Atum é remoso? Ele atrapalha a cicatrização?

Especialista da área:
atualizado em 04/04/2021

É comum ouvirmos que alimentos remosos fazem mal e atrapalham a cicatrização, mas será que o atum é um deles?

  Continua Depois da Publicidade  

Os alimentos remosos, ou reimosos, também são conhecidos também como “alimentos carregados”, e são aqueles ricos em proteína e gordura animal.

Deve-se evitar o seu consumo por pessoas que passaram por cirurgias ou que fizeram alguma tatuagem, já que eles podem atrapalhar a cicatrização.

Então, a seguir você irá descobrir o que significa um alimento ser remoso, quais os problemas que eles podem trazer para a saúde e descobrir se o atum pertence ou não a esse grupo.

filet de atum

O que é um alimento remoso?

Consideramos um alimento remoso quando ele tem uma alta concentração de proteína e gordura animal.

Alguns exemplos são:

Mas, como se trata de um conhecimento da tradição popular, a lista de alimentos remosos pode sofrer modificações, a depender da região.

Alimento remoso e alergias

Alguns especialistas afirmam que os alimentos remosos na verdade causam reações alérgicas em algumas pessoas, levando a quadros como irritação na pele, coceira e inchaço.

Assim, esses alimentos podem ter sido erroneamente classificados como remosos, por atrapalharem o processo de cicatrização.

Mas, esses mesmos especialistas admitem que o assunto ainda precisa ser mais bem estudado, uma vez que as pesquisas realizadas sobre o assunto não foram conclusivas.

  Continua Depois da Publicidade  

O que é alergia?

Chamamos de alergia a reação do sistema imunológico quando entramos em contato com alérgenos, que são substâncias e alimentos que temos alergia.

Essa reação causa a liberação de uma substância chamada histamina, que é a responsável pelos sintomas clássicos da alergia.

São eles:

  • Desconforto gástrico, como diarreia;
  • Vermelhidão na pele;
  • Coceira;
  • Inchaço ao redor dos olhos e na boca;
  • Dificuldade de respirar.

Mas, é importante lembrar que os sintomas podem ter intensidades diferentes, dependendo do alérgeno e da pessoa. Além disso, diversos alimentos e substâncias podem causar alergias.

E então, o atum é remoso?

Essa é uma resposta difícil de dar, uma vez que o atum, por ser um peixe, é considerado por muitos como um alimento remoso. Mas, ao mesmo tempo, ele é rico em ômega 3, o que lhe confere uma ação anti-inflamatória.

Assim, levando em conta a presença deste nutriente, o atum está incluído nos alimentos que podem ser consumidos para acelerar a cicatrização.

É possível ter reações alérgicas ao atum?

Segundo a Food Allergy Research & Education, organização dos Estados Unidos, ao lado do salmão e do alabote, o atum é um dos tipos mais comuns de peixe que pode causar alergia nas pessoas.

E, ao contrário de outras alergias alimentares, que geralmente são observadas em bebês e crianças pequenas, uma alergia a um peixe pode não aparecer até a idade adulta.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a alergia ao atum também pode provocar a anafilaxia, uma reação alérgica que afeta o corpo todo e pode ser potencialmente fatal, caso não seja tratada adequadamente.

Por isso, caso sinta qualquer um dos sintomas, mesmo os mais amenos, procure rapidamente o auxílio médico para receber o tratamento apropriado e confirmar se realmente é alérgico ao peixe.

Cuidado com o sódio do atum enlatado

atum enlatado

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que adultos saudáveis consumam no máximo 2 g de sódio diariamente, e pessoas com problemas de saúde como hipertensão ou insuficiência renal devem consumir ainda menos.

Essa recomendação se deve ao fato de que o excesso de sódio na alimentação pode causar problemas como retenção de líquidos, aumento da pressão e endurecimento dos vasos sanguíneos.

Por isso, é preciso prestar bastante atenção quando for consumir alimentos enlatados, como o atum. E ainda que seja possível encontrar versões de atum enlatado sem a adição de sódio, muitas variedades do produto são ricas no mineral.

Alimentos que ajudam na cicatrização

Para que a cicatrização ocorra de forma adequada, o corpo precisa de um bom fornecimento de proteínas, uma vez que os aminoácidos são usados para construir a pele nova.

Além disso, vitaminas e minerais também ajudam nesse processo, da mesma forma que os alimentos anti-inflamatórios.

Alguns exemplos de alimentos que se encaixam nessa classificação são:

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que o atum é remoso? Consome frequentemente esse peixe em sua dieta e já percebeu algum efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário