Cuscuz faz mal para gastrite?

Especialista da área:
atualizado em 31/05/2022

Cuscuz faz mal para gastrite? Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de muitas pessoas que sofrem do problema, principalmente no início do tratamento.

Isso se deve às muitas restrições alimentares que pessoas com gastrite passam a ter após o diagnóstico. Mas, como veremos, nem tudo é proibido, e é possível adaptar alguns pratos, como o cuscuz, para a dieta de gastrite.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos conhecer as opiniões de alguns especialistas sobre o tema, além de entender melhor o que é a gastrite e quais os seus sintomas.

Veja também: 10 piores alimentos para gastrite

O que é a gastrite?

Antes de discutirmos se o cuscuz faz mal para gastrite, é bom que estejamos mais familiarizados com a condição.

Pois bem, a gastrite é uma inflamação que ocorre na mucosa do estômago, e pode ser causada por uma série de fatores, como:

  • Infecção, como a causada pelo H. pylori
  • Uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroidais, como o ibuprofeno
  • Consumo excessivo de álcool
  • Alimentação inadequada
  • Estresse prolongado.

Esses fatores podem causar um enfraquecimento da mucosa do estômago, que então se torna mais sensível à acidez do estômago, causada pelo suco gástrico. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a doença pode ainda ser classificada como aguda, que dura um período curto de tempo, ou crônica, que persiste ao longo de meses ou, até mesmo anos.

Já quanto aos sintomas da gastrite, eles podem variar de intensidade, a depender da gravidade do problema e outras características pessoais. Mas em geral incluem:

  • Azia
  • Náusea
  • Vômito
  • Dor abdominal, em especial, na região da “boca do estômago”
  • Perda de apetite
  • Indigestão
  • Presença de sangue no vômito
  • Fezes de coloração mais escura, o que pode indicar a presença de sangue
  • Sensação de estômago cheio, mesmo tendo comido pouco.

Assim, a partir do momento que o diagnóstico for determinado, é fundamental seguir as orientações do médico quanto a tratamento, que podem incluir mudanças na alimentação e uso de medicamentos.

Até porque, quando a pessoa sofre com a condição e não a trata da maneira devida, pode ver a sua gastrite evoluir para problemas mais graves como úlcera e mesmo câncer.

Veja mais: Gastrite tem cura? O que é, sintomas, remédio, o que comer, tipos e tratamento.

E então, será que o cuscuz faz mal para gastrite? 

O cuscuz é uma receita preparada à base de milho, visto que pode ser feita com fubá, farinha de milho ou flocos de milho pré-cozidos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a nutricionista funcional Fernanda Granja afirma que o cuscuz de milho não é prejudicial para quem sofre com a gastrite, apesar de alguns profissionais afirmarem que o milho pode não ser muito indicado para quem sofre do problema.

Além disso, o gastroenterologista Eduardo Antonio André, quando perguntado sobre o assunto, respondeu que “definitivamente não faz mal, pode comer à vontade”.

De olhos nos acompanhamentos

Outro ponto ressaltado pela nutricionista Fernanda Granja é a questão dos acompanhamentos do cuscuz. Assim para quem tem gastrite, o ideal é que o prato não seja preparado com leite ou queijo.

Entretanto, ela esclareceu ainda que cada nutricionista pode ter a sua conduta ao indicar uma dieta, porém, ela acredita que os produtos lácteos estimulam a acidez do estômago, o que piora um quadro de gastrite.

Além disso, o uso de alimentos fritos, como carnes e ovos, pode tornar o cuscuz um alimento com alto teor de gordura que, como vimos, não é indicado para pessoas com gastrite.

Por isso, para saber a lista completa dos alimentos e bebidas que devem ser evitados, não deixe de consultar um médico e um nutricionista.

  Continua Depois da Publicidade  

Outras dúvidas

Gastrite
Algumas dúvidas são importantes serem tiradas por quem tem gastrite

Tomar leite trata a gastrite?

Não, o leite não trata a gastrite. E, apesar de ajudar a aliviar temporariamente os sintomas, principalmente a azia e a queimação, ele pode, na verdade, piorar o problema a longo prazo.

Isso acontece porque a proteína do leite estimula a produção de ácido estomacal, algo que contribui para danificar as paredes do estômago.

