O Que Comer na Ceia para Emagrecer?

Especialista:
atualizado em 11/08/2020

Bateu aquela fome antes de dormir e não quer atrapalhar a dieta? Saiba o que comer na ceia para emagrecer e nunca mais vá dormir com fome.

A ceia é um lanche ou pequena refeição feita cerca de 2 ou 3 horas depois do jantar. Nem todos fazem essa refeição, mas a ceia é especialmente importante para aqueles que jantam muito cedo ou vão dormir mais tarde.

Certos alimentos podem contribuir para um sono melhor, além de outros benefícios relacionados à perda de peso, e podem ser aproveitados neste momento.

Pode parecer exagero incluir mais uma refeição após o jantar, mas durante o período do sono (que dura em média 8 horas), o corpo continua gastando energia e perde muitos fluidos.

Se a hidratação não for suficiente e a alimentação não for balanceada durante o dia, você pode até perder músculos enquanto dorme.

Mas para que tudo isso funcione, é preciso fazer escolhas certas. Os alimentos devem ser leves para evitar a indigestão antes de ir dormir e a ceia deve conter preferencialmente uma combinação de nutrientes e de fibras dietéticas com baixo índice glicêmico.

O que comer na ceia para emagrecer?

Ainda que a sua ceia seja feita horas antes do momento de dormir, é importante escolher alimentos de fácil digestão para evitar o inchaço abdominal e o desconforto.

Já podemos te adiantar que frutas são boas opções para dormir melhor. Aproveite e confira as melhores frutas para comer à noite.

O ideal é preparar uma refeição que inclua carboidratos leves e de baixo índice glicêmico (como as frutas), proteínas e fibras. Veja abaixo algumas dicas e ideias de alimentos e por que eles são bons para comer na ceia para emagrecer.

– Frutas vermelhas

Cerejas

Frutas em geral são ótimos lanches noturnos, mas as cerejas se destacam na ceia pois elas aumentam a quantidade do hormônio melatonina no organismo – responsável pela regulação do sono.

Além de ter um sono mais duradouro e reparador, a cereja contém antioxidantes que auxiliam no combate à inflamação.

– Banana

A banana é uma fruta rica em triptofano e fibras que contribuem para o sono e para a saciedade, respectivamente. Uma banana média tem cerca de 100 calorias, teor calórico suficiente para te manter satisfeito por toda a noite.

– Leite

Além de ser fonte de proteína e triptofano, o leite é fonte de cálcio. Mas o que o cálcio tem a ver com a perda de peso? De acordo com um estudo publicado no periódico científico Diabetes Care em 2007, diabéticos que consumiam laticínios ricos em cálcio perdiam peso com mais facilidade.

Uma boa ideia é consumir o leite desnatado, sem a gordura do integral. Derivados do leite como o queijo cottage também são boas opções de lanche noturno. Veja várias opções de queijos low carb que se adaptam à sua dieta.

– Iogurte

O iogurte tem um alto teor de proteínas que promove a sensação de saciedade e que ajuda na construção de massa muscular durante o sono.

Segundo uma pesquisa da revista científica American Journal of Physiology publicada em 2018, consumir alimentos proteicos antes de dormir estimula a produção de proteínas durante a noite que participam do desenvolvimento e reparo muscular.

Lembre-se de que a massa muscular ajuda na queima de gordura e por isso é importante incluir uma proteína no lanche da noite para te ajudar na perda de peso.

– Abacate

O abacate é uma boa fonte de gorduras saudáveis e fibras que promove bastante saciedade e que pode fazer parte do seu lanche da noite.

O único cuidado que deve ser tomado é com o teor calórico do fruto que é bastante elevado. Mas desde que você não consuma um abacate inteiro antes de dormir, ele é uma boa opção para a sua ceia para emagrecer.

– Aveia

A aveia é um cereal rico em fibras que ajuda a promover a perda de peso, especificamente de gordura. Você pode combinar uma porção de aveia com iogurte ou com algumas frutas para que o lanche fique mais saboroso.

Veja também como fazer mingau de aveia para o seu objetivo.

– Oleaginosas como nozes e amêndoas

Oleaginosas em geral fornecem uma boa quantidade de proteínas e fibras que geram saciedade. Esses alimentos também contribuem com a queima de gordura.

Um estudo publicado no International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders em 2003 mostrou que as amêndoas estimulam a queima de gordura e podem ter um impacto na redução do peso corporal e do índice de massa corporal (IMC).

– Amendoim

O amendoim também é uma boa pedida. A pasta de amendoim (sem açúcar) é uma excelente fonte de proteína e gordura, que auxiliam na construção de massa magra.

Também oferece uma série de nutrientes como as vitaminas do complexo B e o triptofano – precursor de hormônios importantes que regulam o humor e o sono.

– Chá de ervas

Chás preparados à base de ervas como a camomila, a erva-cidreira, o chá verde e a raiz valeriana podem ser ótimos para quem busca o que comer na ceia para emagrecer.

Apesar de não matar a fome, o chá é bom para ajudar a relaxar (garantindo um sono melhor) e a queimar mais calorias durante o sono. Muitas ervas contêm antioxidantes conhecidos como catequina, que auxiliam na queima de gordura e calorias.

Evite o açúcar, pois além de adicionar calorias à sua dieta, ele pode interferir na qualidade do sono. Se precisar adoçar, use um adoçante ou adoce com um pouquinho de mel.

Considerações finais

A regra geral para ter uma ceia saudável e que te ajude a perder peso é focar na simplicidade e em alimentos in natura sempre que possível. Mantenha o corpo hidratado e escolha alimentos ricos em fibras ou que sejam fontes saudáveis de gordura boa ou proteínas.

Evite a todo custo alimentos muito gordurosos, adoçados ou processados como chocolates, refrigerantes, bolos, pães, doces, frituras e café – que além de prejudicar o emagrecimento e a saúde, podem promover um efeito estimulante que atrapalha o sono.

Tenha em mente que dormir com fome pode ser pior do que fazer uma pequena refeição, pois é bem provável que você acorde com muita fome e faça escolhas alimentares pouco saudáveis pela manhã do dia seguinte.

Ter o hábito de cear não vai fazer você ganhar peso se a sua ingestão diária calórica estiver alinhada com seu plano de emagrecimento. Uma boa estratégia é reservar algumas calorias do seu dia para o fim da noite. Assim, você não vai dormir sentindo fome e nem extrapolar o seu limite calórico planejado para o dia.

Além disso, dormir satisfeito é melhor para a qualidade de sono e para promover a síntese de proteínas – ambos fatores indispensáveis para o bem estar e um emagrecimento saudável.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia o que comer na ceia para emagrecer e seguia as diretrizes corretas para esse momento antes de dormir? Pretende mudar sua rotina agora? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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