Como plantar quiabo em casa – Passo a passo e dicas

Especialista da área:
atualizado em 17/03/2021

Embora tenha uma babinha desagradável que pode fazer com que muitas pessoas o rejeitem, o quiabo é um alimento cheio de benefícios. Assim, muitos querem aprender como plantar quiabo em casa e saber como essa planta pode ser cultivada.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, uma xícara com aproximadamente 100 gramas de quiabo cru contém fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina A, vitamina B1, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C e vitamina K.

Além disso, o verdinho é fonte de antioxidantes e também apresenta alguma quantidade de ferro, vitamina B3, fósforo e cobre.

Então, como plantar quiabo em casa?

Como plantar quiabo

Sabia que o quiabo pode ser plantado em vaso? Portanto, confira o passo a passo de como plantar quiabo em vaso:

1. Recomenda-se deixar as sementes de quiabo de molho em um recipiente com água ao longo de um dia. Além disso, hidratá-las antes de plantar ajuda a apressar a germinação. Sem fazer isso, elas podem demorar mais de três semanas para germinar.

2. Antes de passar o quiabo para um local definitivo é necessário produzir uma muda da sua planta em um vasinho menor. Assim, o primeiro passo é providenciar um vaso pequeno com furo no fundo e enchê-lo com o substrato para plantio.

3. Logo após, fazer buraquinhos no meio do substrato, adicionar as sementes do quiabo e tampá-las bem com a terra do recipiente. Então, regar para umedecer a terra. Mas, tomar cuidado para que ela não encharque.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Logo depois, passar um filme plástico no topo do vaso para manter o solo umedecido. Não esquecer de fazer furinhos no filme plástico para permitir que a planta respire.

5. Ficar de olho no vasinho e ao perceber que as sementes estão começando a germinar, remover o filme plástico. Então, colocar o recipiente em uma área quente, que receba a luz solar direta.

6. Continuar monitorando o desenvolvimento da muda no vasinho. Assim que atingir uma altura de 10 cm, ela estará pronta para ser transplantada. No entanto, ela não pode ter mais de 15 cm na hora do transplante.

A segunda parte de como plantar quiabo: o transplante

7. O transplante da muda é realizado em um vaso grande e com bastante profundidade – quanto maior for o vaso, maior será o pé de quiabo. O recipiente também precisa apresentar furos no fundo, que são importantes para não acumular água.

8. Antes de iniciar o transplante, colocar uma camada de pedrinhas, pedacinhos de madeira ou de isopor no fundo do vaso e cobrir com uma manta de bidim própria para horta caseira. Isso serve para impedir que a terra escape pelos furos do vaso.

9. Então, por um pouco de terra adubada (esse adubo deve ser 100% orgânico e natural) no fundo do vaso grande. Logo após, tirar a muda do vaso pequeno com extremo cuidado e plantá-la no vaso grande e definitivo.

  Continua Depois da Publicidade  

10. Completar com mais terra para ocupar todos os espaços do recipiente, acrescentando terra até preencher a borda do vaso;

11. Enfim fazer a primeira rega no vaso grande e manter a irrigação diariamente. Preferencialmente no primeiro período da manhã ou durante o finalzinho da tarde.

Mais dicas e cuidados sobre como plantar quiabo em casa

Dicas de como plantar quiabo
  • Os locais com clima ameno e quente são as mais adequadas para o cultivo do quiabo. Ele exige temperaturas acima dos 20º C. Por exemplo, aqui no Brasil, o plantio se dá bem nos meses da primavera e verão.
  • Por outro lado, a planta não se desenvolve bem em regiões com temperaturas mais baixas e sujeitas a geadas.
  • O solo ideal é profundo, permeável, rico em matéria orgânica e fértil. A recomendação é que o pH do solo fique entre 6 a 6,5.
  • O vaso com o plantio do quiabo deve ficar em uma área que receba a luz solar direta durante algumas horas por dia, de preferência no início da manhã ou final da tarde. Isso para prevenir que o sol queime as folhas ou desidrate a planta.
  • A irrigação deve manter o solo onde o quiabo foi cultivado sempre úmido. Entretanto, cuidado, pois a terra não pode ficar encharcada.
  • A expectativa é que a colheita aconteça entre 60 a 75 dias após a semeadura nos meses mais quentes e entre 85 a 100 dias depois do plantio nos períodos frios.
  • Os quiabos estão prontos para a colheita quando estão verdes e brilhantes. Para colher o alimento, a regrinha é cortar o caule do vegetal, com as mãos ou com o auxílio de uma tesoura pequena.

Motivos para aprender como plantar quiabo em casa

Aprender como plantar quiabo em casa pode servir como um passatempo. Mas, cultivar quiabo em casa também facilita o acesso ao alimento.

Ao mesmo tempo, ao plantá-lo em casa é possível ter uma versão sem agrotóxicos no alimento. O uso contínuo, indiscriminado e inadequado de agrotóxicos é considerado um relevante problema ambiental e de saúde pública.

Estudos do aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Cleber Cremonese, indicaram que parte dos agrotóxicos pode desregular o sistema endócrino.

Isso ocorre através da alteração dos níveis de hormônios sexuais, provocando efeitos prejudiciais, especialmente para o sistema reprodutor.

  Continua Depois da Publicidade  

A saber, essas reações podem incluir câncer de mama, câncer de ovário, câncer de testículo, câncer de próstata, desregulação do ciclo menstrual, infertilidade, baixa na qualidade do sêmen e malformação de órgãos reprodutivos.

Cremonese concluiu que as exposições crônicas aos agrotóxicos interferem na regulação dos hormônios sexuais nos adultos e na qualidade do sêmen dos jovens nas regiões onde o estudo foi conduzido.

Outros problemas dos agrotóxicos

Além disso, ele afirmou que o uso dos agrotóxicos já foi associado a doenças neurodegenerativas como Parkinson, distúrbios cognitivos, transtornos psiquiátricos, alterações respiratórias e imunológicas, problemas no fígado e nos rins.

Aliás, o uso dessas substâncias também já foi relacionado a complicações na gestação como aborto, malformações congênitas e baixo peso ao nascer.

Assim, o doutorando defendeu intervenções de curto, médio e longo prazo para diminuir ou minimizar os problemas causados pelos agrotóxicos à saúde dos grupos de risco.

Gostou de aprender como plantar quiabo em casa? Então, aprenda mais sobre os benefícios do alimento, com o vídeo da nossa nutricionista:

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e Referências Adicionais

Você gosta de quiabo? Consome o alimento no seu dia a dia? Então, comente abaixo como você usa o legume!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário