Ele se tornou o queridinho dos adeptos de dietas, e sua presença no plano alimentar é quase certa. Diferenciando-se dos demais iogurtes, com o seu sabor natural e menos adocicado, o iogurte grego pode ser adicionado em qualquer refeição, e se destaca pela consistência dada às receitas.
Os fabricantes sempre buscam agradar ao público alvo e melhorar a composição dos alimentos, mas sabemos que não há nada melhor que algo feito em casa, não é verdade?
A possibilidade de fazer o iogurte grego caseiro permite que você adicione ingredientes que contribuirão com o melhor funcionamento de seu organismo, por isso, fique por dentro, escolha a receita que melhor lhe agrade, e utilize as dicas para o melhor preparo do seu iogurte grego caseiro.
O que você precisa para fazer um iogurte grego caseiro?
É fundamental que você disponha dos principais ingredientes, para que assim a sua receita obtenha consistência e sabor atraente para você prepará-la de acordo com o seu gosto pessoal.
Sabemos que a indústria oferece inúmeras opções, mas preparar o seu próprio iogurte grego orgânico probiótico natural pode ser um incentivo para você se manter firme na alimentação saudável.
Já pensou em preparar essa receita para enriquecer todas as suas refeições? A partir de agora você poderá comer iogurte grego na salada, com gelatina, na salada de frutas, e o melhor de tudo, com grãos integrais que favorecerão o seu metabolismo, capazes de influenciar ainda no sistema digestivo e circulatório.
Sabemos que se consumido periodicamente, os lanches com iogurte podem pesar no orçamento, por isso é válido compreender como fazer um iogurte grego caseiro, pois dessa forma você poderá economizar e gastará no máximo 15 minutos.
Acompanhe as descrições abaixo, e prepare um saboroso acompanhamento para as suas refeições.
Iogurte grego caseiro
Equipamento
- Pirex com capacidade para 2 litros
- Micro-ondas
- Termômetro
Ingredientes
- 2 litros leite
- 3 colheres de sopa iogurte natural
- 1 colher de chá adoçante
Instruções
Preparando o iogurte tradicional que vai depois virar o grego
- Utilize um recipiente de vidro (Pirex) com capacidade de 2 livros, e ponha 2 litros de leite (sem gordura)
- Leve ao micro-ondas e retire após começar a ferver e quase atingir a borda. O tempo médio é de 17 minutos em temperatura alta. Caso forme uma camada ou película, retire-a. Retire o refratário do micro-ondas e aguarde que esfrie, é recomendado mantê-lo entre 37 e 46 graus, isso pode levar de 30 a 45 minutos. Você pode utilizar um termômetro de cozinha para verificar
- Caso esteja com pressa, você pode dispor uma tigela grande com gelo e por o pirex dentro desta. Misture de 2 a 3 colheres (de chá) ou 1 pote de iogurte natural resfriado. Mexa a combinação e transfira para um refratário com tampa
- Leve ao forno convencional, o qual deve ser aquecido a 180 graus por um minuto, e, em seguida, desligado. Cubra o recipiente com uma toalha. Mantenha o conteúdo no forno sob a luz do forno ligada, assim mantendo-o quente o suficiente. Caso seu forno não seja adequado, recomenda-se incubar a mistura por 5 a 14 horas. É difícil afirmar um tempo determinado, já que cada ambiente contém propriedades diferentes.
- Neste caso, para retirá-lo do forno, a consistência deve estar ligeiramente gelatinosa, mesmo que a gelatina não faça parte dessa receita. A mistura deve estar semelhante a um líquido aquoso, ligeiramente amarelo por cima, o conhecido "soro de leite". Você poderá mexer e misturar o soro de leite, ou eliminá-lo. A partir desse momento, o seu iogurte está no estágio regular, ainda não pode ser reconhecido como o iogurte grego caseiro
Transformando o iogurte tradicional em iogurte grego
- Com muito cuidado, transfira o iogurte para outro recipiente, mas utilize uma peneira. Há quem prefira utilizar filtros de café para esse procedimento. Se notar que o iogurte ainda não obteve consistência mais grossa, é recomendado retornar com o recipiente de volta ao forno por mais algumas horas. Passe o conteúdo pelo coador lentamente. O tempo de transferência pode variar de acordo com a textura e acidez adquirida.
- O iogurte irá se quebrar quando derramado sobre a peneira, mas não deixe de dar continuidade ao processo
- Disponha o iogurte em uma bacia, e utilize uma batedeira para obter consistência homogênea. Esse é o momento, caso queira, de adicionar adoçante a gosto
Notas
Mexendo e finalizando o preparo do iogurte grego caseiro
Como diz o ditado popular, “Cada um com o seu gosto”, ou seja, há quem goste do iogurte grego caseiro com aquele gosto azedinho, mas há apreciadores de uma boa combinação. Recentemente alguns profissionais da nutrição indicaram a adição de leite de coco, para que o iogurte obtenha sabor levemente adocicado, e o melhor de tudo, sem perder a consistência cremosa. O objetivo central deve ser priorizar os valores nutricionais da refeição, por isso você deve priorizar alimentos naturais e com contribuições positivas para um melhor comportamento de seu organismo. As dicas permitem que você adicione mel, essências, adoçantes, amêndoas e até frutas. Você pode armazenar o conteúdo preparado na geladeira por até 5 dias. Se você não consegue ficar sem se deliciar com iogurte grego caseiro, é dito que duas receitas são suficientes por semana.Dicas para evitar falhas no preparo de seu iogurte grego caseiro
- Recomenda-se dispor o iogurte em pequenas porções, assim você poderá consumir medidas determinadas em cada refeição. Isso fará a sua receita render mais para um consumo mais longo;
- O tempo para a mistura ficar incubada é de 12 a 14 horas. Atente apenas para a textura gelatinosa, assim que esta for obtida, poderá desde então dar continuidade ao preparo;
- Cuidado no momento de passar o iogurte pelo coador, pois poderá haver algum desperdício, já que a mistura pode conter porções solidificadas.
- Para evitar a formação da película sobre o iogurte, é recomendado mexer antes de realizar o próximo passo da receita.
- Você pode lavar o coador imediatamente após o uso, isso evita que qualquer resíduo se mantenha na malha.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?
ja fiz varias vezes, mas o meu fica visgento , se viro a colher ele faz um fio , porque isso????????
Esse é um dos mistérios do iogurte. Para reduzir ou acabar com a viscosidade, faça o seguinte. Antes de misturar o iogurte pronto ou os bacilos, aqueça o leite. Mas aqueça a uma temperatura que você possa colocar seu dedo e suportar. Então misture e mexa. Se, ao final, restar ainda certa viscosidade, bata suavemente com uma colher de pau e deixe descansar por meia hora. Vai ficar bom.
——
Gostaria de lembrar aos que reclamam da diferença entre o industrializado e o caseiro, o seguinte:
O iogurte industrializado é aditivado com espessante artificial (ácido algínico, alginina, goma guar, goma de alfarroba e goma xantana). Por causa disso ficam com aquela textura firme que agrada. Lembrando que isso serve também para prolongar a validade do produto., e de quebra, fazer mal à nossa saúde. Abraço a todos.
Concordo totalmente! O industrializado é mais gostoso? Com certeza! Mas sem dúvidas muito menos saudável… O caseiro além de mais saudável é mais barato. Só vejo vantagens rsrsrs Obrigada por compartilhar a receita!
Oi Miguel, como deixar o iogurte caseiro mais firme sem add produtos químicos?
Posso substituir o iogurte natural por kefir? Gostaria de saber a quantidade que devo usar
Posso substituir o iogurte natural por kefir? Gostaria de saber a quantidade que devo usar
Ja fiz mtas vezes e gostosinho sim cremosinho mas nada a ver com o grego comprado
O q faz em casa fica mais enjoativo com gosto de coalhada.
O do mercado não.
São bem diferentes um do outro e o do mercado e bem mais cremosoooo
Receita correta. Detalhada. Denota cuidado com a informação. Congratulações!