Como plantar feijão em casa – Passo a passo e dicas

Especialista da área:
atualizado em 12/04/2021

Clássico companheiro do arroz em muitas casas e restaurantes de todo o Brasil, o feijão é um alimento bem popular. Assim, não é à toa que muitos queiram aprender como plantar feijão em casa.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, ele é bem nutritivo. Por exemplo, em uma porção de 100 gramas de feijão carioca cru ou feijão preto cru é possível encontrar doses de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1 e vitamina B3.

Passo a passo de como plantar feijão

Tipos de feijão - Como plantar feijão

A escolha do tipo de feijão

1. Em primeiro lugar, para aprender como plantar feijão é preciso escolher qual variedade de feijão você vai usar. Por exemplo, as opções incluem feijão preto, feijão manteiga, feijão verde, feijão verde, feijão catarino, feijão branco e feijão frade.

Há ainda o feijão trepador. No entanto, ele dá mais trabalho porque é necessário fazer uma estaca com um pau ou amarrar com um fio para permitir que cresça livremente. Isso porque quando essa variedade é cultivada no chão, ela não rende uma produção de qualidade.

Seguindo em frente

Regar - Como plantar feijão

2. Com os feijões secos em mãos (eles não podem estar cozidos), colocar cada grão em um pedaço de algodão úmido. Acomodar cada algodão com feijão dentro de um copinho descartável. Então, regar de dois em dois dias para permitir que eles germinem.

3. Quando eles germinarem, plantar em copinhos descartáveis com uma mistura de terra vegetal e húmus de minhoca. Ou seja, encher cada copinho até um pouco abaixo da borda com a mistura, fazer um buraquinho no meio, colocar um feijão por copinho e fechar com um pouquinho mais de terra por cima.

4. Fazer a primeira rega e continuar a regar o pé de feijão uma vez por dia. Mas, tome bastante cuidado durante todo o processo para não deixar a planta encharcada.

O transplante: outra parte importante de como plantar feijão

5. Logo depois que as mudas de feijão dos copinhos atingirem aproximadamente 15 cm, deverá ocorrer o transplante para um vaso definitivo.

6. Esse vaso deverá receber uma camada de drenagem com argila expandida, pedriscos ou pedacinhos de isopor (ou outro material de drenagem de sua preferência) e uma manta bidim.

7. Então preencher até quase a borda do vaso definitivo com a mesma mistura de terra vegetal e húmus de minhoca que usou no plantio nos copinhos descartáveis.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Com bastante cuidado, retirar a mudinha do copinho descartável, fazer um buraco no meio da terra do vaso e plantar a mudinha, completando os espaços com mais terra.

9. Fazer a primeira rega no vaso e seguir a regrinha de regar uma vez ao dia, ficando de olho para não encharcar a planta.

10. A colheita poderá ocorrer quando as vagens de feijão estiverem secas. A orientação é retirar cada vagem uma a uma e, só depois, remover os feijões de cada uma delas.

Outras dicas e dados sobre como plantar feijão

  • Não se deve semear o feijão em terrenos onde já tenham sido plantadas culturas da sua família botânica como a soja, o amendoim e a ervilha.
  • A planta se desenvolve bem em localidades quentes. A temperatura ideal fica entre 18º C e 25º C, mas a sua plantação também pode ser feita em uma temperatura entre 15º C a 30º C.
  • Por outro lado, o feijoeiro não suporta temperaturas baixas ou geadas. Assim, o conselho é evitar cultivá-lo em terrenos com baixadas, onde as geadas aparecem regularmente.
  • A alta luminosidade é recomendada como algo importante bom desenvolvimento do feijão. Portanto, a orientação é que o pé de feijão receba entre aproximadamente cinco a seis horas diárias de sol.
  • O solo apropriado para o cultivo do grão deve estar com um pH entre 6,5 e 7, ter boa fertilidade, possuir boa drenagem e ser rico em matéria orgânica;
  • Além disso, a irrigação deve ser feita para manter ligeiramente úmido, porém, jamais encharcado.

Aproveite que você já aprendeu como plantar feijão em casa e conheça receitas diferentes com o alimento, como o hambúrguer de feijão light e o bolinho de feijão assado light.

Vídeo

Não perca o vídeo a seguir! Nele, a nossa nutricionista conta o que você precisa saber antes de comer feijão:

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma comer feijão? Então, conte a seguir como prepara o alimento:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário