Tipos de corpo: descubra o seu através de testes simples

Especialista da área:
atualizado em 03/04/2021

Você sabe qual é o seu tipo de corpo? Conhecer em qual categoria o seu corpo se encaixa é essencial se você busca uma rotina mais saudável.

  Continua Depois da Publicidade  

Sendo assim, saber essa informação é fundamental na hora de decidir qual programa de treinamento e qual dieta para emagrecer ou construir massa muscular você deve escolher.

Entretanto, você deve estar se perguntando como fazer isso, certo?

A boa notícia é que é possível descobrir qual o seu tipo de corpo ao fazer um teste rápido que pode ser realizado aí mesmo, diretamente da sua casa.

Além disso, depois do teste vamos explicar os diferentes tipos de corpo feminino, e dar dicas de roupas para valorizá-lo.

Teste do tipo de corpo

Este teste é composto por uma série de perguntas de múltipla escolha – com opções A, B e C. Dessa forma, você deve escolher uma única alternativa em cada pergunta, anotá-las e no final contabilizar qual das alternativas foi a mais escolhida.

Com essas explicações em mente, vamos às perguntas:

1. Quando você era criança, como era o seu corpo?

  • (A) Criança magrinha;
  • (B) Peso normal, mediano, vestia sempre a roupa adequada à idade;
  • (C) Criança gordinha.

2. Qual é a medida da sua região do peitoral?

mulher medindo a circunferência do peito (busto)

Para descobrir isso meça com uma fita métrica, passando por trás das costas na altura do mamilo. Entretanto, se você não têm uma fita métrica à disposição a solução é tentar uma estimativa.

  • (A) Se você é homem, 109 cm ou mais; se você é mulher, 106 cm ou mais;
  • (B) Se você é homem, entre 94 e 109 cm; se você é mulher, entre 89 e 106 cm;
  • (C) Se você é homem, 94 cm ou menos; se você é mulher, 89 cm ou menos.

3. Para você, normalmente é:

  • (A) Difícil ganhar peso e massa muscular;
  • (B) Fácil ganhar massa muscular, e não vem acompanhado de uma grande quantidade de gorduras;
  • (C) Fácil ganhar massa muscular, mas junto ganha uma quantidade expressiva de gorduras.

4. Como é a proporção dos seus ombros em relação aos seus quadris?

  • (A) Ombros são mais estreitos e menores do que os quadris;
  • (B) Ambos são praticamente iguais, em uma espécie de linha reta;
  • (C) Ombros são mais largos e os quadris são mais fininhos.

5. Com o que o seu corpo se parece mais?

  • (A) Um retângulo;
  • (B) Uma ampulheta;
  • (C) Uma pera.

6. O que acontece quando você mede a circunferência do pulso com o dedo médio e o polegar da mão?

medindo circunferência do pulso
  • (A) Um dedo se sobrepõe ao outro;
  • (B) Os dedos apenas se tocam, sem que um se sobreponha ao outro;
  • (C) Os dedos não se tocam, portanto não conseguem fechar o pulso.

Resultados

Agora que você já respondeu as perguntas vamos contabilizar qual letra você mais marcou para descobrir em qual dos resultados você se encaixa.

ectomorfo mesomorfo endomorfo

Mais letra A: Biotipo Ectomorfo

São aquelas pessoas que apresentam dificuldades para ganhar massa muscular e para ganhar peso. Portanto, para as pessoas que se encaixam neste biotipo é recomendado:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Dormir bem;
  • Consumir bastante água todos os dias;
  • Se alimentar com carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis ao longo do dia;
  • Fazer refeições de três em três horas, de modo que tenha uma grande frequência de consumo alimentar e forneça um aporte de calorias maior do que a média ao seu organismo.

Essa ingestão de alimentos mais alta e mais frequente é necessária para que se produza diversos picos do hormônio insulina ao longo do dia para ganhar mais peso.

Além disso, para que esse peso seja conquistado também na forma de massa muscular, o ectomorfo precisa se dedicar ainda ao treino de força.

Entretanto, os exercícios aeróbicos também podem ser recomendados, mas é importante que eles não sejam realizados em excesso. Por isso é importante conferir em detalhes dicas de treino e dieta para ectomorfo em outro artigo.

Mais letra B: Biotipo Mesomorfo

Este é o biotipo que é o sonho de qualquer pessoa, ou seja, aquele indivíduo que consegue construir uma proporção boa entre gorduras e músculos sem grandes dificuldades.

No entanto, isso não significa que as pessoas que apresentam este tipo de corpo podem comer qualquer coisa ou deixar de lado as atividades físicas. Além disso, isso não significa que estas pessoas são mais saudáveis que aquelas que apresentam os outros biotipos.

Desse modo, para este biotipo também valem as recomendações de dormir bem, consumir bastante água e alimentar-se de maneira equilibrada, fornecendo carboidratos saudáveis, proteínas e gorduras boas ao organismo.

Além disso, é importante seguir algumas dicas de treino e dieta para mesomorfo para se manter saudável e com o corpo desejado.

Mais letra C: Biotipo Endomorfo

É aquela pessoa que apresenta um metabolismo mais lento, ou seja, que possui facilidade para ganhar peso e bastante dificuldade para perder gorduras.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, para quem se encaixa neste grupo é aconselhável:

  • Consumir carboidratos de baixo índice glicêmico, como por exemplo carboidratos complexos;
  • Fazer uma dieta low carb, preferencialmente acompanhada por um médico e/ou o nutricionista;
  • Jejum intermitente pode ser uma boa opção para potencializar a lipólise, ou seja, a queima de gorduras. No entanto, o acompanhamento profissional também é importante.

Além disso, para o endomorfo controlar o peso e permanecer saudável, também é recomendado praticar um volume elevado de atividades físicas ao longo da semana ou optar por treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT).

Resumidamente, pessoas com esse biotipo podem chegar nos resultados almejados da mesma forma que os outros dois biotipos. Entretanto, é comum que tenham que se esforçar um pouco mais no treino e seguir direitinho a dieta adequada.

Em outro artigo temos algumas dicas de treino e dieta para endomorfo que podem inspirar você a adicioná-las na sua rotina.

Diferentes formas do corpo feminino

tipos de corpos femininos

Quando falamos em forma de corpo, estamos falando mais especificamente sobre o desenho do seu corpo, que pode ser em forma de pera ou triângulo, triângulo invertido, maçã, retângulo ou ampulheta.

Diferentemente do tipo físico de corpo (ectomorfo, mesomorfo e endomorfo), descobrir qual é a sua silhueta não vai ajudar você a elaborar a melhor dieta e treino, mas vai ajudar a escolher as roupas que mais valorizam o seu corpo.

Como descobrir qual é a minha silhueta?

Apesar de ser possível ter uma ideia de qual é o formato do seu corpo somente olhando no espelho, você pode ter uma resposta mais precisa se medir seu corpo com uma fita métrica conforme descrito abaixo:

  1. Vestindo um sutiã de tamanho adequado faça a medição do seu busto posicionando a fita métrica na parte de maior volume;
  2. Para medir seus ombros você deve posicionar a fita métrica na parte mais alta e fazer a volta sem deixar a fita escorregar;
  3. A medição da cintura é feita posicionando a fita métrica acima do umbigo, normalmente é a parte mais fina do seu torso;
  4. Ao manter os pés na largura dos ombro, posicione a fita métrica no ponto mais largo do quadril e anote a medida verificada.

Verifique qual é a forma do seu corpo

Após verificar as suas medidas e anotá-las é hora de interpretar os resultados e descobrir qual é a sua silhueta.

corpo ampulheta

Ampulheta

Se o seu busto e quadril tem quase as mesmas medidas e a cintura mais fina, você provavelmente tem o corpo ampulheta.

Assim sendo, aposte no ponto forte do seu corpo que é a cintura e use looks que a valorizem, como por exemplo, calças e saias de cintura alta e vestidos com cintos. Além disso, você pode alongar a silhueta com decotes em V ou estampas de listras verticais.

corpo pera ou triângulo

Pera ou triângulo

Se você possui bustos e ombros mais estreitos, e quadril mais largo, o seu tipo de corpo é conhecido como pera.

Portanto, para balancear a silhueta o ideal é usar blusas e casacos com estampas ou texturas, chamando a atenção para a parte superior do corpo.

corpo triângulo invertido

Triângulo invertido

A mulher que possui esse tipo de corpo tem ombros mais largos e bustos maiores, mas com quadris estreitos.

Dessa forma, apostar nos looks que possuem mais volume na parte de baixo pode ser uma boa opção para equilibrar com os ombros. Também é legal usar blusas mais escuras e com gola V e calças com boca larga.

corpo retângulo

Retângulo

Neste formato de corpo o quadril, o busto, os ombros e a cintura têm praticamente as mesmas medidas, portanto o objetivo é criar a ilusão de cintura mais definida.

Dessa forma, você pode inserir o cinto nos seus looks, seja com saias, shorts ou calças, e também para sobrepor vestidos ou casacos. Outra dica é adicionar no seu guarda-roupa terninhos e blazers acinturados e saias rodadas de forma a deixar a cintura marcada.

corpo maçã

Maçã

O corpo em formato maçã é uma variação do triângulo invertido onde se tem uma cintura mais grossa e menos definida. Assim sendo, mulheres com o corpo no formato mação ou redondo tendem a ganhar mais peso na região abdominal.

Portanto, a dica para esse formato de corpo é apostar em roupas que não marcam muito a silhueta, como por exemplo vestidos retos e soltos.

Então, agora que você já sabe qual é o seu tipo de corpo vai ficar mais fácil usar as roupas que mais combinam com você e deixar você ainda mais confiante.

Entretanto, é importante lembrar que todos os corpos são lindos, cada um com suas particularidades. Portanto, descobrir o formato do seu corpo é somente uma forma de usar os looks ao seu favor e arrasar ainda mais.

Vídeo do especialista

Assista ao vídeo abaixo para saber mais informações sobre os tipos de corpo.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia o teste que revela qual seu tipo de corpo? Pretende fazer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário