Cuscuz

Cuscuz Faz Mal Para Gastrite?

Além do uso de medicamentos, algumas doenças exigem que o paciente modifique os seus hábitos alimentares para que o quadro seja tratado ou não piore. Uma dessas condições é a gastrite, que é descrita como a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago.

Será que algum que sofre com a doença precisa parar de comer cuscuz? Ou não é verdade que o cuscuz faz mal para gastrite?

Mais sobre a gastrite 

Antes de discutirmos propriamente se o cuscuz faz mal para gastrite, é bom que estejamos mais familiarizados com a condição.

Pois bem, dentro de um quadro de gastrite o que acontece é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal, sendo que os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam causando danos à parede do estômago.

A doença pode ser classificada como aguda – que dura um período curto de tempo – ou crônica – que persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos.

Uma série de causas pode estar por trás do desenvolvimento da doença, e algumas dessas causas são: vírus, parasitas, fungos, refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, abuso de bebidas alcoólicas e uma bactéria chamada de Helicobacter pylori.

Náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras, dor de estômago, queimação e vômito, que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café, são sintomas da gastrite.

No entanto, tendo em vista que a condição não traz sintomas notáveis em todos as pessoas, é importante sempre ter o hábito de fazer check-ups e exames regulares com o médico de confiança. Com isso, fica mais fácil que o diagnóstico da doença seja feito mesmo sem que a pessoa perceba a presença de alguns dos seus sinais.

A partir do momento que o diagnóstico for determinado, é fundamental seguir as orientações do médico quanto a tratamento, no que se refere às mudanças na alimentação, à utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.

Até porque, quando a pessoa sofre com a condição e não a trata da maneira devida, pode ver a sua gastrite evoluir para problemas mais graves como úlcera e câncer.

E então, será que o cuscuz faz mal para gastrite? 

O cuscuz é uma receita preparada à base de milho, visto que pode ser feita com fubá, farinha de milho ou flocos de milho pré-cozidos. A nutricionista funcional Fernanda Granja afirma que o cuscuz de milho não é prejudicial para quem sofre com a gastrite, apesar de profissionais concordarem que o milho (ingrediente que é a base do cuscuz) faz mal para a gastrite.

O gastroenterologista Eduardo Antonio André respondeu que “definitivamente não faz mal, pode comer à vontade”. Além disso, a nutricionista Erica Wickham disse que o fubá – utilizado no preparo do cuscuz – é uma escolha adequada de ingrediente que pode aparecer na dieta da pessoa diagnosticada com gastrite.

De olhos nos acompanhamentos

A nutricionista Fernanda Granja aconselhou que o prato não seja preparado com leite ou queijo. Ela esclareceu ainda que cada nutricionista pode ter a sua conduta ao indicar uma dieta, porém, ela acredita que os produtos lácteos estimulam a acidez do estômago, o que piora um quadro de gastrite.

Uma publicação do Dr. Axe que falava sobre a dieta adequada para a gastrite abordou a questão do leite e outros produtos laticínios. Segundo a página, durante anos os médicos aconselhavam os seus pacientes a tomar leite como forma de revestir o estômago e ajudar a bloquear o efeito dos ácidos, entretanto, essa tática não é mais considerada útil.

Atualmente, os especialistas acreditam que, na realidade, o cálcio e os aminoácidos do leite estimulam a liberação de uma produção ainda maior de ácido, o que pode fazer com que os sintomas da gastrite sejam piorados.

Alimentos ricos em gordura também podem piorar a inflamação do revestimento do estômago. Logo, para quem tem gastrite não é uma boa alternativa rechear ou misturar o seu cuscuz com comidas gordurosas.

Comidas ácidas, frituras e alimentos apimentados também devem ser evitadas por quem sofre com a doença devido ao fato de que também podem provocar irritação ao estômago.

Para saber a lista completa dos alimentos e bebidas que devem ser evitados, não deixe de consultar o seu médico.

Atenção: os dados apresentados aqui são gerais, portanto, qualquer decisão em relação à sua dieta para gastrite precisa ser tomada sob a orientação do médico. Vale lembrar que diferentes pessoas possuem diferentes quadros da doença, com diferentes características, o que requer um cuidado individualizado com o médico, que saberá indicar o que é melhor e mais apropriado para o seu paciente.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que o cuscuz faz mal para gastrite? Possui essa condição ou tem costume de consumir o cuscuz com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

6 comentários

  1. Quem tem esofagite pode comer canjica de milho e pode comer iorgute

  2. Quando eu como cuscuz sinto muita dor no estômago, sofro muito.

  3. ola e boa tarde eu gostaria de sabe se gastrite altera a pressao pq eu sofro com gastrite a mais de um ano e toda vez que a gastrite me ataca meu coraçao açelera isso começou agora depois q eu descobrir que eu tinha gastrite fui no medico ele me mandou fazer uns exame de sangue nao deu nada so no eletro que deu discutivel sve levei no cardiologista ele me falou que nao era pra mim preocupa nao pq eu to magro essa sobrecarga e pq causa da gastrite ou e alguma outra coisa mais grave

  4. Cuscuz branco com coco faz mal pro fígado com esteatose leve?E o leite condensado cozido?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*