Fumar Narguilé Faz Mal? E o Eletrônico?

Especialista:
atualizado em 09/10/2019

O narguilé é uma espécie de cachimbo de água para fumar, vendido no mundo todo e encontrado em muitos tamanhos e estilos. Por não se parecer com o cigarro, muitos não sabem dizer se fumar narguilé faz mal. A seguir, você descobrirá tudo sobre as propriedades do narguilé e também de sua versão eletrônica. Verá também a comparação com o cigarro e os riscos envolvidos.

Antes de mais nada, se você já fuma (tanto o cigarro quanto o narguilé) é muito importante para a sua saúde que você já esteja em busca de parar de fumar. Há muitas dicas de como parar de fumar naturalmente que você deveria aproveitar.

Caso você esteja precisando de um incentivo extra para começar esse processo, confira todos os benefícios de parar de fumar e como isso pode mudar completamente a sua vida.

Originário do Oriente Médio e Índia, permite aos usuários inalar o vapor do tabaco aromático e dá a falsa noção de que o vapor de água filtra os ingredientes nocivos do fumo. Ele é normalmente fumado em grupos, inclusive em bares e cafés especializados.

A versão eletrônica do narguilé está se tornando uma tendência popular entre os jovens de hoje, principalmente porque oferece uma experiência semelhante ao tradicional, mas sem a fumaça tradicional. Embora os fabricantes afirmem que o narguilé eletrônico apresente menos risco à saúde, estudos não confirmam esta tese.

Pesquisas de opinião já demonstraram que grande parte das pessoas acredita que o narquilé não faz mal. Especialistas não se intimidam ao afirmar que fumar narguilé faz mal, mesmo sendo muitas vezes apontado como mais seguro e menos viciante do que os cigarros. Segundo eles, a prática pode levar a riscos para a saúde a curto e longo prazo.

Veja detalhes sobre este estilo de fumar e conheça as razões pelas quais fumar narguilé faz mal, sim.

O narguilé está cada dia mais popular 

Enquanto o uso do cigarro diminui gradativamente entre os jovens, fumar narguilé está ganhando cada vez mais popularidade. O cachimbo de água, com sabores que variam entre cereja, chocolate, melancia e menta, entre outros, pode ser um divertimento que traz sérios riscos à saúde.

Fumar narguilé é apresentado como uma alternativa saudável ao consumo de cigarros por muitas propagandas que afirmam que o cachimbo de água é mais seguro e não irá causar qualquer dano.

Um em cada cinco alunos do ensino médio nos Estados Unidos relata já ter fumado narguilé pelo menos uma vez no último ano, de acordo com um estudo publicado na revista Pediatrics. Outro estudo, publicado na Nursing Research, descobriu que a maioria dos jovens adultos entre 18 e 30 anos que fumam narguilé acha que o hábito é seguro para a saúde.

No entanto, pesquisas científicas produziram resultados que apontam para o fato de que fumar narguilé faz mal e provoca efeitos nocivos à saúde tanto quanto fumar cigarro e, em alguns aspectos, ainda mais perigosos.

Por que fumar narguilé faz mal? 

De acordo com um estudo americano sobre prevenção de doenças crônicas, muitos fumantes de narguilé acreditam que fumar o cachimbo é menos danoso do que o tabagismo. No entanto, a fumaça do cachimbo de água contém muitos dos mesmos elementos tóxicos que o fumo do cigarro e pesquisas mostram a sua relação com a incidência de câncer de pulmão, doença respiratória, baixo peso em bebês de mães fumantes e doença periodontal.

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde, uma sessão fumando narguilé pode expor o fumante a mais fumaça e por período de tempo mais longo do que ocorre quando se fuma um cigarro.

Além disso, devido à profundidade da inalação da fumaça e a duração das sessões, fumantes de narguilé podem absorver maiores concentrações das mesmas toxinas encontradas na fumaça do cigarro.

O estudo considera que durante uma sessão de uma hora fumando narguilé é possível inalar tanta fumaça como um fumante de cigarros o faria ao consumir cerca de 100 cigarros.

Risco de câncer e outras doenças

Embora investigações acerca do hábito de fumar narguilé ainda sejam emergentes, evidências mostram que há muitos perigos relacionados:

  1. Fumar narguilé faz mal porque o fumo utilizado nele contém altos níveis de compostos tóxicos, incluindo alcatrão, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas. Na verdade, os fumantes de narguilé são expostos a mais monóxido de carbono e fumaça do que os fumantes de cigarro tradicional;
  2. Assim como acontece com o consumo de cigarros, fumar narguilé pode ser relacionado à incidência de câncer de boca e do pulmão, doenças cardíacas e outras doenças graves;
  3. Fumar narguilé oferece aproximadamente a mesma quantidade de nicotina dos cigarros e possivelmente leva a dependência do tabaco.

Dependência de nicotina

A nicotina é o principal ingrediente ativo tanto nos cigarros quanto nos refis usados no narguilé e, portanto, ambos possuem aproximadamente a mesma quantidade desta substância que leva os fumantes ao risco de dependência.

