Dieta e Treino Para Endomorfo

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Sabemos que cada pessoa possui seu metabolismo, seu tipo físico, suas vulnerabilidades, tendências etc. Um tipo de dieta e de treino não irá fazer o mesmo efeito para todos os adeptos, e esse é um dos fatores que levam os estudiosos a pesquisarem sobre esse assunto, levando-os a entender quais são os principais tipos físicos de uma sociedade e como seus respectivos metabolismos comportam-se a cada tipo de dieta e exercícios.

Estudos assim aceleram a conquista de objetivos médicos e estéticos, facilitando a vida de quem já muito experimentou restringir a alimentação e desgastar-se em treinos sem nunca obter resultados. Falaremos a seguir sobre os Endomorfos e suas características. Além disso, esclareceremos qual o treino para endomorfo e a dieta mais recomendada para esse tipo biológico.

Quem é o Endomorfo?

A estrutura física do Endomorfo caracteriza-se por conter ossos grandes, cintura larga e grande acúmulo de gordura pelo corpo. O endomorfo tem tendência a engordar (estocar energia), pode possuir problemas hormonais ou de metabolismo e a perda desse excesso de peso pode ser um grande desafio. Não é só de aeróbicos e dietas hipocalóricas que vive um endomorfo. Para emagrecer com saúde e incrementar a estética física, é necessário mais do que isso, mesmo que o processo leve mais tempo.

Do ponto de vista metabólico, o endomorfo pode possuir diversos níveis de sensibilidade ao carboidrato e resistência à insulina. Se uma pessoa é intolerante aos carboidratos devido a uma tendência genética, dietas ricas nesse nutriente não são a melhor opção para a perda de peso, visto que estimulará a produção de insulina e a glicose será partilhada para dentro das células de gordura.

Dieta para Endomorfo

Visto que um dos principais vilões são os carboidratos, a dica da dieta para endomorfo é cortar os que são processados (industrializados) e refinados, particularmente os que contêm muito açúcar e/ou farinha. Uma dieta moderada nos carboidratos deverá auxiliar o endomorfo na empreitada pela perda de peso.

Alimentos ricos em fibras, como cenouras, maçãs e cereais em farelo costumam conter baixo nível glicêmico. Reserve 30% das calorias diárias aos carboidratos, sem ultrapassar esse nível.

Permita que as proteínas façam parte de 50% de sua dieta. Escolha alimentos como peito de frango sem pele, carne vermelha magra, atum enlatado etc. Evite ao máximo alimentos gordurosos, já que o Endomorfo possui tendência em acumulá-las pelo corpo. Se for para consumir gorduras, opte pelas monossaturadas, como: nozes, abacate, manteiga de amendoim, sementes, chocolate amargo e óleo de semente de girassol/canola. Essas gorduras podem ser benéficas à saúde, se consumidas moderadamente, já que são fontes de vitamina E, além de ajudarem a reduzir o colesterol ruim.

Faça questão de consumir alimentos ou suplementos ricos em ômega 3, aminoácidos de cadeias ramificadas, magnésio e cálcio. Esses alimentos ajudam a acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar mais calorias.

Treino para Endomorfo

Endomorfos tendem a armazenar gorduras pelo corpo, normalmente na região dos quadris, abdômen e coxas. Pensando nisso, especialistas recomendam o treino para endomorfo priorize exercícios aeróbicos e cardiovasculares para queimar a gordura e manter um peso saudável. Em média, 30 minutos de corrida leve, caminhada rápida ou bicicleta, 5 vezes por semana, é o suficiente para iniciar a perda de peso. Com o tempo, aumente a carga ou duração desses exercícios.

Para tonificar o corpo e construir massa muscular, priorize os exercícios aeróbicos. A partir do momento que seu corpo queimar boa parte da gordura acumulada, a pessoa poderá dar início aos exercícios de força. O treino para Endomorfo deve reservar dois a três dias por semana para a musculação, utilizando cargas de peso médio, assim poderá realizar mais séries.

O seu somatotipo é considerado endomorfo? Conhece alguma dica de dieta ou treino para endomorfo mais diferente? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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6 comentários em “Dieta e Treino Para Endomorfo”

  1. Olá meu nome é Rodrigo,meço 1,66 e peso 77 kg,33 anos e porcentual de gordura 10%,sou Endomorfo,tenho percentual de gordura baixo em todo o corpo com alto índice de massa muscular em ombros,peito,bíceps porém meu acúmulo total está entre abdômen e subscapular,gostaria de saber o que posso fazer pra reduzir a gordura do abdômen e deixar meus músculos do abdômen cada vez mais aparente.Qual protocolo devo seguir,malho pesado 4 x por semana,sou professor de jiu jitsu porem a única coisa q me incomoda e não consigo acabar é com a gordura na barriga,bíceps e peitoral no atpometro da 3,abdomen 14,15,tenho uma dieta cíclica onde alterno dias com mais outros menos calorias,consigo ficar grande e definido em qse toda parte do corpo,pernas secas,peitoral seco bíceps aparente e bem seco,veias aparentes mais barriga grande,preciso de ajuda.

  2. Ol ! sou endomorfo e treino pesado para caralho ! tive mais resultados nos treinos com alta intensidade de carga perde mais peso e ganhei mais massa muscular, e sempre focado na dieta…

  3. Olá!
    Me chamo Rodrigo sou endomorfo, gostaria de algumas dicas de alimentação e quais suplementos tomar.
    Tenho 1.79 altura e peso 96kg

  4. Bom dia , me chamo Deividi sou considerado endomorfo,queria algumas dicas sobre alimentação e dieta para emagrecer,tenho 32 anos ,171cm ,e peso 76 kg ,desde já agradeço