Como tomar sopa na dieta: dicas e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 05/08/2021

É só chegar o inverno que surge a vontade de tomar uma sopinha bem quentinha, não é mesmo? Afinal, além de ajudar a espantar o frio, o prato pode ser saudável e até auxiliar a manter a boa forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, algumas pessoas resolvem fazer uma quantidade bem grande de sopa para tomar ao longo de toda a semana. Entretanto, é preciso tomar cuidado, pois quando usada ou feita com os ingredientes errados, uma receita de sopa pode mais atrapalhar do que ajudar. 

O lado bom das sopas

Sopa creme

Um ponto muito positivo das sopas é que elas costumam levar vários legumes e verduras na sua lista de ingredientes. Assim, elas podem facilitar a vida de quem tem dificuldade para consumir esses alimentos no dia a dia, seja por não gostar, seja por falta de tempo.

A lista de legumes e verduras que você pode usar em uma receita de sopa é enorme. Por exemplo, abóbora, couve, abobrinha, chuchu, brócolis, berinjela ou couve-flor. 

Sobre a última, vale contar um truque para quem anda evitando os carboidratos e quer uma sopa mais consistente e grossa, mas não quer usar a batata. A dica é cozinhar a couve-flor, bater no liquidificador ou passar no processador e adicionar na sopa.

É possível usar uma sopa de legumes e verduras como entrada para uma refeição. Uma receita assim não é muito difícil de fazer. Basta refogar os vegetais com alho e cebola e em seguida, cobrir com água, adicionar sal e deixar cozinhar.

Você pode servir a sopa dessa maneira, com os alimentos em pedaços, ou bater tudo e formar um creme de legumes. A opção do creme é interessante para quem não gosta de comer legumes e verduras inteiros.

E se eu não quiser usar a sopa como entrada?

Não é todo mundo que costuma preparar uma entrada para as refeições, a não ser que esteja servindo um almoço ou jantar mais elaborado para uma visita. Algumas pessoas preferem usar a sopa como prato único e principal, até para facilitar o preparo da refeição.

Quem faz isso, precisa incrementar a sua sopa de legumes para deixá-la mais nutritiva e com maior capacidade para saciar. Algo muito importante é incluir uma boa fonte de proteínas na sopa, como músculo, frango ou ovo. Conheça receitas de sopa de legumes com músculo, de sopa de legumes com galinha e de sopa de legumes com ovo.

Para quem não segue uma dieta low carb, também vale a pena colocar um carboidrato saudável na sopa, como grão-de-bico, batata doce, aveia, lentilha, ervilha ou feijão.

  Continua Depois da Publicidade  

Comer aquela sopinha leve apenas com legumes e verduras como refeição principal pode parecer uma boa ideia para emagrecer, mas não é. Isso porque ela não é tão completa em termos de nutrientes e não é suficiente para matar a fome e promover a saciedade até a próxima refeição.

Portanto, pouco tempo após tomá-la, a fome estará de volta, e com ela a vontade de ingerir mais calorias, muitas vezes nada saudáveis, como pão, bolacha ou chocolate.

Lembre-se que o ideal para emagrecer é ter uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e variada. Portanto, é muito mais vantajoso tomar uma sopa mais completa, com legumes, verduras, proteína magra e carboidratos saudáveis. 

Cuidado ao escolher os ingredientes para dar sabor à sopa

Fazer sopa

A sopa deixa de ser saudável quando a receita inclui ingredientes problemáticos como bacon, linguiça e calabresa. Além de muitas calorias e gorduras, eles têm bastante sal e conservantes como nitrito e nitrato de sódio.

É preciso ter cuidado até mesmo com o azeite de oliva e não exagerar na quantidade usada. Mas, ele não é saudável? É sim, porém, embora as suas gorduras sejam boas, elas ainda são gorduras e cada grama de gordura possui 9 calorias.

Ou seja, colocar muito azeite de oliva na sopa vai aumentar consideravelmente o teor calórico do prato. Portanto, para manter os benefícios da sopa e do azeite, use uma quantidade moderada do ingrediente.

É importante prestar atenção também na quantidade de carboidrato que se usa na sopa. Você não precisa necessariamente fazer uma sopa low carb, porém, tome cuidado para não usar carboidratos demais no prato.

Combinar um carboidrato como uma porção de batata doce, inhame, batata inglesa ou batata baroa (mandioquinha) com bastante vegetais e uma fonte de proteínas é uma excelente escolha. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por outro lado, juntar carboidratos de rápida digestão, como arroz, macarrão e batata inglesa, em uma única sopa, vai resultar em um prato com excesso de carboidratos e alto índice glicêmico, o que é péssimo para quem está tentando emagrecer.

De olho nos temperos

Temperar a sopa é fundamental para que ela fique bem saborosa. Entretanto, você não deve exagerar no sal e precisa fugir daqueles temperos industrializados prontos, pois eles geralmente têm muito sódio.

Além de causar retenção de líquido e inchaço, o excesso de sódio tem relação com problemas como pressão alta, doença renal, cálculo renal (pedra nos rins), osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e câncer estomacal.

Assim, o ideal é dar sabor à sopa com temperos naturais, como orégano, pimenta, salsinha, cebolinha, coentro, páprica, curry, cominho ou alguma outra erva ou especiaria que você goste.

Vídeo

A nossa nutricionista ensina no vídeo abaixo como tomar sopa para emagrecer e ajudar a saúde:

Fontes e referências adicionais

Você costuma tomar sopa no seu dia a dia? Então, comente abaixo qual é a sua favorita.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário