Como plantar maçã em casa – Passo a passo e cuidados

Especialista:
atualizado em 02/12/2020

Que tal aprender como plantar maçã? Essa popular e saborosa fruta que contém uma semente no meio. Ao mesmo tempo, não podemos deixar de citar que a maçã, uma fruta saudável e cheia de benefícios que podemos comer in natura.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, podemos consumir a fruta na companhia de iogurte, mel ou granola ou usar em receitas de sucos, bolos integrais e saladas de frutas, por exemplo.

Aliás, se você é daqueles que não recusa uma porção de maçã, parabéns! Afinal, ela serve como fonte de nutrientes importantes para o organismo, como carboidratos, fibras, potássio, vitamina C e antioxidantes.

Aprender como plantar maçã em casa

Como plantar maçã

É uma boa não somente para quem gosta de cultivar os próprios alimentos. Do mesmo modo, para quem tem o plantio como um passatempo que serve para entrar em contato com a natureza e desconectar-se do estresse do mundo moderno.

Entretanto, aprender como plantar maçã em casa exige muita paciência e espera até a época da colheita. Ao mesmo tempo, depois que todo esse tempo passa é possível ter um acesso fácil e rápido a uma maçã fresca.

E o melhor: é possível assegurar que ela esteja livre de agrotóxicos. Isso porque ao cultivar a própria maçã dá para controlar todas as etapas de produção do alimento.

E então, como plantar maçã em casa?

Plantar maçã

1. Providenciar sementes de maçã. Dá para retirar da fruta ou comprar de um distribuidor autorizado. Se acaso optar por retirar as sementes do alimento, limpe bem e coloque para secar ao ar livre;

2. Botar as sementes em cima de um papel toalha e acrescentar algumas colheres de solo para plantar (turfa). Logo após, adicionar algumas gotinhas de água para umedecer.

3. Então, misturar a terra de modo que as sementes fiquem bem cobertas. Transferir as sementes misturadas ao solo para um saco hermético, fechar bem e levar à geladeira.

4. Deixar por lá ao longo de um a dois meses em uma temperatura de 5º C a 10º C. De tempos em tempos, certificar-se de que o solo permanece úmido;

  Continua Depois da Publicidade  

5. Quando as sementes tiverem germinado, removê-las da geladeira. Escolher um pote de no mínimo 15 cm e preencher com uma boa mistura de terra, garantindo que tenha uma boa drenagem (um pote com furinhos no fundo também ajuda aqui).

6. Além disso, colocar de uma a duas sementes no recipiente em uma profundidade de 2 cm a 5 cm e cobrir com adubo natural e orgânico;

7. Regar para manter o solo úmido e continuar a irrigação ao longo de todo o cultivo, tomando cuidado para evitar poças. Colocar o pote com as sementes de maçã em uma área bem iluminada;

Do pote para o quintal

9. Outro ponto importante de como plantar maçã é limpar a terra do seu terreno ou quintal. Remova todas as ervas daninhas pela raiz para que não cresçam outra vez e retirar todos os resíduos e os restos de culturas anteriores. Isso serve para a macieira receber um bom teor de nutrientes;

10. Então, umedecer a terra do terreno ou quintal antes de plantar a árvore da maçã para diminuir os riscos de que as sementes se movimentem pela força da água;

11. Passar e espalhar uma camada de 2,5 cm de composto sobre o solo. Se a intenção for plantar várias sementes para depois transplantá-las, a orientação é criar sulcos de 2,5 cm de profundidade. Se criar vários sulcos, separar em uma distância de 30 cm entre eles;

12. Cuidadosamente, retirar as sementes do pote. Logo depois, fazer buraquinhos no solo para introduzi-las em uma profundidade de 2 cm a 5 cm.

13. Cobrir com um pouco de solo. Caso plante várias sementes, deixar cada uma separada por 30 cm de distância da outra;

  Continua Depois da Publicidade  

14. Cobrir os brotinhos de sementes recém-plantados com uma fina camada de solo. Na sequência, polvilhar outra camada, desta vez de 2,5 cm de areia, por cima do chão ou terreno que cobre esses brotinhos. Isso serve para proteger contra o endurecimento em caso de frio;

15. Aguardar alguns dias até que os botões se fortaleçam. Certificar-se de que eles sejam mantidos úmidos, bem iluminados e ventilados até alcançarem entre 30 cm a 60 cm de altura.

16. Se a semeadura for ao ar livre, cobrir a planta com uma tela de malha para proteger as sementes conforme elas crescem.

Sobre o enxerto

17. Quando se trata de como plantar maçã, o enxerto não é obrigatório fazer. Entretanto, é importante para assegurar que a macieira produza frutos.

A saber, enxertar significa inserir o corte de uma árvore que produz frutos no tronco da sua árvore (as duas devem ser compatíveis). Assim, elas se fundem, transformando-se em uma única planta.

Como o processo pode ser mais complicado e existem diferentes possibilidades de se fazer um enxerto, a recomendação é que você consulte um especialista que indicará qual o método mais eficiente e ensinará como ele deve ser executado.

O transplante

18. No plantio em fileiras, ao atingir uma altura e uma espessura considerável, deve-se transplantar as plantas para um local definitivo, preferencialmente em um dia frio e sem vento. Se o solo estiver congelado, muito encharcado ou muito seco, o transplante não deve ocorrer;

19. Se estiver tudo certo para o transplante, cavar um buraco grande e profundo o suficiente na terra para que a raiz da árvore cresça e de desenvolva com facilidade. A saber, o buraco deve apresentar no mínimo o dobro do tamanho da raiz.

20. Tirar com bastante cuidado a muda e plantar no buraco que acabou de fazer, certificando que nenhuma raiz ficou para fora do buraco.

21. Encher o buraco com terra de modo que o gargalo da raiz, ou seja, onde o caule inicia, não fique enterrado, mas sim no nível do solo. Forçar a terra para compactar e eliminar bolsas de ar;

22. A expectativa é que demore aproximadamente quatro anos para que as árvores atinjam 1,5 m de altura e em torno de 10 anos antes que comecem a dar frutos;

23. Durante o ciclo de vida da macieira é necessário fazer uma poda regular, removendo as folhas que apresentarem más condições, por exemplo.

24. No entanto, a poda não deve ocorrer nos primeiros cinco anos porque isso atrapalha o crescimento de árvores jovens. Peça orientações a um especialista para saber direitinho como podar a sua macieira.

Outras dicas de como plantar maçã em casa

  • O período ideal para iniciar o cultivo da fruta é de julho a setembro;
  • Já a temperatura apropriada fica entre 18º C a 23º C, não podendo ultrapassar os 25º C durante o verão.
  • Recomenda-se acumular no inverno certo número de horas de frio abaixo dos 7,2º C para que a planta supere a dormência típica da espécie. Além disso, a chuva também é importante para o cultivo da maçã;
  • Caso plante a macieira em uma localidade onde há a ocorrência de ventos fortes, a orientação é adotar plantas quebra-ventos como cerca;
  • O solo do cultivo da maçã deve ser bem drenado e não compactado.
Fontes e Referências Adicionais

Você já sabia como plantar maçã em casa? Sua experiência deu certo? Então, conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário