Benefícios do iogurte – Para que serve e como fazer

Especialista:
atualizado em 01/01/2021

Nos últimos anos surgiram diversos estudos sobre os benefícios dos probióticos para a saúde, e uma das principais fontes de probióticos da dieta ocidental é o iogurte.

Ele é um alimento muito nutritivo, rico em cálcio, proteínas e em bactérias benéficas para a microbiota intestinal (probióticos), e portanto seu consumo proporciona uma série de vantagens para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

No intestino, os probióticos melhoram a absorção de vitaminas e minerais, ajudam a evitar prisão de ventre, diarreias, síndrome do intestino irritável, gases e doenças inflamatórias intestinais.

No artigo a seguir, além dos benefícios do iogurte, vamos aprender sobre como ele é feito, para que serve e suas propriedades nutricionais.

Como é feito o iogurte?

Iogurte natural
Iogurte natural

O iogurte é feito através da fermentação do leite, isto é, a partir de um processo metabólico realizado por bactérias benéficas para nosso organismo.

Estes micro-organismos convertem a lactose, que é o açúcar do leite, em ácido lático, composto responsável pelo sabor do iogurte natural.

A indústria alimentícia incrementou e adaptou a produção de iogurte, de modo que existem muitos tipos no mercado, como aqueles prontos para beber, ou com sabores específicos, produtos nas versões diet e light, sem lactose, iogurte grego, etc.

Propriedades do iogurte

Com relação às propriedades nutricionais do iogurte, assim como o leite, ele é rico em vitaminas e minerais.

Mas, além desses nutrientes, o iogurte contém bactérias que ajudam a manter a saúde da microbiota intestinal, o que pode trazer diversos benefícios para a saúde.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de iogurte natural.

  Continua Depois da Publicidade  

ComponenteValor por 100 g
Calorias56 kcal
Carboidrato4,76 g
Proteína4,02 g
Gordura2,43 g
Fibra alimentar0

Ao final do artigo você encontrará uma tabela mais detalhada, contendo outros nutrientes, como os minerais e as vitaminas.

Benefícios do iogurte

Veja a seguir como as propriedades do iogurte proporcionam benefícios para saúde e boa forma.

Porém, uma importante observação: Os benefícios explicados a seguir são referentes ao iogurte natural, que é feito utilizando apenas o leite e bactérias benéficas. No final deste artigo você vai ver como fazer esse iogurte.

1. O iogurte é um alimento probiótico

Os alimentos probióticos são aqueles que contém micro-organismos que são benéficos para a nossa saúde.

Assim, o iogurte ajuda a manter o equilíbrio da microbiota intestinal, e auxilia na prevenção e no tratamento de alguns problemas de saúde, como:

  • Problemas inflamatórios e autoimunes: Diversos estudos, como este, publicado no periódico Annals of nutrition & metabolism em 2019, mostram que a interação entre os micro-organismos da microbiota e o sistema imunológico ajuda na regulação de processos inflamatórios, tanto locais como sistêmicos. Em resumo, os probióticos fortalecem o sistema imunológico;
  • Obesidade: Outro efeito do uso de probióticos é a perda de peso. Isso ocorre porque algumas bactérias produzem substâncias que dão a sensação de saciedade, e levam a uma menor ingestão calórica;
  • Infecções: As bactérias presentes no iogurte podem ajudar a combater infecções intestinais, além de ajudar na melhora de quadros de diarreia, especialmente após o uso de antibióticos;
  • Diabetes: Os probióticos também influenciam a absorção de carboidratos, contribuindo para um melhor controle da glicemia. Além disso, a sua influência no sistema imune pode ajudar a melhorar a resistência à insulina.

2. É um bom alimento pós-treino

O iogurte também é um ótimo alimento para o pós-treino, principalmente quando acompanhado de frutas.

Esse benefício se deve a sua quantidade de proteínas (o que ajuda no aumento e no reparo da massa magra), carboidratos (que repõe os estoques de glicogênio) e a pouca quantidade de gorduras.

3. Ajuda a prevenir a osteoporose

O cálcio, um nutriente fundamental para a manutenção da saúde dos ossos, é encontrado naturalmente no iogurte. Assim, a inclusão de pelo menos uma porção de 200 g de iogurte na dieta pode ajudar a aumentar a densidade óssea e prevenir a osteoporose.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Pode ser consumido por algumas pessoas com intolerância leve à lactose

A intolerância à lactose é uma condição causada pela deficiência da lactase, enzima que degrada a lactose.

Mas existem diferentes graus de intolerância, e pessoas com um grau leve do problema podem consumir iogurte, uma vez que as bactérias presentes nele degradam a lactose quase que completamente.

Como fazer iogurte natural em casa?

iogurte natural com granola e frutas
Iogurte natural com granola e frutas

O iogurte natural, como vimos, é um alimento que traz inúmeros benefícios para a saúde. Além disso, ele pode ser feito em casa, de forma bastante simples, como veremos a seguir.

Ingredientes:

  • Um litro de leite;
  • Um frasco de iogurte natural, com aproximadamente 200ml.

Modo de preparo:

  1. Misture o iogurte com o leite a temperatura ambiente;
  2. Depois coloque a mistura em um recipiente limpo, e cubra com um pano, também limpo, ou papel toalha. Não é recomendável fechar o recipiente com uma tampa, pois isso impede que as bactérias respirem e se multipliquem;
  3. Em seguida deixe a mistura descansar por 24h em um local seco e protegido da luz;
  4. Por fim, após esse período, guarde o iogurte na geladeira.

Veja a seguir um vídeo sobre as propriedades do iogurte para a boa forma, e qual é o melhor.

Tabela nutricional

Porção de 100g de iogurte natural.

ComponenteValor por 100 g
Calorias56 kcal
Carboidrato total4,76 g
Carboidrato disponível4,76 g
Proteína4,02 g
Gorduras2,43 g
Fibra alimentar0
Colesterol11 mg
Gorduras saturadas1,44 g
Gorduras monoinsaturadas0,72 g
Gorduras poliinsaturadas0,08 g
Gorduras transNA
Cálcio133 mg
Ferro0,18 mg
Sódio47,7 mg
Magnésio11 mg
Fósforo85,6 mg
Potássio124 mg
Zinco0,32 mg
Cobre0,02 mg
Selênio1,7 mcg
Vitamina A (RE)36,2 mcg
Vitamina A (RAE)35,9 mcg
Vitamina D0,07 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,04 mg
Tiamina0,04 mg
Riboflavina0,27 mg
Vitamina B120,37 mcg
Vitamina C1,13 mg
Equivalente de folato7,05 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA)

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios do iogurte? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá consumi-lo com maior frequência? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (84 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

16 comentários em “Benefícios do iogurte – Para que serve e como fazer”

  1. Tenho uma questão: Será que o iogurte ajuda também nas insónias????
    Obrigado

      • Boa tarde
        Uma Maravilha as Propriedades do Iogurte e Maravilhosa a informação que Nos passa.
        Ontem comecei a fazer o Iogurte Natural, Pretendo mante-lo no Nosso Cardápio.
        Obrigado👏👏👏👏👏

    • Adoro iogurte e agora que sei os benefícios gosto mais ainda. E o bom é que eu mesma produzo o meu próprio iogurte muito obrigada pelas informações.

  2. Tem mais de quarenta anos que faço em casa o meu iogurte natural desnatado, consumindo-o diariamente.
    Uso o mesmo iogurte para fazer o molho do estrogonofe em substituição ao creme de leite e ninguém percebe a presença do iogurte no “picadinho”.

  3. Sou consumidor habitual de iogurte natural desnatado com aveia em flocos e adoçado com estévia. Além de saboroso é nutritivo.

  4. Maravilha, sempre fui fã de iogurt, dificilmente falta em minha alimentação da manhã e da noite e agora sabendo de todos esses benefícios melhor ainda… super que indico pra todos.