14 Benefícios da Água de Jamaica – Como Fazer, Receita e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Com uma bela coloração vermelho escura, a água de Jamaica é uma bebida preparada em forma de chá, que é encontrada no Caribe e na América Central. Também conhecida como água ou chá de hibisco, a preparação pode ser servida tanto quente quanto gelada, sendo relaxante e refrescante.

Ela é preparada a partir das flores da vinagreira, uma planta medicinal também conhecida como hibisco, conhecida por suas propriedades diuréticas, anestésicas, laxantes, aromatizantes, antiespasmódicas, digestivas, laxantes e vasodilatadoras. Vamos conhecer a partir de agora14 benefícios da água de Jamaica para a saúde e boa forma:

1. Ação diurética

A água de Jamaica proporciona certo efeito diurético, ou seja, que estimula a eliminação do excesso de líquido retido no corpo por meio da urina. Isso beneficia quem sofre com a retenção hídrica porque combate o inchaço causado por ela.

A ação também favorece o emagrecimento pois a retenção de líquido pode estar associada ao peso elevado.

2. Nutritiva

As flores de hibisco – ou vinagreira – são fonte de diversos nutrientes como proteínas, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.

3. Saúde do coração

Uma pesquisa mostrou que o chá das flores de hibisco pode auxiliar a diminuição da pressão arterial e contribuir para que o sistema cardiovascular seja mais saudável. Um experimento verificou que de 35 pessoas que consumiram a água de Jamaica uma vez ao dia, uma taxa de 79% registrou uma redução de 10 pontos em sua pressão arterial.

4. Fortalecimento dos dentes e dos ossos

As flores da vinagreira são fonte de cálcio. Por tal motivo, a bebida que as utiliza como ingrediente principal pode colaborar para que pessoas que a consomem tenham os ossos e os dentes mais fortalecidos.

5. Estímulo ao sistema imunológico

Como já vimos acima, a água de Jamaica é fonte de vitamina C, um nutriente que fortalece e melhora o sistema imunológico do organismo humano, deixando-o mais equipado para lutar contra vírus e bactérias que atacam o corpo.

A vitamina C também contribui em relação ao fluxo sanguíneo, à cicatrização de feridas, à regulação dos níveis de glicose no sangue, à melhoria dos sintomas da asma, além de colaborar com a melhoria da visão.

6. Emagrecimento

Além do efeito diurético, as flores de hibisco também atuam atrapalhando a absorção do amido (carboidratos) de alimentos ricos na substância.

Entretanto, os benefícios neste sentido não param por aí: a água de Jamaica também contribui com a aceleração do metabolismo. Um metabolismo mais acelerado torna o processo de eliminação de gorduras e calorias por parte do corpo mais eficiente, o que é ótimo para a perda de peso, tendo em vista que o emagrecimento é alcançado a partir de uma queima calórica em maior quantidade do que o consumo de calorias.

Obviamente, a bebida não serve como uma poção mágica para a perda de peso, simplesmente auxilia o processo. Assim, além de incluí-la na dieta, para emagrecer é fundamental seguir uma alimentação saudável, equilibrada, controlada e nutritiva e praticar exercícios físicos com regularidade com foco na potencialização da queima calórica.

7. Ajuda a respirar com mais facilidade

A água de Jamaica afasta aquela sensação incômoda de nariz entupido. Isso porque ela contribui para que a respiração ocorra com maior facilidade, diminuindo o estreitamento das vias respiratórias.

8. Ameniza a ressaca

A água de Jamaica trabalha também na diminuição dos índices de absorção de álcool por parte do organismo, reduzindo os efeitos da substância no corpo. Isso significa que a bebida diminui a ressaca e os efeitos que acompanham o problema como dores de cabeça e náuseas.

Auxílio ao tratamento de problemas de saúde

A vinagreira, cujas flores dão origem à água de Jamaica, ainda pode ser utilizada como auxiliar no tratamento das seguintes condições:

9. Febre

10. Espasmos gastrointestinais

11. Cólicas uterinas

12. Má digestão

13. Gastroenterite: Inflamação que compromete os órgãos do sistema gastrointestinal, está relacionada à intoxicação alimentar e causa febre, enjoo, perda de apetite, desidratação, dores abdominais e diarreia.

14. Pressão alta.

Como fazer: receita de água de Jamaica 

Ingredientes:

  • ½ xícara de cálices de flores de vinagreiras secas (flor de Jamaica);
  • 8 xícaras de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar 4 xícaras de água em uma panela e levar para ferver;
  2. Adicionar ½ xícara de flor de Jamaica (flores de vinagreiras secas) e o açúcar ou adoçante a gosto;
  3. Deixar ferver durante aproximadamente dois minutos. Mexer a panela ocasionalmente durante este período;
  4. Desligar o fogo e deixar a mistura descansar, em infusão, por cerca de 10 minutos;
  5. Coar a mistura em outro recipiente. Acrescentar as quatro xícaras restantes de água (que deve estar gelada) e mexer bem. Servir-se com gelo ou levar ao refrigerador para deixar a bebida bem geladinha na hora em que for tomar. Caso prefira a bebida quente, esquentar um pouquinho e consumir logo após o preparo.

Cuidados com a água de Jamaica

A bebida é feita a partir das flores secas da vinagreira, uma planta que pode trazer efeitos colaterais como vômitos e diarreia quando é consumida de maneira excessiva.

Sua ingestão não é recomendada para mulheres que estejam grávidas. Isso porque pode dar início à menstruação, o que pode causar um aborto. A água de Jamaica também não é segura para mamães que estejam amamentando seus filhos e pessoas que sofrem com pressão arterial baixa, por atuar justamente diminuindo a pressão.

Por reduzir também os níveis de glicose no sangue, ela também pode ser prejudicial para quem sofre com diabetes e já faz tratamento para controlar as taxas de açúcar sanguíneas, resultando em uma hipoglicemia (quando as taxas de glicose ficam baixas demais).

Pelo mesmo motivo, a bebida pode dificultar o controle dos níveis de açúcar no sangue de pessoas durante e depois a realização de cirurgias. Assim, recomenda-se parar de tomar a água de Jamaica duas semanas antes da data marcada para uma operação.

Tenha em mente ainda que apesar de ajudar a tratar os problemas de saúde mencionados acima, a bebida não deve ser utilizada sozinha como forma de lidar com as condições. Além de tomá-la, é necessário seguir o tratamento completo, conforme as orientações passadas pelo médico.

Outro cuidado importante é o de consultar o médico antes de tomar a água de Jamaica caso sofra de uma condição específica de saúde e/ou tome qualquer tipo de remédio para se certificar de que não existe o risco de interação.

Você já tinha ouvido falar na água de Jamaica? Pretende inseri-la em seu dia a dia, agora que conhece todos os benefícios da bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “14 Benefícios da Água de Jamaica – Como Fazer, Receita e Dicas”

  1. Já faço uso . Durante muitos anos uso as folhas da planta no suco verde e na salada verde co as faço. Já a água de Jamaica consumo gelada e as sépalas do fruto faço geleia e uso também na salada. É uma delicia !

  2. Tomei num restaurante mexicano, em São Paulo mesmo e gostei muito do sabor! Já gostava do chá de hibisco, mas, esta “versão” me surpreendeu!

  3. Experimentei a água de Jamaica durante minha viagem ao México e achei deliciosa. Já havia experimentado na forma de chá, mas não apreciei tanto quanto a água. Virei fã e tomo sempre!