Dieta e Treino Para Mesomorfo

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

A estrutura física dos corpos dos seres humanos podem ser classificadas de 3 modos diferentes que são ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. Você descobrirá a seguir se você se enquadra no tipo mesomorfo e conhecerá mais sobre como é uma dieta e treino para mesomorfo, que é o ideal para a sua constituição física.

Dos três somatotipos existentes, o Mesomorfo é o que sai em vantagem no quesito estético, e é o menos frequente na sociedade (cerca de 10% a 15% possuem esse porte físico). Dono de um corpo atlético por natureza, o Mesomorfo possui facilidade em construir e cultivar a massa muscular, além de acumular pouquíssima gordura pelo corpo.

Enquanto jovens, são musculosos, com ombros largos, abdômen definido, cintura estreita, braços e coxas fortes, sem muito ter que se preocupar com dieta e academia. Após certa idade, principalmente por descuido ou pouco comprometimento com uma alimentação saudável e prática regular de exercícios, o Mesomorfo pode ver todo esse porte atlético transformar-se em gordura abdominal e ainda acabar comprometendo sua saúde.

Se você está procurando treinos para crescer, sabe que não é suficiente apenas uma alimentação adequada e treino pesado para chegar no corpo ideal. A maioria das pessoas que malham fazem séries e repetições intermináveis e não conseguem chegar no seu objetivo. Provavelmente por que não seguem 7 dicas fundamentais para hipertrofia muscular

Não adianta seguir à risca as dicas citadas se você não souber exatamente como se alimentar para crescer. O nosso corpo armazena glicogênio e proteína nos músculos. Durante o treino, o corpo queima primeiro os nutrientes que você comeu antes e segue para o glicogênio armazenado, convertendo-o em energia.Quando você finaliza, a proteína presente nos músculos começa a cair e as fibras musculares começam a se romper e o seu corpo trabalha para reparar e regenerar. Para que a hipertrofia ocorra corretamente, aprenda a se alimentar corretamente no pós treino.

Fisiculturistas e pessoas que desejam modificar seus corpos através de musculação estão acostumadas com os termos bulking e cutting. A dieta bulking vai te ajudar no ganho de massa muscular, enquanto a cutting tem o objetivo de eliminar gordura. Aprenda tudo sobre a dieta cutting e prepare o seu corpo para hipertrofia.

Para manter e otimizar seu tipo físico, além de manter uma vida saudável, é imprescindível que o Mesomorfo tenha um plano de dieta e treino para seguir. Mostraremos quais são hábitos saudáveis que todos eles deveriam conhecer, com sugestões de dieta e treino para Mesomorfo ideais.

Dieta para Mesomorfo

Com o metabolismo funcionando em ritmo equilibrado, o Mesomorfo não engorda nem emagrece facilmente, porém tudo depende dos hábitos que a pessoa cultiva. Para manter-se sempre em forma, o Mesomorfo não precisa de grandes sacrifícios, basta seguir uma dieta completa e saudável – nem com excesso de calorias (como no caso do Ectomorfo) nem com recesso delas (como é indicado aos Endomorfos).

Pensando nisso, especialistas aconselham que a dieta para Mesomorfo seja balanceada para que os objetivos dos treinos sejam sempre alcançados. Necessita-se de, em média, 1,5g de proteína (compondo de 30% a 40% da dieta) por quilo para crescer a massa muscular. Além disso, 4g de carboidratos (compondo 40% da dieta) para cada 3g de proteínas consumidas serão o suficiente. Os carboidratos mais indicados são provenientes de frutas secas, aveia, batatas etc.

As gorduras devem compor 20% a 30% da dieta para Mesomorfo, não necessitando de grande atenção, já que as essenciais e que o corpo precisa, já serão consumidas em alimentos como peixe, frango e carne vermelha. Os lipídios servirão para as funções fisiológicas básicas (formação hormonal, manutenção da temperatura corpórea, auxílio na construção de membranas etc), servindo também como fonte alternativa de energia, a qual não gera grandes secreções insulínicas.

Treino para Mesomorfo

Por possuir facilidade em ganho de massa muscular e uma rápida regeneração dos músculos, o treino para Mesomorfo será mais intenso e estimulante. Lembrando que cargas pesadas e um maior número de repetições não significa que o treino está sendo produtivo.

É recomendado exercícios aeróbicos apenas para os que visam perda de gorduras concentradas, mas se o objetivo for hipertrofia, não há necessidade a execução de aeróbicos com tanta frequência. Uma vez por semana já é o suficiente, evitando o acúmulo de gordura.

A frequência de 4 a 5 vezes por semana já é considerada ideal no programa de treino para mesomorfo. Faça 3 exercícios para cada parte do corpo, repetindo de 3 a 4 vezes cada um. O treino de 1 hora, descansando 30 segundos a cada sessão, é o recomendado.

Você tem o somatotipo de mesomorfo? Conhece alguma alguma dica de dieta ou treino para mesomorfo diferente? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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