Limão Afina o Sangue?

O limão é uma fruta que serve como fonte de ingredientes necessários para o nosso organismo como fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina A, vitamina B9 (folato/ácido fólico) e vitamina C.

A parte de tantos nutrientes que nos serve, quanto aos efeitos do alimento dentro do nosso organismo, será que o limão afina o sangue?

O que é um afinador do sangue?

Antes de analisarmos propriamente se o limão afina o sangue ou não, é importante entendermos o que caracteriza e para que serve uma substância afinadora do sangue.

Os afinadores do sangue são descritos como medicamentos que previnem a formação de coágulos sanguíneos ou impedem que os coágulos sanguíneos já existentes se tornem maiores.

Ainda que a coagulação sanguínea seja um processo normal do corpo que ocorre quando há uma lesão, existem casos em que ela pode ser perigosa.

A presença de coágulos nas artérias, nas veias e no coração pode provocar ataque no coração, acidente vascular cerebral (AVC) e bloqueios. As informações são do MedlinePlus.

E então, o limão afina o sangue?

Um artigo no Healthy Eating SFGate apresentou uma lista de frutas consideradas capazes de afinar o sangue naturalmente. Entre as mencionadas, estavam: laranjas, passas, tangerinas, ameixas secas, morangos, cerejas, uvas, arandos (uvas-do-monte) e mirtilos.

Entretanto, a lista não apresentou o limão como uma dessas frutas que podem afinar o sangue.

Além disso, nutricionistas consultados afirmam que essa história de que o limão afina o sangue é um mito. O alimento é fonte de vitamina C, um nutriente que auxilia na absorção do ferro, um mineral bastante importante para a constituição do sangue, porém, não existe uma relação entre isso e afinar o sangue.

Bebidas com limão e a formação de coágulos sanguíneos nas pernas após muito tempo sentado

De acordo com informações do SFGate, pesquisadores japoneses da Universidade de Nagoya, no Japão, apontaram que a ingestão de bebidas com limão pode auxiliar passageiros de avião a evitar uma síndrome conhecida pelo nome de trombose venosa profunda. Segundo a página, o trabalho dos cientistas indicou que o sangue viajou de maneira 19% mais rápida mediante a ingestão de uma só vez da bebida com limão.

Conforme a publicação, essa trombose venosa profunda é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos, que pode acontecer depois que uma pessoa permanece sentada durante bastante tempo – o que acontece nas longas viagens de avião.

De acordo com um estudo enviado para a British House of Lords (Câmara dos Lordes Britânica, câmara do parlamento do Reino Unido), dentro da população geral, as chances de se ter coágulos são de aproximadamente uma em 1 mil.

Já essas chances para os jovens adultos são próximas de uma em 10 mil, enquanto as chances são ligeiramente mais elevadas para passageiros de viagens aéreas de longa distância, em decorrência da baixa umidade e da baixa pressão atmosférica, completou a publicação.

A página salientou ainda que a sugestão é que a bebida de limão seja composta por pelo menos 50% de suco de limão.

Entretanto, vale destacar que a matéria do SFGate não informou que os pesquisadores indicaram que os efeitos observados no estudo em relação à bebida são decorrentes do fato do limão ter propriedades em relação ao afinamento do sangue.

Atenção

Se você já toma medicamentos para afinar o sangue (também conhecidos como anticoagulantes), não abandone o tratamento para substituí-lo apenas por maneiras naturais de afinar o sangue.

“Remédios são prescritos para afinar o sangue como forma de prevenir a formação de coágulos de sangue que podem restringir o fluxo sanguíneo, gerando um AVC ou ataque cardíaco. Se você está tomando remédios prescritos para prevenir essas condições série e potencialmente fatais, eu te advirto a não deixá-los repentinamente. Se você quer testar os produtos naturais junto com os remédios anticoagulantes, faça isso somente debaixo da supervisão do seu médico”, alertou o médico Andrew Weil, em artigo publicado em seu site.

Essa supervisão médica é fundamental para se certificar de que o produto natural em questão realmente pode auxiliar, se ele não é contraindicado para o seu caso, se não pode fazer mal ao ser utilizado ao mesmo tempo em que medicamentos, suplementos ou plantas que você já faça uso e como – em que dosagem e frequência – o produto natural em questão pode ser utilizado.

Cuidados com o limão

O Medical News Today alertou que os ácidos presentes na fruta podem danificar o esmalte dos dentes ao longo do tempo, o que torna os dentes propensos ao desenvolvimento de cáries.

Para controlar esse efeito colateral, a publicação recomenda consumir as bebidas com limão com o auxílio de um canudo, sempre que possível, como forma de evitar o contato do limão com os dentes.

Outra tática importante é lavar a boca com água depois de ingerir essas bebidas. Entretanto, o Medical News Today alertou que é necessário aguardar o período de uma hora antes de escovar os dentes.

“Escovar enquanto o esmalte dos seus dentes está em um estado ‘amolecido pelo ácido’ pode resultar em danos. Se você toma a água com limão no café da manhã, então é uma boa ideia escovar os dentes antes do café da manhã”, alertou a publicação.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que limão afina o sangue? Toma algum medicamento afinador de sangue por conta de alguma condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário