Dieta líquida pode reverter diabetes tipo 2, diz estudo

Especialista:
atualizado em 02/10/2020

Especialistas estão cada vez mais preocupados com o crescimento da diabetes tipo 2 no mundo. Só no Brasil, por exemplo, ela já atinge cerca de 2 milhões de pessoas.

Alguns estudos procuram entender como diminuir os sintomas e os efeitos da doença. Principalmente quando sabemos que ela é um dos fatores de risco do novo coronavírus.

Em um destes estudos, a dieta líquida surgiu como um provável aliado para reduzir os sintomas da diabetes tipo 2. A pesquisa britânica propôs a adoção de uma dieta envolvendo shakes e sopas para pacientes diabéticos, a fim de reverter a condição.

Com resultados satisfatórios, os pesquisadores agora vão ampliar os estudos. Uma grande esperança para quem convive com a doença há muito tempo. Veja então como a dieta líquida pode ajudar na redução dos sintomas da diabetes:

Como funciona o estudo

Diabetes

De acordo com os especialistas, o excesso de peso torna mais difícil a ação da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas. O estudo, realizado pelo Serviço Nacional de Saúde Britânico com pacientes diabéticos, verificou o impacto de uma dieta líquida de baixa caloria.

O estudo envolveu 30 homens e mulheres com idades entre 25 e 80 anos. Estes pacientes viviam com diabetes tipo 2 há pelo menos 23 anos.

Os primeiros resultados mostraram que quase metade daqueles que fizeram a dieta conseguiram reverter a doença após um ano. Ou seja, o estudo apontou que a mudança alimentar conseguiu reverter a doença em 46% das pessoas no primeiro ano depois do estudo.

Além disso, 64% dos indivíduos que perderam mais de 10 quilos mantiveram os resultados dois anos após o fim da pesquisa.

NHS pretende expandir estudo

Após alguns meses de shakes e sopas, quando os participantes alcançam alguma perda de peso, os alimentos sólidos são reintroduzidos. Tudo feito com suporte para ajudar a pessoa a manter uma dieta nutritiva e exercícios regulares.

Os pesquisadores acreditam que a reversão da doença foi possível porque a dieta rigorosa consegue alterar a gordura ao redor do pâncreas. Este controle, por sua vez, ajudou a recuperar a produção de insulina. Por isso, pôde-se reverter a diabetes.

Com este resultado positivo, o Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS) pretende agora ampliar o estudo. Pessoas que vivem com diabetes tipo 2, que têm peso pouco saudável e foram diagnosticadas com a doença nos últimos seis anos poderão participar da pesquisa.

Você já experimentou fazer uma dieta líquida? Pretende aderir por conta dos resultados da pesquisa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário