Lipo 6 Black – Efeitos colaterais e cuidados: faz mal?

Especialista da área:
atualizado em 14/04/2022

O Lipo 6 Black é um suplemento conhecido como “queimador de gorduras”, muito usado por praticantes de exercícios físicos, embora muitos acreditem que ele faz mal.

Essa dúvida, muito comum para quem usa termogênicos e outros suplementos, ocorre porque muitas vezes não sabemos a sua composição, e existem relatos de pessoas que se sentiram mal usando esse tipo de produto.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir iremos entender como funciona esse suplemento, quais seus efeitos colaterais e descobrir se usar o Lipo 6 Black antes de praticar exercícios faz mal ou não.

Veja também: 10 melhores alimentos termogênicos para emagrecer

Conheça o produto

lipo 6 black nutrex
Imagem: Nutrex Research

O Lipo 6 Black é um dos termogênicos mais vendidos em todo o mundo, e foi desenvolvido pela Nutrex Research.

Ele está disponível em várias formulações, para se adaptar aos diferentes públicos que podem se beneficiar deste suplemento.

Seu sucesso vem do fato de que ele promete eliminar o excesso de gorduras, ao mesmo tempo em que preserva o tecido muscular. Por isso, a seguir vamos conhecer melhor esse suplemento termogênico e avaliar se ele realmente pode fazer o que promete.

  Continua Depois da Publicidade  

Composição do Lipo 6 Black

De acordo com a Nutrex, fabricante do produto, o Lipo 6 Black é composto por:

  • Caffeine Anhydrous (ou cafeína anidra): trata-se da cafeína em pó, que atua como um estimulante do sistema nervoso central e do metabolismo. Quase todos os termogênicos contêm estimulantes como a cafeína, e no caso do Lipo 6 Black ela pode ser considerada a principal responsável pelos benefícios do produto
  • Yohimbine: substância extraída da casca da árvore africana Corynanthe Yohimbe, a ioimbina bloqueia receptores adrenérgicos que dificultam a utilização da gordura como fonte de energia. Assim, o composto permite que as reservas de gordura sejam usadas como fonte de energia. Ao mesmo tempo, ela aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, ampliando a oferta de oxigênio e outros nutrientes para os músculos durante os exercícios. Ainda de acordo com os fabricantes, a ioimbina serve para reduzir o apetite
  • Theobromine: essa substância possui ação semelhante à cafeína, e age como um estimulante do sistema nervoso central, além de acelerar o metabolismo.

Além disso, a formulação Ultra Concentrada do Lipo 6 Black contém outras substâncias para melhorar sua ação:

  • Advantra® Z Citrus Aurantium (50% Sinefrina): composto patenteado pela Nutrex que contém 50% de sinefrina, um estimulante presente naturalmente na casca da laranja amarga. Ele serve como substituto à efedrina (substância que teve seu uso proibido por trazer riscos à saúde). E, além da ação energética e digestiva, ela aumenta a termogênese, favorecendo a redução no percentual de gordura corporal.

Esses compostos funcionam isoladamente para a perda de peso e aumento da energia. Mas, em conjunto, essas ações são potencializadas, melhorando ainda mais os resultados.

E como o Lipo 6 Black funciona?

Esses suplementos alimentares termogênicos contém em sua fórmula ingredientes que atuam através de cinco mecanismos distintos:

  • Ação direta no tecido adiposo, que acaba favorecendo a utilização da gordura corporal como fonte de energia para o metabolismo
  • Inibição da armazenagem das gorduras ingeridas através da alimentação
  • Prevenção do catabolismo, ou seja, ajudam a reduzir a degradação dos músculos
  • Redução do apetite
  • Efeito diurético, o que reduz a retenção de líquidos.

E, além dos fatores citados acima, o laboratório fabricante do Lipo 6 Black afirma que ele estimula a perda de peso e de medidas porque eleva os níveis de energia e concentração, melhorando o desempenho nos treinos.

Ou seja, na teoria você teria mais disposição para praticar atividade física e aumentar o gasto energético do corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais do Lipo 6 Black

Insônia pode ser causa do lipo 6 black
A insônia é um dos principais efeitos colaterais do Lipo 6

Os principais efeitos colaterais do Lipo 6 Black estão relacionados à presença da cafeína e sinefrina entre os ingredientes do suplemento termogênico. São eles:

  • Insônia
  • Aceleração dos batimentos cardíacos
  • Dores de cabeça
  • Sudorese
  • Irritação e ansiedade
  • Sensação de queimação no estômago
  • Náuseas e vômitos
  • Alterações de humor
  • Aumento da pressão arterial
  • Tremores.

Além disso, de acordo com diversos relatos sobre o Lipo 6 Black, o produto também pode provocar diarreia, dores musculares, aumento da frequência urinária, e confusão mental.

Lipo 6 Black faz mal?

De acordo com a Mayo Clinic, dos Estados Unidos, ingerir até 400 mg de cafeína ao dia não traz riscos à saúde, caso a pessoa não tenha nenhum problema prévio de saúde que possa ser afetado pela substância. 

Para efeito de comparação, essa concentração equivale a 5 xícaras de café, ou seis xícaras de chá verde.

Mas esta quantidade pode ser facilmente ultrapassada quando se opta por seguir a orientação de consumo presente no rótulo do Lipo 6 Black, que chega a 600 mg de cafeína ao dia. 

Além disso, a substância pode causar tolerância, sendo necessárias doses cada vez maiores para a obtenção dos mesmos resultados.

  Continua Depois da Publicidade  

Já o uso da sinefrina em doses elevadas pode estar associado a arritmias cardíacas, aumento da frequência respiratória, hipertensão, dores de cabeça e taquicardia.

Por outro lado, é importante frisar que esses efeitos colaterais do Lipo 6 Black são doses dependentes, isto é, quanto maior a dose, maior o risco de surgimento de efeitos indesejados.

Portanto, não é possível afirmar que o Lipo Black 6 faz mal ou não, já que o segredo parece estar na dose, e não apenas no produto em si. Assim, como deve ser feito com outros suplementos, a dica é procurar orientação médica antes de iniciar o uso do Lipo 6 Black para queimar gordura.

Contraindicações

Devido a sua composição, o Lipo 6 Black e o Lipo 6 Black Ultra são contraindicados para alguns grupos de pessoas, como:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pelo risco de efeitos no bebê. 
  • Crianças e adolescentes, uma vez que as substâncias presentes nesses termogênicos não foram testadas nessa faixa etária.
  • Idosos, pelo risco maior de doenças cardiovasculares e outras condições de saúde.
  • Pessoas que sofrem com arritmias, pois os estimulantes, como a cafeína, podem agravar o problema.

Além disso, pessoas que utilizam medicamentos contínuos, como antidepressivos, devem conversar com um médico antes de iniciar o uso do Lipo 6 Black.

Como tomar?

O Lipo 6 Black, independentemente do subtipo, deve ser usado de duas em duas tomadas, uma pela manhã e outra à tarde. 

Entretanto, como existem várias versões do Lipo 6 Black produzidas pela Nutrex, a quantidade de cápsulas por dose pode variar bastante, indo de 2 a 6 por dia. Mas, na versão Lipo 6 Black Ultra Concentrado, não se deve ultrapassar o limite de duas cápsulas por dia.

Além disso, é recomendável começar com uma dose menor do produto, a fim de minimizar os efeitos colaterais do Lipo 6 Black.

Por fim, é importante lembrar que as doses de cafeína presentes nesses suplementos ultrapassam as recomendações médicas, e podem causar problemas de saúde em algumas pessoas.

Dicas e cuidados

Termogênicos lipo 6 black
Existem alguns cuidados acerca do uso de termogênicos

O uso de termogênicos, apesar de efetivo, deve ser feito com cautela, para evitar altas doses de cafeína e outros estimulantes. Por isso, não ultrapasse a dose máxima recomendada pelo fabricante, e evite misturar mais de um tipo de termogênico.

Além disso, não use o Lipo 6 Black caso você tome muito café ao longo do dia, e evite usá-lo de estômago vazio, pois a cafeína pode causar alguns desconfortos gástricos. Isso é ainda mais importante se você tem histórico de gastrite ou outros problemas digestivos.

