Farofa Engorda? Receita de Farofa Light e Dicas

Com canja de galinha, feijoada ou no churrasco, a farofa tornou-se acompanhamento indispensável para as refeições. No entanto, hoje em dia, a preocupação com a balança e com a saúde é grande, levando-nos a seguinte questão: será que farofa engorda?

A farofa, geralmente, é preparada com manteiga e uma variedade de miúdos, o que eleva a quantidade de gordura do prato. Além do mais, a farinha de mandioca ou de milho, base da maioria das farofas, é rica em carboidratos.

Para entendermos melhor, vamos colocar no prato. Cada colher de farinha de mandioca ou de milho usadas na preparação da farofa equivale, em calorias e carboidratos, a duas colheres de arroz. Isso contando só com a farinha, sem incluir o bacon, a linguiça, os ovos e afins que dão aquele gostinho brasileiro e irresistível ao prato.

Então, para os amantes de uma boa farofa é melhor tomar cuidado com os excessos.

Contando calorias

Existem vários tipos de farofas e cada qual tem seu peso calórico. Por exemplo, em apenas 100 gramas de farofa de milho ganhamos 419 calorias. Já na farofa doce e na farofa de pão contém, respectivamente, 456 e 261 calorias.

Para quem segue uma dieta alimentar, o melhor mesmo é fugir dessas receitas. Quando pensamos que vários outros ingredientes gordurosos ainda fazem parte da maioria das receitas, podemos dizer que nesses casos a farofa engorda sim!

Alternativa à farofa tradicional

Para quem gosta de farofa, mas tem receio de comê-la com a tradicional farinha de mandioca, existem outras opções, igualmente saborosas e, no entanto, mais leves.

A farinha de mandioca, por exemplo, pode ser substituída por biscoito integral. Ao invés de manteiga, refogue a farofa com azeite e adicione vegetais ralados. Evite, também, bacon e linguiças. Os legumes também são fortes aliados para que a farofa seja mais light, pois reduzem a quantidade de farinha, diminuindo, assim, o total de calorias.

Uma boa opção é utilizar sementes na farofa, que sempre trazem benefícios à saúde, como a semente de gergelim possui gorduras de boa qualidade que protegem nosso coração, além de cálcio e vitamina E, que atua como potente antioxidante, eliminando os radicais livres do nosso organismo. Ou, ainda, a semente de girassol é rica em ômega-3, que exerce efeito anti-inflamatório no organismo, e auxilia a reduzir os níveis de colesterol, protege o coração e contribui na redução do risco de doenças como o diabetes e o câncer.

Se você adora uma farofa mas está evitando de comer porque acha que a farofa engorda demais, vale a pena experimentar algumas alternativas menos calóricas e mais nutritivas. Mesmo assim deve tomar cuidado com a quantidade, é claro.

Rica em Carboidratos

Os alimentos ricos em carboidratos são a base da alimentação e fornecem energia de forma eficiente para o organismo e, por isso, são muito importantes para uma alimentação saudável. Mas, quando consumidos em excesso, eles se transformam em gordura, que é armazenada no corpo. Cada grama de carboidrato fornece ao corpo 4 calorias.

Alimentos ricos em carboidratos, como a farofa, se consumidos moderadamente, são ótimos para ajudar no ganho de massa muscular, pois fornecem energia mais lentamente e por mais tempo ao corpo, melhorando a resistência do atleta durante a atividade física. E após o treino, a ingestão desses alimentos acelera a recuperação muscular. Em quantidade e sem prática de exercício, a farofa engorda mais do que você gostaria.

Com farinha de mandioca ou de milho?

Como já vimos, a farofa pode ser preparada com farinha de mandioca ou com farinha de milho. Mas como escolher a melhor? Qual farinha engorda menos? Vamos apontar as diferenças entre as duas farinhas e, assim, ajudar na melhor escolha na hora de fazer sua farofa.

A farinha de milho é mais rica em proteína, contendo 2g de proteína contra 0,5g da farinha de mandioca. Já a farinha de mandioca é uma ótima fonte de cálcio, bom para os dentes e ossos.

A farinha de mandioca possui uma quantidade de carboidrato maior, 25g contra 22g, enquanto a farinha de milho ganha no quesito gordura, com 1,14.  A farinha de milho está na frente, com 81mg de fósforo, nutriente importante para o sistema nervoso e com 3,9g de fibras, que auxilia para o bom funcionamento do intestino e contribui para uma saúde melhor. 

Receita de Farofa Light

Em período de festas juninas é difícil manter a dieta, ainda mais quando se trata de farofa, não é? Porém, encontramos uma ótima opção para quem está de regime, mas não abre mão de uma boa e brasileiríssima farofa.

Esta receita de farofa light de pinhão é muito saborosa. Apesar de diferente da receita tradicional de farofa, o pinhão, fruto típico do frio, é uma excelente opção para a estação mais fria do ano. Além disso, a semente é fonte de proteínas, minerais e vitaminas.

Farofa de Pinhão

Ingredientes:

– 1 colher (sopa) de azeite de oliva
– 1 cebola grande cortada em pétalas
– 2 ovos inteiros
– 15 unidades de pinhão cozido e sem casca, cortado em rodelas
– meia xícara (chá) de farinha de mandioca
– sal e pimenta do reino a gosto
– um pouco de água quente

Modo de Preparo:

Aqueça o azeite e doure a cebola. Junte os ovos ligeiramente batidos e aguarde seu cozimento, separando com o auxílio de uma colher. Junte o pinhão e refogue rapidamente. Despeje a farinha e tempere com sal e pimenta a gosto. Ao final jogue algumas colheradas de água e mexa bem para que a farofa fique úmida.

Curiosidade

Acredita-se que, há muitos anos, um índio tupi-guarani, não satisfeito com o ensopado de tartaruga do seu jantar, resolveu complementar sua refeição. Sem ter panelas, aproveitou o casco da tartaruga e assou uma bela porção de farinha de mandioca. Aquecida, a gordura do casco se soltou, deixando a farinha suculenta. Pronto, assim foi inventada a farofa!

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem alguma outra receita de farofa light para compartilhar? Como é sua farofa preferida para não engordar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,08 de 5)
Loading...

1 comentário em “Farofa Engorda? Receita de Farofa Light e Dicas”

Deixe um comentário