Risco de doenças infecciosas 

Fumar narguilé faz mal também porque pode ajudar a passar adiante vários tipos de vírus por causa do ritual de passar a mangueira de fumar de pessoa para pessoa. Este hábito coloca as pessoas em maior risco de doenças infecciosas como a herpes oral, por exemplo.

Risco de doenças cardiovasculares

Além do câncer, há muitos outros problemas de saúde que podem ser causados por fumar narguilé, e entre eles estão doenças cardíacas. Estudos têm demonstrado que tanto o tabaco usado no narguilé quanto a fumaça que ele gera são cheios de alcatrão, que pode bloquear as artérias e dificultar o fluxo de sangue para o coração, fazendo do fumante um potente candidato a um ataque cardíaco.

Maléfico para crianças recém-nascidas

Mulheres grávidas que fumam narguilé são mais propensas a dar à luz crianças com baixo peso do que as mulheres que não têm histórico de tabagismo. Além disso, essas crianças abaixo do peso também possuem risco de desenvolver doenças pulmonares na infância.

Fumar narguilé em comparação com o tabagismo

Muitos fumantes de narguilé estão enganados ao pensar que esta prática é menos prejudicial à saúde do que fumar cigarros. Tanto o narguilé tradicional quanto o narguilé eletrônico faz mal, pois oferece os mesmos ingredientes tóxicos do cigarro.

Devido à forma como o narguilé é usado, os fumantes podem absorver mais das substâncias tóxicas também encontradas na fumaça do cigarro. Uma sessão de uma hora de duração de narguilé envolve cerca de 200 sucções, enquanto fumar um cigarro envolve em média 20 baforadas.

A quantidade de fumaça inalada durante uma sessão de narguilé típica é de cerca de 90.000 mililitros (ml), em comparação com 500-600 ml inalados ao fumar um cigarro tradicional.

Existe fumante passivo de narguilé?

A pessoa que fica no mesmo ambiente onde se fuma o narguilé também pode sofrer danos à saúde porque também está inalando o fumo proveniente do vapor e da fumaça do dispositivo. Eles contêm substâncias químicas nocivas provenientes tanto do tabaco quanto do carvão vegetal utilizado para aquecê-lo.

Duas justificativas de quem defende o hábito de fumar narguilé

1. Ele tem cheiro melhor que o cigarro

O fumo usado para o narguilé ou cachimbo de água é preparado com uma combinação de tabaco, adoçante e aroma de frutas e ervas que dão a ele um perfume muito mais agradável do que dos cigarros tradicionais. Por isso, muitas pessoas optam por ele para evitar o famoso cheiro de cinzeiro.

2. Não mancha os dentes

Alguns odontologistas concordam com a justificativa de que fumar narguilé é melhor para a saúde oral devido à diferença no contato do tabaco com os dentes. De fato fumar narguilé não mancha os dentes como fumaça de cigarro faz, mas o seu uso ainda não se justifica devido aos componentes tóxicos que ele carrega.

O narguilé eletrônico faz mal? 

O narguilé eletrônico é um dispositivo operado por bateria semelhante a um cigarro eletrônico. Um atomizador aquece um líquido, transformando-o em um vapor que pode ser inalado. Os dispositivos estão disponíveis em formas descartáveis ou reutilizáveis com uma variedade de sabores de frutas à escolha.

Os principais ingredientes da maioria destes líquidos são água, aroma de frutas (principalmente ervas), glicerina vegetal e propilenoglicol. Ainda não se sabe o suficiente sobre a inalação dessas substâncias.

Embora a maioria dos narguilés eletrônicos sejam livre de monóxido de carbono, metais pesados como arsênico e chumbo e outros produtos químicos cancerígenos que são encontrados no tradicional, alguns dispositivos contêm vários graus de nicotina, dependendo da marca. O fato é que ainda não há estudos conclusivos sobre os seus efeitos em longo prazo.

Ao contrário do que acontece com o narguilé tradicional, o eletrônico não produz fumaça, por isso não há risco de inalação passiva, nem cheiro desagradável.

Devido ao fato de que o narguilé eletrônico geralmente não contém a maioria dos produtos químicos associados com o tradicional, o risco de adquirir uma doença relacionada ao tabagismo seria diminuído. No entanto, é preciso verificar sempre os ingredientes para ter certeza de que não há produtos químicos indesejáveis adicionados.

O senso comum sugere que inalar o vapor de água produzido pelo narguilé eletrônico deve ser uma experiência mais agradável do que inalar o fumo que contém mais de 4.000 substâncias químicas. No entanto, devemos lembrar que se trata de um produto ainda pouco testado em relação a sua segurança para a saúde e seu uso não é aconselhado por especialistas.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências: 

Você já imaginava que fumar narguilé faz mal à saúde, assim como o cigarro? Possui algum destes vícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 3,22 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Fumar Narguilé Faz Mal? E o Eletrônico?”