Nescau é Remoso?

Especialista:
atualizado em 05/07/2020

Veja a seguir se o Nescau é remoso, ou seja se o uso regular do produto pode representar algum problema para a saúde em alguma circunstância.

Não são apenas as crianças que gostam de tomar um leite com Nescau. Muita gente ainda aprecia a bebida com o achocolatado no café da manhã ou antes de dormir.

Além de descobrir se o produto faz parte da categoria dos alimentos remosos, não perca tempo e confira também se o Nescau engorda.

Mas o que são alimentos remosos?

Antes de começarmos a analisar se o Nescau é remoso ou não, precisamos conhecer melhor o que são esses tais alimentos remosos.

Pois bem, de acordo com o dicionário, a expressão remoso significa “capaz de prejudicar a saúde, que faz mal à saúde, especialmente ao sangue […]”. O termo ainda pode sofrer uma pequena variação e ser chamado de reimoso.

O termo reimoso não se trata de uma classificação científica, mas é uma expressão antiga, associada à sabedoria popular, que também pode definir os alimentos que podem provocar inflamação na pele, em decorrência de uma reação alérgica.

Chama-se popularmente de reima algo que pode ser considerado um alergênico e que causa reações como coceira, diarreia e intoxicações mais sérias em algumas pessoas.

Os alimentos remosos ou reimosos também são conhecidos pela alcunha de “alimentos carregados” e essas comidas costumam apresentar quantidades elevadas de proteína e gordura animal.

Além disso, os alimentos remosos ou reimosos também podem interferir no processo de cicatrização, porém, não existem evidências científicas.

A cicatrização não está propriamente relacionada ao tipo de alimento que o paciente come, mas a um conjunto de cuidados junto à alimentação, como o repouso recomendado, medicamentos prescritos e características do próprio organismo.

E então, será que o Nescau é remoso?

Não se deve consumir alimentos conhecidos popularmente como remosos depois da realização de uma cirurgia, enquanto ainda estiver com os pontos.

Entre esses alimentos estão os doces, categoria da qual um achocolatado como o Nescau faz parte. O leite achocolatado também é conhecido como um dos itens com gorduras e açúcar que devem ser excluídos da dieta durante um período pós-cirúrgico.

Segundo especialistas, esses alimentos podem prejudicar a cicatrização. O açúcar e a gordura industrializada são conhecidos por aumentar a inflamação no organismo e dificultar a circulação do sangue. Para haver uma perfeita cicatrização do tecido, é essencial que os nutrientes cheguem até o local machucado. Conheça outros alimentos inflamatórios.

A lista de alimentos mencionados como inadequados para a dieta depois da realização de uma cirurgia também incluiu: açúcar em pó, mel, melaço de cana, refrigerante, balas, chocolate, sorvete, biscoitos (recheados ou não), compotas com açúcar e carnes gordurosas.

Mais sobre os problemas com o açúcar

De acordo com informações da Nestlé, a fabricante do achocolatado Nescau, uma porção de 20 gramas ou duas colheres de sopa de Nescau 2.0 apresenta 15 gramas de açúcar. Se o chocolate em pó da marca for misturado a 160 ml de leite, esse valor sobe para 23 gramas de açúcares.

A recomendação da Associação Americana do Coração é que os homens não consumam mais do que nove colheres de chá ou 36 gramas de açúcar por dia e que as mulheres não ingiram mais do que seis colheres de chá ou 25 gramas de açúcar diariamente.

Você provavelmente já sabe que consumir muito açúcar no dia a dia favorece o aumento do peso corporal. Entretanto, esse não é o único problema que a ingestão excessiva do açúcar pode acarretar para a saúde.

Conforme alertou a Harvard Health Publishing (Publicação de Saúde de Harvard, tradução livre), o consumo de muito açúcar adicionado, ou seja, do açúcar que é acrescentado aos produtos industrializados para melhorar seu sabor ou aumentar o prazo de validade, tem impacto em relação ao desenvolvimento da diabetes e podem prejudicar também a saúde do coração.

A publicação explicou que isso funciona como uma bola de neve: as quantidades excessivas de açúcar sobrecarregam o fígado, o que ao longo do tempo pode resultar em um acúmulo maior de gorduras, que podem gerar a doença hepática gordurosa, que contribui com o aparecimento da diabetes, condição que aumenta os riscos de desenvolver doença no coração.

A ingestão de muitos açúcares adicionados ainda pode aumentar a pressão arterial e elevar a inflamação crônica, que também são vias patológicas para o desenvolvimento da doença no coração, acrescentou a Harvard Health Publishing.

Além disso, o professor de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard T.H. Chan, Frank Hu, apontou que os efeitos do consumo de açúcares adicionados – maior pressão arterial, inflamação, ganho de peso, diabetes e doença hepática gordurosa – estão associados a um aumento no risco de ter ataque no coração e acidente vascular cerebral (AVC).

Portanto, nada de abusar dos açúcares adicionados

Com tudo isso em mente, o recado que fica é o de tomar cuidado e moderar no consumo não somente de achocolatados como o Nescau, mas também de outros produtos industrializados que sejam ricos em açúcares adicionados.

Mas como saber se um achocolatado ou outro produto industrializado tem muito açúcar ou não? Procure pela informação na tabela nutricional da embalagem do produto e cheque a sua lista de ingredientes que também deve aparecer no rótulo.

Confira quais são os itens que aparecem mencionados primeiro na lista de ingredientes do produto – esses são os que estão presentes em maior quantidade na elaboração do alimento em questão.

Caso o açúcar apareça antes dos outros ingredientes na lista, então trata-se de um produto com um teor expressivo de açúcar. Entretanto, vale ressaltar que o açúcar pode não ser listado somente sob o nome de açúcar na lista de ingredientes de um produto.

Termos como sacarose, frutose, maltodextrina, maltose, mel, melaço, melado, néctares, glicose, glucose de milho, lactose, dextrose, xarope de milho, xarope de malte, açúcar mascavo, caldo de cana e açúcar invertido, por exemplo, também são empregados para se referir ao açúcar.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que Nescau é remoso? Consome com frequência esse achocolatado em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário