Cuxá, uma comida típica do Maranhão: o que é e receita 

publicado em

O cuxá é uma comida típica do Maranhão, feita com as plantas da vinagreira, que é uma hortaliça da família Malvaceae, a mesma família do quiabo e algodão. As folhas da vinagreira, ou folhas de cuxá, têm um gosto levemente azedo e ácido, sendo muito combinado com arroz e camarão seco na culinária maranhense.

Uma curiosidade é que a vinagreira e o hibisco vêm da mesma planta, a espécie Hibiscus sabdariffa. No entanto, o hibisco se refere apenas ao cálice da flor da vinagreira. As flores, sementes, caules e folhas podem oferecer vários benefícios para a saúde, incluindo função antioxidante, diurética, anti-hipertensiva e analgésica.

O arroz de cuxá combinado com o camarão seco é um prato muito popular e saboroso para almoços especiais em família. Então, conheça os benefícios do cuxá e aprenda como fazê-lo.

5 benefícios da folha de cuxá

Vinagreira
A vinagreira e o hibisco vêm da mesma planta, a espécie Hibiscus sabdariffa

Todas as partes da planta Hibiscus sabdariffa, incluindo as folhas de cuxá, promovem diversas propriedades nutricionais para o corpo, como:

  1. Equilíbrio dos níveis de glicose: já que possui ácidos orgânicos, como o ácido tartárico, que ajuda a melhorar a resposta da insulina à glicose.
  2. Diminuição da pressão arterial: através da ação dos flavonoides no sistema de sódio/potássio, que estão relacionados à manutenção da pressão arterial.
  3. Controle dos níveis de colesterol: com o auxílio dos flavonoides que atuam no sistema vascular e ajudam a aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom), assim como os esteróis, que ajudam a diminuir a absorção de colesterol LDL (colesterol ruim), portanto, reduzindo seus níveis no sangue.
  4. Função analgésica e antiespasmódica: por meio da ação do ácido málico, que estimula um maior desempenho do músculo e melhora sua resistência.
  5. Propriedades antioxidantes: através de micronutrientes como antocianinas, vitamina C, polifenóis, fitoesteróis, flavonoides, entre outros.
  6. Propriedade diurética: gerada pelos antioxidantes que inibem a retenção de líquidos.

Além disso, as fibras alimentares contidas nas folhas também podem melhorar a digestão e auxiliar no combate à prisão de ventre e outros problemas intestinais.

Leia também: Benefícios do chá de hibisco – Como preparar e cuidados.

Como fazer arroz de cuxá?

Arroz de cuxá
Imagem: via Band

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz
  • 1 maço de vinagreira (cuxá)
  • 2 xícaras de água
  • 1 cebola média picada
  • 4 dentes de alho picados
  • ½ maço de cheiro-verde
  • ½ pimentão verde picado
  • ½ pimentão vermelho picado
  • 150g de camarão seco
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite

Modo de preparo:

  1. Primeiro, cozinhe as folhas de vinagreira em uma panela com água fervente. Quando as folhas começarem a ficar murchas, desligue o fogo.
  2. Bata no liquidificador as folhas com 2 xícaras de água.
  3. Em seguida, refogue ½ cebola e 2 alhos picados com azeite.
  4. Adicione o arroz na panela e refogue por mais 2 minutos.
  5. Então, acrescente a água com as folhas de vinagreira na panela do arroz. Se necessário, acrescente mais água até cobrir todos os grãos de arroz.
  6. Acrescente o sal e a pimenta-do-reino. Deixe ferver em fogo baixo por, aproximadamente, 25 minutos ou até toda a água evaporar.
  7. Enquanto espera o arroz cozinhar, refogue o camarão com coentro, 2 alhos picados, ½ cebola e os pimentões.
  8. Por fim, sirva o arroz de cuxá acompanhado do camarão.
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar no cuxá? O que achou dos benefícios? Pretende experimentar agora? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário