Dieta vegetariana pode minimizar riscos de demência na velhice

Especialista da área:
atualizado em 06/05/2021

Um novo estudo demonstrou que uma dieta à base de vegetais e com poucas proteínas de origem animal diminui as chances de mulheres mais velhas sofrerem de morte causada por demência.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com os especialistas, uma dieta mais saudável tem um impacto significativo na velhice e na qualidade de vida de mulheres e homens mais velhos.

Dessa forma, entenda como uma dieta vegetariana pode ajudar você a proteger seu cérebro e veja algumas dicas importantes para manter essa dieta de forma mais saudável.

Risco de morte por demência em mulheres diminui com dieta vegana

Um dos pilares de uma vida mais saudável é uma boa alimentação. Um estudo recentemente publicado no Journal of the American Heart Association, uma das principais publicações na área médica, comprova isto.

A pesquisa analisou dados de mais 100 mil mulheres na pós-menopausa que participaram da Women’s Health Initiative. Esta iniciativa é um estudo federal de longo prazo que busca estratégias para prevenir doenças em mulheres idosas.

A coleta dos dados ocorreu entre 1993 e 1998, quando algumas mulheres responderam a um questionário detalhado sobre sua dieta.

Como resultado, a pesquisa demonstrou que mulheres mais velhas cuja dieta seja na maior parte da proteína vegetal têm 21% menos probabilidade de sofrer uma morte relacionada à demência.

Do mesmo modo, essas mulheres possuem 12% menos probabilidade de morrer de doenças cardíacas. Isso comparando com mulheres que comeram pouca ou nenhuma proteína vegetal.

vegetariana

Da mesma forma, o estudo apontou que consumir carne vermelha aumenta as chances de doenças cardíacas. Segundo os pesquisadores, mulheres que comiam carne vermelha em excesso tinham até 12% mais chances de ter problemas no coração.

Consumir ovos aumenta em até 24% as chances de doenças cardíacas segundo a pesquisa, enquanto laticínios aumentam as chances de problemas no coração em 11%.

  Continua Depois da Publicidade  

A pesquisa associou, ainda, o consumo de ovos com um risco 10% maior de morrer de câncer.

Benefícios da dieta à base de plantas

Diversos estudos procuram compreender os efeitos de uma dieta à base de plantas na saúde.

Um outro estudo, por exemplo, também demonstrou que uma dieta rica em frutas, legumes e grãos integrais e pobre em produtos de origem animal, como carne e laticínios, reduz o risco de declínio cognitivo na velhice.

A pesquisa foi realizada pela Universidade Nacional de Cingapura (NUS) e pela Faculdade de Medicina Duke-NUS.

Os dados foram obtidos através do Singapore Chinese Health Study, um estudo de corte populacional de 63.257 chineses que vivem em Cingapura.

“Nosso estudo sugere que a manter um padrão alimentar saudável é importante para a prevenir o comprometimento cognitivo”, conforme explica Koh Woon Puay, professor das universidades e responsável pela pesquisa.

De acordo com o pesquisador, esse padrão não é sobre a restrição de um único item alimentar, mas a composição de um hábito geral que recomenda reduzir as carnes vermelhas, principalmente as processadas.

Do mesmo modo, segundo Puay, é importante incluir muitos alimentos à base de plantas: legumes, frutas, nozes, feijões, grãos integrais e peixe na sua dieta.

  Continua Depois da Publicidade  

Dicas para manter uma alimentação saudável

Como vimos, manter uma alimentação saudável reduz os riscos de demência durante a velhice. Sendo assim, selecionamos algumas dicas importantes para que você possa ter uma alimentação e uma vida mais equilibrada.

  1. Diminua o consumo de alimentos processados;
  2. Utilize óleos e gorduras em pequenas quantidades;
  3. Consuma com moderação também açúcar e sal;
  4. Coma com regularidade e atenção, em ambientes apropriados.

E então, gostou das dicas?

Como está a sua alimentação nesta pandemia? Conte para gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário