Kebab Engorda? Receitas Light e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O kebab é um dos pratos típicos do Oriente Médio que têm maior popularidade no Ocidente, principalmente nas cidades em que o número de imigrantes é mais elevado.

Ele também pode ser chamado pelos nomes de souvlaki, kabob, kabab e michuí e trata-se de uma carne grelhada, normalmente cortada em cubos, que aparece em espetos, porém, também pode ser servido com pães, legumes e pastas.

Como não é novidade para ninguém que o brasileiro gosta de um bom churrasco, não é de se espantar que esse prato caia no nosso gosto, não é mesmo?

Mas será que o kebab engorda?

Entender se o kebab engorda é importante para quem necessita ou deseja emagrecer ou ao menos não engordar. E para começo de conversa, é importante saber que o kebab engorda ou não dependendo da maneira como é preparado e dos ingredientes que leva.

Uma pesquisa feita no Reino Unido testou 490 kebabs e mostrou que muitos deles continham quantidades preocupantemente elevadas de gordura e sódio, antes mesmo da adição de maionese e outros acompanhamentos ao prato.

O estudo encontrou alguns kebabs que carregavam quantidades alarmantes de calorias – um deles, particularmente grande e gorduroso, poderia chegar a ter 2 mil calorias, que é o teor calórico total que uma mulher deve ingerir ao longo de todo um dia, por exemplo.

Outro exemplo típico de kebab tinha aproximadamente 1 mil calorias e uma quantia correspondente a 148% do limite diário de gorduras saturadas. Os pesquisadores identificaram ainda o kebab médio oferecia 98% do limite diário permitido de sal para um adulto.

Como se não bastasse todo esse excesso de calorias, o que já é suficiente para que possamos concluir que esse tipo de kebab engorda, o consumo excessivo de sal provoca a retenção de líquido, o que deixa o corpo inchado.

Escolha o kebab certo

Então, pelo bem da sua saúde e da sua forma física, ao comer um kebab, certifique-se de que ele não explode em calorias e nem extrapola os limites diários de sal e gorduras, como acontece com os citados acima.

Caso você coma em um restaurante ou lanchonete, questione o dono ou o chef do estabelecimento para saber como eles são preparados e pedir para conhecer os valores nutricionais. Assim, você poderá ver se esse tipo de kebab engorda e se o prato é saudável ou não.

Porém, o mais seguro mesmo é fazer o kebab em casa, utilizando carnes magras ou, até mesmo, preparando uma versão sem carne do prato. Como você verá no tópico das receitas de kebab light, é possível encontrar versões da iguaria com menos de 300 calorias por porção.

A carne, o frango e o tofu – utilizados nas receitas abaixo – servem como fonte de proteínas, que são conhecidas por auxiliarem em relação à saciedade do organismo.

Também vale prestar atenção nos acompanhamentos do kebab – no lugar de comer o prato com pães, você pode saboreá-los ao lado de um mix de vegetais, alimentos que costumam possuir fibras, nutrientes que também promovem a sensação de saciedade ao corpo. 

Receitas de kebab light

1. Receita de kebab de tofu light

Ingredientes:

  • 400 g a 450 g de tofu extra firme embalado em água e escorrido;
  • 4 colheres se azeite de oliva extravirgem separadas;
  • 1 colher de chá de raspas de limão;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de orégano fresco e picado ou 1 colher de chá de orégano seco;
  • ½ colher de chá de sal dividida em porções de ¼ de colher de chá;
  • ½ colher de chá de pimenta moída dividida em porções de ¼ de colher de chá;
  • 16 tomates-cereja;
  • 1 berinjela pequena cortada em pedacinhos de 2,5 cm;
  • 1 abobrinha média cortada em 16 fatias;
  • 1 pimentão amarelo médio cortado em pedacinhos de 2,5 cm;
  • 1 cebola roxa pequena cortada em pedacinhos de 2,5 cm;
  • 2 colheres de sopa de massa de tomate.

Modo de preparo:

  1. Dar palmadinhas no tofu seco e cortá-lo em pedacinhos de 2,5 cm;
  2. Misturar uma colher de sopa do azeite de oliva, as raspas e o suco de limão, o orégano, ¼ de colher de chá de sal e ¼ de colher de chá de pimenta moída em uma tigela média. Acrescentar o tofu, misturar e deixar marinar durante, no mínimo, 10 minutos até, no máximo, um dia, mexendo ocasionalmente;
  3. Preaquecer a grelha no fogo médio. Enquanto isso, colocar os tomates, a berinjela, a abobrinha, o pimentão, a cebola, as três colheres de azeite de oliva extravirgem que restaram, ¼ de colher de chá de sal e ¼ de colher de chá de pimenta moída em uma tigela média;
  4. Espetar alternadamente o tofu e os vegetais em espetos de aproximadamente 25 cm a cerca de 30 cm. Acrescentar a massa de tomate à marinada na tigela e mexer bem para misturar. Pincelar a parte de cima dos espetos com metade da mistura marinada;
  5. Untar a grelha (uma dica é fazer isso com antecedência, antes de grelhar o kebab para ajudar a evitar que os alimentos grudem);
  6. Grelhar os espetos com o lado a marinada para cima durante três a cinco minutos, até que o tofu e os vegetais comecem a dourar. Virar os espetos para o outro lado na grelha, pincelar com o restante da marinada e continuar a grelhar até que os vegetais estejam levemente queimados, o que deve levar de três a cinco minutos.

Cada porção dessa receita de kebab rende 252 calorias.

2. Receita de kebab de carne light

Ingredientes: 

  • 1 kg de alcatra;
  • 1 colher de sopa rasa de tomilho fresco;
  • 1 pimenta vermelha dedo-de-moça;
  • 3 colheres de chá de cominho;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino em pó a gosto;
  • 1 colher de sopa de hortelã fresca;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 8 espetos para churrasco.

Modo de preparo:

  1. Cortar a carne em formato de cubinhos de tamanho médio, removendo a gordura, e passar pelo moedor;
  2. Temperar a carne moída com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reservar;
  3. Cortar a pimenta dedo-de-moça ao meio, retirar as suas sementes e picá-la em pedacinhos bem pequenos;
  4. Amassar bem a pimenta picada, o tomilho, o cominho, o tomilho fresco e a hortelã dentro de um pilão juntamente com o azeite até virar uma pasta. Temperar com uma pitada de sal;
  5. Misturar a carne moída com a pastinha, amassando com as mãos até a carne começar a grudar nas mãos;
  6. Moldar a carne nos espetos, apertando bem para que ela não se solte quando for ao fogo. Levar para assar na churrasqueira, sem esquecer-se de virar o kebab dos dois lados para que ele fique igualmente assado.

A receita pode render oito porções. A estimativa (a receita não foi submetida a análises para comprovar a exatidão dos valores) é que cada uma das porções contenha aproximadamente 236 calorias. 

3. Receita de kebab de frango light

Ingredientes:

  • 1 kg de peito de frango sem a pele;
  • 100 g de iogurte natural desnatado;
  • 1 colher de chá de páprica;
  • ½ colher de chá de cominho em pó;
  • ½ colher de chá de canela em pó;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 colher de chá de azeite de oliva;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino em pó a gosto;
  • 8 espetos.

Modo de preparo:

  1. Adicionar o iogurte, a páprica, o suco de limão, o cominho em pó, a pimenta-do-reino, o sal e o azeite em um potinho e misturar;
  2. Cortar o frango em formato de cubinhos e colocá-los em uma tigela grande. Adicionar o tempero obtido no passo acima, misturar, cobrir com filme plástica e deixar marinar na geladeira por 30 minutos;
  3. Colocar os espetos de molho na água para que não ressequem ou queimem durante o cozimento (está aí uma dica que você pode usar em outras receitas de kebab também). Quando for usá-los, retirar da água e secar como auxílio de um pano;
  4. Pegar os cubinhos de frango e distribuí-los nos espetos. Levá-los para assar na grelha, na churrasqueira ou em uma frigideira quente, lembrando-se de virar para que ambos os lados sejam assados igualmente.

A estimativa (a receita não foi submetida a análises para comprovar a exatidão dos valores) é que ela rende oito porções, com cerca de 220,5 calorias em cada uma delas. 

Considerações

Mais importante do que saber se o kebab engorda é entender que, para emagrecer ou manter-se no peso ideal, é fundamental que toda a alimentação seja equilibrada, controlada, saudável e nutritiva – o que fica inviabilizado quando se come uma versão do kebab que extrapola em calorias, gorduras e sal.

Por isso, para controlar o peso, o ideal é consumir o kebab light, cujo teor de calorias é controlado e os valores de gordura e sal não são extrapolados. Além de ter atenção em relação ao prato, é necessário cuidar para que toda a alimentação seja de qualidade e que excessos não sejam cometidos em prol não somente da boa forma, como também da saúde.

Você já imaginava que grande parte dos tipos de kebab engorda? Você tem costume de consumir esse tipo de comida com alguma frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário