Um dos estabelecimentos que precisaram ser temporariamente fechados para conter a transmissão do novo coronavírus e da COVID-19, a doença provocado por ele, foram as academias. Isso motivou muitas pessoas a aderirem aos treinos em casa para fazer durante a pandemia e a algumas diferentes estratégias para se manter ativo mesmo em meio à quarentena.
No entanto, na segunda-feira, 11 de maio, foi publicado um decreto presidencial que incluiu os salões de beleza, as barbearias e as academias na lista de serviços essenciais no Brasil. Em tese, os estabelecimentos poderiam começar a reabrir, entretanto, governadores de diversos estados anunciaram que vão manter os locais fechados.
Os governadores defendem o isolamento social para evitar a progressão do contágio pelo novo coronavírus e se baseiam em uma decisão de abril do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou que são os estados e municípios que devem estabelecer as medidas restritivas de locomoção e coordenação de atividades dentro de suas fronteiras.
Entretanto, independente das academias da sua cidade terem sido liberadas ou não para a reabertura, fato é que eventualmente a pandemia do novo coronavírus deverá ser controlada e uma hora ou outra as academias poderão voltar a funcionar.
Porém, quando isso acontecer, não dá para esperar que as coisas sejam como antes: o susto e os efeitos avassaladores provocados por uma pandemia global certamente farão com que as medidas de prevenção, higiene e saúde sejam reforçadas.
Imagens publicadas no Instagram pelos perfis Gym Marine, conta de uma empresa de design de interiores, e Pure Fitness, conta de uma academia, nos dão uma ideia de como poderá ser a estrutura das academias em um futuro pós-pandemia ou quando os estabelecimentos tiverem autorização para reabrir mesmo enquanto a COVID-19 ainda não tiver sido controlada:
Logicamente, as mudanças na estrutura, separação e disposição dos equipamentos na academia não serão as únicas durante a pandemia ou em um futuro pós-pandemia, em que os cuidados contra a contaminação deverão continuar a ser observados.
Por exemplo, existe uma discussão a respeito do uso de máscaras faciais de pano durante a prática de exercícios, os equipamentos, aparelhos e acessórios usados para fazer os treinamentos deverão ser muito bem higienizados o tempo todo, as mãos dos profissionais e alunos terão que ser lavadas com muita frequência, será necessário manter uma distância considerável entre uma pessoa e outra, entre outras medidas de prevenção, higiene e saúde.
É provável ainda que as academias precisem se adaptar economicamente e até se vejam obrigadas a aderir ao fornecimento de serviços online, uma vez que alguns alunos poderão estar adaptados aos exercícios em casa e/ou poderão não se sentir seguros a retornar tão prontamente aos treinos na academia, devido ao medo de ser contaminado pelo novo coronavírus.
Quem está inventando moda, não faz a mínima ideia do custo operacional de uma academia de pequeno porte em um bairro pobre…