O kebab é um dos pratos típicos do Oriente Médio que têm maior popularidade no Ocidente, principalmente nas cidades em que o número de imigrantes é mais elevado.
Ele também pode ser chamado pelos nomes de souvlaki, kabob, kabab e michuí e trata-se de uma carne grelhada, normalmente cortada em cubos, que aparece em espetos, porém, também pode ser servido com pães, legumes e pastas.
Como não é novidade para ninguém que o brasileiro gosta de um bom churrasco, não é de se espantar que esse prato caia no nosso gosto, não é mesmo?
Mas será que o kebab engorda?
Entender se o kebab engorda é importante para quem necessita ou deseja emagrecer ou ao menos não engordar. E para começo de conversa, é importante saber que o kebab engorda ou não dependendo da maneira como é preparado e dos ingredientes que leva.
Uma pesquisa feita no Reino Unido testou 490 kebabs e mostrou que muitos deles continham quantidades preocupantemente elevadas de gordura e sódio, antes mesmo da adição de maionese e outros acompanhamentos ao prato.
O estudo encontrou alguns kebabs que carregavam quantidades alarmantes de calorias – um deles, particularmente grande e gorduroso, poderia chegar a ter 2 mil calorias, que é o teor calórico total que uma mulher deve ingerir ao longo de todo um dia, por exemplo.
Outro exemplo típico de kebab tinha aproximadamente 1 mil calorias e uma quantia correspondente a 148% do limite diário de gorduras saturadas. Os pesquisadores identificaram ainda o kebab médio oferecia 98% do limite diário permitido de sal para um adulto.
Como se não bastasse todo esse excesso de calorias, o que já é suficiente para que possamos concluir que esse tipo de kebab engorda, o consumo excessivo de sal provoca a retenção de líquido, o que deixa o corpo inchado.
- Veja também: Sal engorda? Como o sódio engorda?
Escolha o kebab certo
Então, pelo bem da sua saúde e da sua forma física, ao comer um kebab, certifique-se de que ele não explode em calorias e nem extrapola os limites diários de sal e gorduras, como acontece com os citados acima.
Caso você coma em um restaurante ou lanchonete, questione o dono ou o chef do estabelecimento para saber como eles são preparados e pedir para conhecer os valores nutricionais. Assim, você poderá ver se esse tipo de kebab engorda e se o prato é saudável ou não.
Porém, o mais seguro mesmo é fazer o kebab em casa, utilizando carnes magras ou, até mesmo, preparando uma versão sem carne do prato. Como você verá no tópico das receitas de kebab light, é possível encontrar versões da iguaria com menos de 300 calorias por porção.
A carne, o frango e o tofu – utilizados nas receitas abaixo – servem como fonte de proteínas, que são conhecidas por auxiliarem em relação à saciedade do organismo.
Também vale prestar atenção nos acompanhamentos do kebab – no lugar de comer o prato com pães, você pode saboreá-los ao lado de um mix de vegetais, alimentos que costumam possuir fibras, nutrientes que também promovem a sensação de saciedade ao corpo.
Receitas de kebab light
1. Receita de kebab de tofu light
Ingredientes:
- 400 g a 450 g de tofu extra firme embalado em água e escorrido;
- 4 colheres se azeite de oliva extravirgem separadas;
- 1 colher de chá de raspas de limão;
- 2 colheres de sopa de suco de limão;
- 1 colher de sopa de orégano fresco e picado ou 1 colher de chá de orégano seco;
- ½ colher de chá de sal dividida em porções de ¼ de colher de chá;
- ½ colher de chá de pimenta moída dividida em porções de ¼ de colher de chá;
- 16 tomates-cereja;
- 1 berinjela pequena cortada em pedacinhos de 2,5 cm;
- 1 abobrinha média cortada em 16 fatias;
- 1 pimentão amarelo médio cortado em pedacinhos de 2,5 cm;
- 1 cebola roxa pequena cortada em pedacinhos de 2,5 cm;
- 2 colheres de sopa de massa de tomate.
Modo de preparo:
- Dar palmadinhas no tofu seco e cortá-lo em pedacinhos de 2,5 cm;
- Misturar uma colher de sopa do azeite de oliva, as raspas e o suco de limão, o orégano, ¼ de colher de chá de sal e ¼ de colher de chá de pimenta moída em uma tigela média. Acrescentar o tofu, misturar e deixar marinar durante, no mínimo, 10 minutos até, no máximo, um dia, mexendo ocasionalmente;
- Preaquecer a grelha no fogo médio. Enquanto isso, colocar os tomates, a berinjela, a abobrinha, o pimentão, a cebola, as três colheres de azeite de oliva extravirgem que restaram, ¼ de colher de chá de sal e ¼ de colher de chá de pimenta moída em uma tigela média;
- Espetar alternadamente o tofu e os vegetais em espetos de aproximadamente 25 cm a cerca de 30 cm. Acrescentar a massa de tomate à marinada na tigela e mexer bem para misturar. Pincelar a parte de cima dos espetos com metade da mistura marinada;
- Untar a grelha (uma dica é fazer isso com antecedência, antes de grelhar o kebab para ajudar a evitar que os alimentos grudem);
- Grelhar os espetos com o lado a marinada para cima durante três a cinco minutos, até que o tofu e os vegetais comecem a dourar. Virar os espetos para o outro lado na grelha, pincelar com o restante da marinada e continuar a grelhar até que os vegetais estejam levemente queimados, o que deve levar de três a cinco minutos.
Cada porção dessa receita de kebab rende 252 calorias.
2. Receita de kebab de carne light
Ingredientes:
- 1 kg de alcatra;
- 1 colher de sopa rasa de tomilho fresco;
- 1 pimenta vermelha dedo-de-moça;
- 3 colheres de chá de cominho;
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino em pó a gosto;
- 1 colher de sopa de hortelã fresca;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 8 espetos para churrasco.
Modo de preparo:
- Cortar a carne em formato de cubinhos de tamanho médio, removendo a gordura, e passar pelo moedor;
- Temperar a carne moída com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reservar;
- Cortar a pimenta dedo-de-moça ao meio, retirar as suas sementes e picá-la em pedacinhos bem pequenos;
- Amassar bem a pimenta picada, o tomilho, o cominho, o tomilho fresco e a hortelã dentro de um pilão juntamente com o azeite até virar uma pasta. Temperar com uma pitada de sal;
- Misturar a carne moída com a pastinha, amassando com as mãos até a carne começar a grudar nas mãos;
- Moldar a carne nos espetos, apertando bem para que ela não se solte quando for ao fogo. Levar para assar na churrasqueira, sem esquecer-se de virar o kebab dos dois lados para que ele fique igualmente assado.
A receita pode render oito porções. A estimativa (a receita não foi submetida a análises para comprovar a exatidão dos valores) é que cada uma das porções contenha aproximadamente 236 calorias.
3. Receita de kebab de frango light
Ingredientes:
- 1 kg de peito de frango sem a pele;
- 100 g de iogurte natural desnatado;
- 1 colher de chá de páprica;
- ½ colher de chá de cominho em pó;
- ½ colher de chá de canela em pó;
- Suco de 1 limão;
- 1 colher de chá de azeite de oliva;
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino em pó a gosto;
- 8 espetos.
Modo de preparo:
- Adicionar o iogurte, a páprica, o suco de limão, o cominho em pó, a pimenta-do-reino, o sal e o azeite em um potinho e misturar;
- Cortar o frango em formato de cubinhos e colocá-los em uma tigela grande. Adicionar o tempero obtido no passo acima, misturar, cobrir com filme plástica e deixar marinar na geladeira por 30 minutos;
- Colocar os espetos de molho na água para que não ressequem ou queimem durante o cozimento (está aí uma dica que você pode usar em outras receitas de kebab também). Quando for usá-los, retirar da água e secar como auxílio de um pano;
- Pegar os cubinhos de frango e distribuí-los nos espetos. Levá-los para assar na grelha, na churrasqueira ou em uma frigideira quente, lembrando-se de virar para que ambos os lados sejam assados igualmente.
A estimativa (a receita não foi submetida a análises para comprovar a exatidão dos valores) é que ela rende oito porções, com cerca de 220,5 calorias em cada uma delas.
Considerações
Mais importante do que saber se o kebab engorda é entender que, para emagrecer ou manter-se no peso ideal, é fundamental que toda a alimentação seja equilibrada, controlada, saudável e nutritiva – o que fica inviabilizado quando se come uma versão do kebab que extrapola em calorias, gorduras e sal.
Por isso, para controlar o peso, o ideal é consumir o kebab light, cujo teor de calorias é controlado e os valores de gordura e sal não são extrapolados. Além de ter atenção em relação ao prato, é necessário cuidar para que toda a alimentação seja de qualidade e que excessos não sejam cometidos em prol não somente da boa forma, como também da saúde.