A Dieta da Melancia – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/04/2020

Entenda como funciona a dieta da melancia, quais são seus benefícios, confira um cardápio com os alimentos para segui-la e mais dicas.

A melancia ganha destaque em diversas dietas para perda de peso, mas a verdade é que a fruta pode contribuir de forma significativa para emagrecer e é estrela de uma dieta específica – a dieta da melancia.

O sabor doce da fruta pode ser utilizado no seu cardápio para refrescar, principalmente em dias quentes, mas ainda pode contribuir para a desintoxicação e perda de peso. Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios da melancia e, consequentemente, os que a dieta da melancia pode oferecer a você.

Propriedades da melancia

A melancia não é apenas refrescante – a fruta é constituída por cerca de 91% de água e contém apenas 6% de açúcar. Ela pode se destacar por contribuir com diversos nutrientes que são essenciais para sua qualidade de vida. Ela contribui com vitaminas de complexo B, como B1, B6 e beta-aroteno, Potássio e Magnésio, além de conter licopeno, que é um antioxidante natural que pode agir contra o envelhecimento das células.

Você pode achar que os pontos positivos são apenas esses, mas a melancia ainda é pouco calórica: ao consumir 100 gramas da fruta, você estará somando apenas 30 calorias ao seu plano alimentar.

Como funciona a dieta da melancia?

A dieta da melancia é uma dieta desintoxicante e pouco calórica. É importante que você saiba que essa dieta pode ser encontrada com diversas metodologias, mas basicamente, o plano alimentar consiste em inserir essa fruta tão saudável em diversas refeições do dia a dia.

Vamos trazer um exemplo saudável e que pode trazer resultados efetivos.

  • Fase 1: A primeira fase consiste nos três primeiros dias da dieta da melancia e é recomendado que seja consumida em todas as refeições do dia, aliada a outros alimentos leves, nutritivos e saudáveis como vegetais folhosos, frutas, carboidratos complexos e proteínas magras.
  • Fase 2: A segunda fase dessa primeira versão da dieta da melancia recomenda a inclusão da fruta em apenas duas refeições do dia. A melancia pode ser consumida nos lanches entre as principais refeições. Essa fase pode durar do sexto ao décimo ou décimo terceiro dia.

Ideia de Cardápio

Café da manhã:

  • 1 tigela de cereais integrais com leite;
  • 1 fatia de pão integral;
  • 1 fatia de queijo.

Lanches:

  • 2 ou 3 fatias de melancia.

Almoço e jantar:

  • A escolha das seguintes opções: frango cozido ou grelhado (sem pele), peixe ou carne magra sem gorduras adicionadas.
  • 1 salada feita com todos os vegetais que você quiser. Você poderá temperar a salada com azeite de oliva e/ou limão.
  • 150 gramas de arroz integral, de preferência apenas no almoço.
  • Pode ser comida 1 fatia de melancia de sobremesa, caso seja da sua vontade.

Dicas

  • Mantenha-se longe de alimentos gordurosos e doces, pois eles podem comprometer os resultados da dieta da melancia e podem retardar os resultados da desintoxicação.
  • Evite consumir café e bebidas alcóolicas durante a dieta da melancia.
  • Beba bastante água. Sabemos que a melancia contribui com grande quantidade de água, mas é a bebida que poderá auxiliar promovendo saciedade e hidratando seu corpo para uma desintoxicação mais segura, assim repondo os líquidos possivelmente fundamentais para seu organismo.
  • Reservar um período para dormir é fundamental, pois é nesse momento que seu corpo se recuperará para as atividades do dia seguinte. A dieta é hipocalórica, por isso, deve-se obter o máximo de energia possível para garantir o bom rendimento para as futuras atividades.

Acompanhamento de nutricionista

A dieta da melancia pode ser a alternativa perfeita para você que deseja resultados rápidos de perda de peso, mas é importante que você entenda que o ideal é ter uma avaliação de um nutricionista para um acompanhamento personalizado a fim de montar uma dieta que funcione especificamente para seu organismo.

Exercícios físicos

Uma boa alimentação é indispensável para uma perda de peso saudável, mas devemos lembrar que perder peso requer gastar mais energia diariamente, assim, queimando mais e consumindo menos calorias, seu corpo se adequará gradativamente ao novo estilo de vida a ser adotado.

Os exercícios físicos são a melhor ferramenta para contribuir com a queima calórica e também para o bom funcionamento de seu metabolismo. Adote o hábito de praticar exercícios físicos e mantenha seu corpo em equilíbrio física e mentalmente.

Você já tinha ouvido falar da dieta da melancia? Qual opção você gostou mais? Acha que conseguiria segui-la pelo tempo determinado? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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4 comentários em “A Dieta da Melancia – Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. rsrsr eu gostei, vou ate fazer uma publicacao amanha pois hoje estou sem tempo, muito bom, prefiro melao mas essas dicas sao perfeitas, bora fazer o suco de melancia