Janumet

Janumet Emagrece? Para Que Serve, Posologia e Efeitos Colaterais

A diabetes é uma doença que afeta milhões de pessoas mundialmente. Essa condição acontece quando o corpo não produz mais insulina, produz de maneira ineficiente ou é resistente à insulina, o hormônio responsável por converter o açúcar do sangue em energia.

Pessoas diagnosticadas com a doença são orientadas a realizar um tratamento que costuma envolver uma alimentação equilibrada, controlando principalmente os carboidratos e açucares, prática de atividades físicas e em alguns casos os medicamentos.

Felizmente, há uma infinidade de remédios para diabetes, principalmente para o tipo 2, e nessa extensa relação está o Janumet.

Embora sejam eficazes, alguns medicamentos podem ter um efeito colateral indesejado, que é a alteração de peso. Para os diabéticos, o ganho de peso é uma condição extremamente preocupante, pois pode desencadear uma série de problemas difíceis de gerenciar.

Então, vamos entender aqui se o medicamento Janumet emagrece ou engorda o usuário, além conhecer para que serve, sua posologia e efeitos colaterais.

Janumet – O que é?

Janumet é um medicamento indicado para tratar a diabetes tipo 2, que é uma doença caracterizada pela incapacidade do corpo de produzir insulina suficiente para manter os níveis de açúcar no sangue normais ou é resistente a ela.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que limita os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a quantidade de glicose liberada pelo fígado e aumentando a remoção de glicose do sangue pelos tecidos musculares e adiposos. A diabetes tipo 2 é o resultado da redução da sensibilidade dos músculos e gorduras aos efeitos da insulina.

Quando a condição avança, o pâncreas produz menos insulina e ambos os “defeitos” resultam em níveis aumentados de glicose no sangue.

Janumet ajuda a equilibrar esse quadro. Sua composição contém dois medicamentos, metformina e a sitagliptina. A metformina funciona diminuindo a produção de glicose (açúcar) no fígado e diminuindo a absorção de glicose pelos intestinos, e a sitagliptina regula os níveis de insulina que o seu corpo produz depois de comer.

Janumet é vendido mediante prescrição médica e é comercializado desde março de 2007.

Para que serve?

Como vimos, ele é composto por dois medicamentos e cada um desempenha um papel diferente para gerenciar o diabetes.

A metformina serve para reduzir a glicose no sangue, aumentando a sensibilidade do fígado, músculo, gordura e outros tecidos aos efeitos da insulina. Aumentar a sensibilidade faz com que mais glicose seja removida do sangue, estabilizando os níveis. Estudos científicos mostraram que a metformina reduziu as complicações de diabetes, como doenças cardíacas, cegueira e doenças renais.

Já a sitagliptina ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Comumente, após nos alimentarmos, os hormônios incretina, como o peptídeo-1 semelhante ao glucagon e o polipeptídeo insulinotrópico dependente da glicose, são liberados do intestino e isso provoca um aumento no sangue. Ambos os hormônios reduzem a glicose, aumentando a produção e a liberação de insulina pelo pâncreas.

Além disso, trabalham para reduzir a secreção pelo pâncreas do glucagon, que é um hormônio que estimula a produção de glicose pelo fígado e eleva esses níveis no sangue. A sitagliptina também inibe a enzima dipeptidil peptidase-4, que destrói esses hormônios, aumentando a atividade de ambos, garantindo a liberação de insulina. Como resultado, os níveis de glicose no sangue caem.

Posologia

Janumet é vendido como comprimido e a dose recomendada ideal costuma ser definida pelo médico responsável e poderá variar, pois será considerado cada caso, especificamente. Ele está disponível em duas versões, sendo a primeira de liberação imediata e a segunda de liberação prolongada.

Como tomar?

Janumet deve ser administrado uma vez ao dia, se utilizar a versão de ação prolongada, ou duas vezes ao dia para o de ação imediata, ingerido com as refeições. Geralmente, as doses iniciais são mais baixas para reduzir os efeitos colaterais gastrointestinais decorrentes da metformina e vão aumentando gradualmente, considerando a necessidade e a adaptação a medicação.

Cada comprimido deve ser consumido inteiro, o que significa que o usuário não deve esmagar, dividir ou mastigar em nenhuma condição.

Dosagem Janumet – Ação imediata

A dose inicial costuma ser baseada no regime atual do paciente, e as seguintes doses estão disponíveis:

  • 50 mg de sitagliptina/500 mg de cloridrato de metformina.
  • 50 mg de sitagliptina/1000 mg de cloridrato de metformina.

Geralmente, a dose inicial para pessoas que não utilizam metformina é de 50 mg de sitagliptina/500 mg de cloridrato de metformina, duas vezes por dia, sendo recomendado um aumento gradual.

Para os pacientes já tratados com metformina, uma dose de 50 mg de sitagliptina duas vezes por dia (totalizando 100 mg) são combinados com a metformina que já está em uso.

Caso o paciente já esteja em tratamento com 850 mg de metformina, duas vezes por dia, a dose inicial recomendada de Janumet é de 50 mg de sitagliptina/1000 mg de cloridrato de metformina, duas vezes por dia.

Não foram realizados estudos para analisar especificamente a segurança e a eficácia do Janumet em pacientes previamente tratados com outros agentes anti-hiperglicêmicos. Qualquer mudança na terapia do diabetes tipo 2 deve ser realizada com cuidado e monitoramento apropriado, pois podem ocorrer mudanças no controle glicêmico.

Dosagem Janumet – Ação prolongada (XR)

Para os pacientes não tratados com metformina, a dose inicial diária recomendada de Janumet XR é de 100 mg de sitagliptina e 1000 mg de cloridrato de metformina (HCl) de libertação prolongada. Pacientes com controle glicêmico inadequado nesta dose de metformina devem obter um aumento gradual, para reduzir os efeitos colaterais gastrintestinais associados a droga.

Já para os pacientes que já fazem o uso de metformina, a dose diária inicial recomendada é de 100 mg de sitagliptina e a dose de metformina continua igual.

Para os tratamento atuais feitos com 850 mg de metformina de libertação imediata, duas vezes por dia ou 1000 mg duas vezes por dia, a recomendação é 50 mg de sitagliptina/1000 mg de cloridrato de metformina de libertação prolongada, tomados em conjunto uma vez por dia.

Provavelmente será mantida a mesma dose diária total se houver uma mudança da versão de ação imediata para a prolongada. Os pacientes com controle glicêmico inadequado nesta dose de metformina podem sofrer um aumento gradual, para reduzir os efeitos colaterais gastrintestinais associados à metformina, até chegar a dose diária máxima recomendada.

O que devo fazer se perder uma dose?

Tome a dose assim que se lembrar, mas não se esqueça de que precisa tomar o medicamento com algum alimento. Se a próxima dose já estiver próxima, ignore a perdida e mantenha a dose no horário de sempre. Não tome duas doses, exceto se for uma recomendação médica.

Efeitos colaterais do Janumet

Janumet é um medicamento que pode provocar efeitos colaterais e o seu médico deverá ser capaz de transmitir essas informações, relacionar as medidas para gerenciar e também avaliar se os benefícios de sua ingestão são superiores aos efeitos adversos que ele pode provocar.

Efeitos colaterais comuns:

  • Dor de estômago, presença de gases, diarreia, náusea, vômito;
  • Dor de cabeça;
  • Fraqueza;
  • Sintomas de resfriado, como nariz escorrendo ou entupido, espirros, dor de garganta.

Acidose láctica: Algumas pessoas desenvolvem acidose láctica enquanto tomam metformina. Os sintomas podem piorar com o tempo e essa condição não for gerenciada pode ser fatal. Pare de tomar o medicamento e procure ajuda médica de emergência se apresentar os sintomas abaixo:

Efeitos leves:

  • Dor muscular incomum;
  • Sentir frio;
  • Presença de problemas respiratórios;
  • Tontura, cansaço ou fraqueza;
  • Dor de estômago, náusea com ou sem vômito;
  • Frequência cardíaca irregular.

Efeitos secundários graves:

  • Dor severa ou contínua nas articulações;
  • Pouca ou nenhuma urina;
  • Sintomas de insuficiência cardíaca, como falta de ar, inchaço nas pernas ou pés, rápido ganho de peso.

Reação alérgica:Procure um atendimento de emergência se experimentar qualquer sintoma de reação alérgica, como:

  • Urticária;
  • Dificuldade para respirar;
  • Inchaço no rosto ou garganta
  • Reação cutânea grave, incluindo febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor e vermelhidão na pele, erupção cutânea que se espalha e causa bolhas e descamação.

Pancreatite: Pare de tomar este medicamento e chame seu médico imediatamente se tiver sintomas de pancreatite:

  • Dor intensa na parte superior do estômago se espalhando para as costas;
  • Náuseas e vômitos
  • Perda de apetite;
  • Batimentos cardíacos acelerados.

Interação medicamentosa

Muitos medicamentos podem interagir com metformina e sitagliptina e interferir na eficácia de Janumet. Outras drogas também podem potencializar o risco de acidose láctica.

Diante desse cenário, é fundamental comunicar ao seu médico todos os medicamentos que você usa, independente se são isentos de prescrição, suplementos e herbais. Outro ponto importante é não iniciar o uso de algum medicamento enquanto estiver tomando este. Procure sempre ajuda do seu médico ou farmacêutico para que ele te oriente em relação a interação medicamentosa.

Contraindicação

Não existem estudos adequados se metformina e a sitagliptina são seguras para ingerir durante a gravidez ou amamentação. A maioria dos especialistas concorda que a insulina é o tratamento adequado para o diabetes durante a gravidez e não há evidências suficientes para entender a interação de sitagliptina com o leite materno humano. Já a metformina interage com o leite materno e pode consequentemente ser transferida para o bebê.

Janumet emagrece?

Quando usado adequadamente, Janumet causa poucos efeitos adversos e supostamente é benéfico no controle do peso para aqueles com sobrepeso e obesidade, mas com função renal normal. Um dos compostos ativos do Janumet, a metformina demonstrou diminuir o peso e melhorar as condições relacionadas à obesidade.

A edição de janeiro de 2008 do Journal of American Medical Association publicou um estudo feito para analisar a eficácia da metformina em pacientes psiquiátricos que experimentaram ganho de peso induzido por medicação e função irregular da insulina.

O estudo teve a duração de dois anos e envolveu pacientes que haviam ganhado mais de 10% de seu peso antes do tratamento. Durante o estudo, os pacientes continuaram suas medicações habituais e aleatoriamente receberam um placebo, metformina isolada, metformina combinada com intervenções no estilo de vida, ou apenas mudanças no estilo de vida.

Os resultados mostraram que o grupo que foi orientado a tomar metformina combinada com intervenções no estilo de vida reduziu consideravelmente o índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura. O grupo que tomou apenas a metformina também apresentou diminuição do IMC, redução na resistência à insulina e circunferência da cintura, porém os resultados não foram tão expressivos quanto o do outro grupo.

Outro estudo também mostrou que a metformina ajuda a emagrecer e melhorar os sintomas relacionados à obesidade infantil.

O estudo envolveu crianças obesas e resistentes à insulina, com idades entre 6 e 12 anos. Elas foram direcionadas para grupos aleatórios que receberam metformina ou placebo duas vezes por dia durante 6 meses, além de integrar um programa mensal de redução de peso administrado por um nutricionista.

Os resultados indicaram que as crianças que receberam metformina tiveram uma redução mais expressiva no IMC, peso corporal e massa gorda. A resistência à insulina também foi menor. Porém, sintomas gastrointestinais foram significativamente mais expressivos em crianças tratadas com metformina.

A conclusão foi que a metformina teve efeitos modestos, mas encorajadores, no peso corporal, composição corporal e homeostase da glicose. Ou seja, como a metformina é um componente do medicamento, podemos afirmar que o uso de Janumet emagrece, sim, mas não diretamente, e sim como um possível efeito secundário.

Considerações finais

Janumet demonstra potencial para controlar a diabetes tipo 2, mas ele não isenta os usuários de adotarem uma alimentação mais equilibrada, mantendo o controle da ingestão de carboidratos e açucares. Seus efeitos também são mais positivos quando o paciente inclui na sua rotina a prática de atividades físicas.

Além disso, a medicação demonstra potencial para gerenciar o peso, ou seja, Janumet emagrece indiretamente, mas não se esqueça de consultar sempre um médico antes de incluir qualquer medicamento ou suplemento na sua dieta.  

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o remédio Janumet emagrece? Já foi diagnosticado com diabetes e precisou tomar este medicamento para controlar a condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*