Gravidez causa gastrite? Por quê?

Sim, as chances de desenvolver gastrite durante a gravidez aumentam devido às mudanças hormonais e ao aumento de estresse e ansiedade que são normais neste período.

Além disso, o crescimento do bebê acaba pressionando os órgãos, o que acaba contribuindo para a piora dos sintomas, como a azia e a indigestão.

Veja também: Azia na gravidez – O que tomar? Como aliviar? Chá? O que fazer?

Posso comer alimentos ricos em gordura?

É bom evitar, uma vez que esses alimentos irritam a mucosa do estômago, o que pode piorar a gastrite

Quanto aos alimentos permitidos, pode comer à vontade?

Não. Apesar de existirem alimentos que podem ser consumidos sem restrições por quem tem gastrite, todo exagero pode causar problemas.

Assim, é importante consultar uma nutricionista, para entender melhor a importância de uma alimentação balanceada.

Vou ter que fazer dieta pelo resto da vida?

Depende. Como a gastrite pode ser causada por uma série de fatores, o tempo da dieta e do tratamento pode variar.

Por exemplo, se a gastrite for causada pela bactéria H. pylori, o tratamento tende a ser mais curto, pois a causa é tratada com antibióticos.

Mas no caso de gastrites causadas por má alimentação ou estresse, o tratamento pode ser mais longo.

Atenção: esse artigo tem o objetivo de informar sobre condições de saúde e seus tratamentos, e não pode substituir a orientação e o diagnóstico feitos por um profissional. Por isso, caso apresente alguns dos sintomas citados acima, é aconselhável procurar atendimento médico para que haja um diagnóstico correto.

Dicas e cuidados

A gastrite é um problema tratado tanto com o uso de medicamentos quanto com algumas mudanças de estilo de vida.

Assim, você pode fazer algumas modificações simples no seu dia a dia, que irão contribuir para o tratamento e mesmo para a prevenção do problema:

  • Prefira comidas ricas em fibras, como o pão integral
  • Não passe longos períodos sem comer
  • Evite bebidas alcóolicas
  • Faça exercícios regularmente, para aliviar o estresse.

Vídeo: 10 piores alimentos para gastrite

Tem gastrite? Então, confira no vídeo abaixo de quais alimentos você deve manter distância.

Você já tinha ouvido falar que o cuscuz faz mal para gastrite? Possui essa condição ou tem costume de consumir o cuscuz com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média 3,91)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário

15 comentários em “Cuscuz faz mal para gastrite?”

  1. Eu sou Maria Elena tenho gastrite crônica. Gostei muito desse conteúdo, me ajudou bastante!

    Obrigada

    Responder
  2. Eu sinto queimor mais nunca fui ao médico pra saber oq é.mais eu como:cuscuz,bolo,bolacha, macarrão, café e etc…

    Responder
  3. Ao meu ponto de vista PACIENTE, creio que sim o cuscuz faz mal e não é pouco, principalmente para quem sofre com gastrite crônica, como eu.
    Sempre se conheço o Milho há 24 anos e como cuscuz ou derivados do milho aproximadamente 15anos passo extremamente mau após a ingestão. Houve casos de precisar ir para o Hospital de tanta dor, sendo que tenho uma dieta equilibrada e prático corrida

    Responder
  4. Boa tarde? estou fazendo um tratamento contra gastrite. eu posso consumir cuscus com cocô” leite do cocô”.

    Responder
  5. sempre q como cuscuz, fico como se estivesse “entalada”, engasgado e sinto dor, e com o café logo após tomar, eu fico tossindo muito, e tb tenho uma espécie de catarro, q não vem do peito, mas do esôfago, sinto dores de vez em quando.

    Responder
  6. ola e boa tarde eu gostaria de sabe se gastrite altera a pressao pq eu sofro com gastrite a mais de um ano e toda vez que a gastrite me ataca meu coraçao açelera isso começou agora depois q eu descobrir que eu tinha gastrite fui no medico ele me mandou fazer uns exame de sangue nao deu nada so no eletro que deu discutivel sve levei no cardiologista ele me falou que nao era pra mim preocupa nao pq eu to magro essa sobrecarga e pq causa da gastrite ou e alguma outra coisa mais grave

    Responder