Outra dica é usar a segunda dose do produto até no máximo 6 horas antes de ir se deitar, para evitar a insônia e a agitação que podem ocorrer com o uso de estimulantes.

E, quando falamos especificamente do Lipo 6 Black, existem algumas recomendações do fabricante que devem ser seguidas, como:

  • Esses suplementos devem ser usados em ciclos, normalmente de 8 semanas, seguido por um período de pausa que pode variar, de acordo com a versão do produto.
  • Você deverá tomar o termogênico todos os dias, mesmo naqueles em que não estiver treinando.
  • Combine o Lipo 6 Black com o consumo de pelo menos 2 litros de água ao dia, uma vez que a cafeína tem efeito diurético.

Por fim, para obter melhores resultados com o Lipo 6 Black, é fundamental aliar o uso do termogênico à prática de atividade física, preferencialmente orientada por educadores físicos, e à uma dieta balanceada

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou a suplementação do Lipo 6 Black? Se não, tem curiosidade, mesmo conhecendo estes efeitos colaterais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (129 votos, média 3,91)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

57 comentários em “Lipo 6 Black – Efeitos colaterais e cuidados: faz mal?”

  1. Comecei a tomar o produto a uma semana, já comecei a me sentir melhor, não tive efeitos colaterais iguais aos descritos, apenas diarréia leve, combinado com os exercícios e alimentação legal, na primeira semana consegui perder 3kg, estou bem satisfeito, e usando apenas uma.capsula ao acordar, e outra as 3h da tarde, não senti diminuição no apetite, deve ser por causa da maconha, ótimo artigo, parabéns aos envolvidos

    Responder
  2. Eu realmente devo ser bem diferente… Primeiro dia a tomar em jejum : primeiros 10min senti me assim bem leve, um pouco confusa, mas só os primeiros minutos depois de começar o efeito.
    Após isso, tudo normal. Diminuição do apetite, bastante energia.. Tomei outro à tarde e depois de 30min Fiz um treino espetacular, com motivação!
    Cheguei a noite, dormi maravilhosamente bem!

    Responder
  3. Tomei o lipo 6 e pouco tempo depois fui me exercitar. Passei muito muito mal,tontura, náusea, sudorese, taquicardia,tremores,frio e exaustão.

    Responder
  4. Gente, pelo amor de Deus. Parem de
    tomar quando acordam!!! É só uma cápsula 30 min antes do treino, isso ainda vai te deixar apto pra mais resistência em aeróbico ( aeróbico!!!!!) durante umas 3/4 horas.

    Responder
  5. Eu tomei o lipo 6 Black cat destroyer, e o efeito dele foi imediato, parecia que tinha alguém, me apertando o pescoço, dor de cabeça, e não conseguia para, tinha que fica me movimento, se não parecia que estava em um lugar apertado e abafado.

    Responder
    • Eu tomei hj e senti muito mal não conseguia andar com corpo mole coração acelerado e falta d ar ..queria muito continuar não sei pq me senti tão mal assim 1 h depois d ter tomado..

      Responder
    • Fiquei deste mesmo jeito,e tive uma sensação de que estava meio que flutuante,não sei explicar direito. Além da leve tontura que fico o dia inteiro parece que quando você não está fazendo algo durante o dia você fica agitado.
      Aff seriamente pensando em parar viu!

      Responder
  6. ENTÃO EU HAVIA RELATADO OS ENJOOS NEH, TIVE QUE PARAR ´PASSEI MTO MAL MTA NAUSEA DOR DE CABEÇA E UMA DIARREIA DANADA :/ ..

    Responder
  7. Estou tomando Lopo Black 6 e tenho percebido uma irritabilidade excessiva. Acabou-se tomar e foco com a sensação de ter brigado feio, muito irritado, pavio curto é muito estresse.
    Os resultados no emagrecimento são visíveis. Mas a insônia a auteracao no humor são muito intensos.

    Responder
  8. estou tomando faz tres dias, no primeiro dia passei a noite em claro, não consegui durmi, e estou sentindo mto enjoo, vou continuar pra ver se os sintomas desparece com o passar do tempo, ele me deu um gás pra treinar nadado e tira sim um pouco a fome..

    Responder
  9. Tomei 2 capsula logo no primeiro dia tive uma disposição e tanto p malhar mas em compensação não consigo dormir.amanha farei diferente vou tomar só 1 capsula.

    Responder
  10. No primeiro dia tomei 1 cps, no segundo dia tomei 2 cps, e passei muito mal. Muita ânsia, vômito e diarreia. Após os sintomas eu suspenso o uso, isso ja faz 4 dias e ainda estou passando muito mal com dor no estômago, ânsia e vômito.
    NAO REMCOMENDO.

    Responder
    • tomei uma cápsula e me senti muito bem,mas quando tomei duas passei muito mal, senti muito frio, coração acelerado, falta de ar e muito cansada, agora vou tomar só um por dia

      Responder
  11. Comprei o Lipo 6 e ja têm 2 semanas de uso, perdi 2ke300g. Porém, nessa segunda semana percebi o quanto estou estressado, entedeado com tudo. Uma sensação de que tudo está girando. Tomo apenas 1 cápsula por dia. Vou continuar essa semana e decidir se suspendo o uso ou não.

    Responder
  12. Eu antes de comprar o Lipo 6 Black, avaliei comentários em vários sites e confiei nas experiências de pessoas próximas que usaram.
    Tenho usado ele, e tenho visto resultados bastante positivos, tomando apenas 1 cápsula por dia, às 15:00 hs e indo malhar às 19:00 hs.
    Senti uma reação desagradável, quando ingeri uma cápsula pela manhã e uma cápsula à tarde. O efeito foi inverso, não aguentei malhar de tanta indisposição. O indicado pelo fabricante realmente é só uma cápsula, é importante respeitar.
    Acredito que como todo medicamento/suplemento, os efeitos deste varia de metabolismo para metabolismo.

    Responder
  13. Galera que nunca fez uso de thermogênico, comecem com algo mais fraco e vejam a resposta do seu organismo, isso vai fazer minimizar os impactos ao entrar no ciclo do lipo 6.
    A quem já está usando e tem dificuldade de dormir ZMA ajuda muito.
    A quem não prática atividades fisicas, isso não é feito p vc.
    A quem treina por modinha só no verão, vc vai colocar dInheiro fora e falar mal de suplementos q não deram certo.

    Responder
  14. Gostaria de saber se tomando apenas 1 cápsula por dia consigo ver resultado? Pois 2 cápsulas por dia conforme recomendado no anúncio não estou me sentindo mt bem, muita dor de cabeça. Em quanto tempo vcs viram resultados? Faz 2 semanas q estou tomando, fazendo dieta e treinando mas não estou vendo resultado na balança, apenas mais pique pra treinar. Quem está tomando e puder me ajudar nessas dúvidas eu agradeço. Sabe aquele desespero PR emagrecer logo?! Eu sou assim… Talvez até a ansiedade não me deixa perder peso. ☹️

    Responder
  15. Comecei hoje pela manhã me senti ótima no treino mais disposta no término das atividades.. ao decorrer do dia tudo nos conformes.. Lipo 6 Black tudo de bom.

    Responder
  16. Bom dia gente! Estou tomando lipo 6 black a 3 dias, primeiramente ao contrário do que diz na matéria a discrição do rótulo recomenda a tomar 1 comprimidos por dia na primeira semana e a partir da segunda semana tomar 2 com intervalo de 8 horas e sempre o último 8 horas antes de dormir, no meu caso comprei o produto de fabricação importada não o nacional, não sei se tem diferença na fórmula, em fim, o que senti ao tomar, quentura corporal anormal após a corrida porém após 20 minutos parecia que não tinha corrido nada e com uma disposição para correr de novo, (corro 3 vezes por semana e caminho outras 3 vezes em média uma hora por dia) sinto um pouco de tremedeira durante o dia, não tenho fome e nem desejo de comer doces que sempre foi meu problema, como são poucos dias ainda não percebi perda de peso mas o rendimento no treino melhorou e acho que vai dar resultado, tenho pressão alta controlada a muito tempo com losartana que tomo um comprimido por dia a anos, não tive alteração na pressão por conta do lipo 6 estou de olho pois se começar a subir vou suspender o uso.
    Gabriel Gaspar, 32 anos 1,81 de altura 105 kg

    Responder