, ela também é famosa por certas propriedades antibacterianas que a tornam excelente para a saúde bucal.

10. Excelente fonte de vitamina K

O chá de salsa é rico em vitamina K. Ela desempenha um papel importante na coagulação do sangue, fortalece os ossos, combate a calcificação, atua como um antioxidante benéfico e anti-inflamatório e melhora a função cerebral.

Agora que você já conhece alguns benefícios do chá de salsa, vamos entender como ele pode colaborar para a saúde dos nossos rins.

Funciona realmente tomar chá de salsa para os rins?

Há muito tempo a salsa é conhecida como uma erva benéfica para os rins e seu chá usado ​​para desintoxicar o corpo.

Os nossos rins trabalham continuamente para filtrar o sangue, eliminar as toxinas e todas as substâncias nocivas que entram em nosso corpo. Quando eles não estão funcionando adequadamente e muita proteína ou compostos tóxicos se acumulam, nosso sangue fica “contaminado”. Todas essas impurezas nos deixam doentes, o que geralmente se manifesta em cólicas, pedras nos rins e muitos outros problemas de saúde e doenças.

Por esse motivo, a limpeza dos rins deve ser um hábito. Uma das formas de desintoxicar seu corpo e estes órgãos é a ingestão do chá de salsa para os rins.

Isso é possível porque a salsa é eficaz para todas as condições renais e urinárias, exceto a inflamação renal grave. Ela ajuda a evitar que o sal seja reabsorvido nos tecidos do nosso corpo, o que literalmente força o funcionamento da bexiga, dos rins e do fígado.

Outros benefícios percebidos é a melhora no edema e na retenção geral de água, além de reduzir a fadiga e a micção escassa ou dolorosa. Além disso, o chá de salsa é um poderoso antioxidante, que ajuda a regenerar as células e facilita a função renal e é incrivelmente rico em minerais que ajudam os rins, removendo toxinas e gorduras desses órgãos.

Também ajuda a remover mais água do corpo de forma natural. Devido a esta característica, é utilizado em dietas para o tratamento de doenças renais.

O chá de salsa está ligado por numerosos estudos à diminuição da ocorrência de infecções da bexiga e pedras nos rins.

Como preparar o chá de salsa para os rins?

É muito fácil. Você precisa ter salsa seca ou fresca, água e um adoçante natural de sua preferência, se julgar necessário.

As folhas frescas costumam ser mais recomendadas, mas se você não tiver, as folhas secas de salsinha também funcionarão perfeitamente bem.

Você poderá beber de 1 a 2 xícaras por dia e guardar o restante na geladeira por até uma semana. Veja abaixo os passos para fazer este delicioso e nutritivo chá.

Ingredientes:

  • 30 gramas de folhas de salsa (frescas ou secas);
  • 1 litro de água;
  • Mel ou limão (para sabor, se desejado).

Modo de preparo:

Retire as folhas frescas de salsa das hastes e deixe secar as folhas. Leve a água corrente.

Coloque a água no fogo, deixe até que ela esteja quase fervendo. Adicione as folhas de salsa à água por cerca de 1 minuto antes de tirar a panela do fogo. Desligue o fogo e deixe as folhas em infusão por aproximadamente 10 minutos.

Despeje a mistura através do filtro ou filtro de café em um copo. Adicione mel ou limão a gosto, se desejar.

Contraindicações

  • Mulheres grávidas. Este chá de ervas estimula o útero a retardar os períodos e, portanto, pode causar um aborto. Durante a amamentação, também não é recomendável.
  • Histórico de doença inflamatória renal grave. O ácido oxálico presente na erva pode promover a formação de pedras nos rins. Este chá é aconselhável apenas para condições amenas.
  • Duas semanas antes de qualquer cirurgia, pare de beber o chá. Ele pode interferir em seus níveis de açúcar e deixá-lo fraco durante a fase de recuperação.
  • Se você estiver tomando medicação para coagulação do sangue ou quaisquer outras formas de drogas diuréticas, não tome chá de salsa, pois isso pode interferir, aumentando ou dificultando os efeitos desses medicamentos.
  • Se você não tiver certeza sobre o uso deste chá, converse com seu médico.

A salsa pode ser mais do que apenas um enfeite no seu prato do jantar. Tomar o chá de salsa para os rins é um maravilhoso detox que você pode facilmente fazer para melhorar sua saúde. Suas contribuições se mostram relevantes para alguns tratamentos e combate de doenças. Insira o chá de salsa na sua alimentação e em breve seu corpo começará a colher esses incríveis benefícios.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar dos benefícios do chá de salsa para os rins? Já tomou este chá com este intuito? Obteve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*