Omnaris Engorda? Efeitos Colaterais e Posologia

Omnaris (Ciclesonida) é um medicamento anti-inflamatório de uso inalatório nasal para adultos e crianças acima dos seis anos de idade. Ele é indicado para o tratamento dos sintomas da rinite alérgica como congestão/entupimento do nariz, coriza, coceira ou espirros.

Trata-se ainda de um remédio que requer a apresentação da receita médica para ser vendido. As informações são da bula de Omnaris (Ciclesonida).

Será que Omnaris engorda?

Para sabermos se Omnaris engorda, precisamos verificar se a bula do medicamento apresenta alguma informação a respeito da ocorrência deste tipo de efeito devido ao uso do remédio.

Pois bem, como o documento não traz a indicação de reações adversas como a elevação do apetite ou o próprio aumento de peso, que poderiam diretamente fazer com que o usuário do medicamento engordasse, não temos como afirmar que Omnaris engorda.

Entretanto, caso você venha experimentar o ganho de peso durante o mesmo período em que se trata com o medicamento, busque a ajuda médica para saber o que pode ter causado esse aumento dos quilos e como fazer para reverter o problema.

Vale lembrar que não é somente o uso de determinados medicamentos que causa o aumento de peso – fatores como a alimentação descuidada, o estresse, a má qualidade do sono e doenças também podem fazer com que uma pessoa engorde.

Efeitos colaterais de Omnaris 

De acordo com informações da sua bula, Omnaris pode provocar os seguintes efeitos colaterais:

  • Fraqueza, dor nas juntas, dor muscular e sintomas depressivos em pessoas que façam uso de corticosteroide via oral por um longo tempo e substituí-lo por Omnaris;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando a possibilidade de infecções;
  • Sangramento do nariz;
  • Irritação da mucosa do nariz;
  • Dor de cabeça;
  • Boca seca;
  • Indigestão;
  • Candidíase – infecção provocada pelo fungo Candida;
  • Rinite;
  • Ressecamento nasal;
  • Dor de garganta;
  • Secreção nasal;
  • Irritação na garganta;
  • Transtorno do septo nasal (parede entre as duas narinas);
  • Transtorno do paladar;
  • Aumento dos números de glóbulos brancos.

A bula informa ainda que, devido ao fato de se tratar de um medicamento novo, é possível que apareçam efeitos colaterais imprevisíveis e desconhecidos. Nos casos em que você sofrer com uma das reações mencionadas na lista acima ou qualquer outro tipo de efeito, procure rapidamente o seu médico para saber o que deve fazer.

Contraindicações e cuidados com Omnaris

O medicamento é contraindicado para pacientes com alergia a qualquer um dos componentes de sua fórmula e por pessoas que tenham uma infecção nasal não-tratada (secreção nasal amarela ou verde).

Pacientes que se submeteram recentemente a uma cirurgia nasal, tiveram úlceras no septo nasal ou sofreram trauma nasal não devem utilizar o remédio até obterem a cura para que o processo de cicatrização não seja retardado.

É importante tomar cuidado com a dosagem de Omnaris porque suas doses elevadas podem afetar a produção normal do hormônio esteroide no corpo. Quando a produção desse hormônio é diminuída, pode ocorrer a diminuição da velocidade do crescimento em crianças e adolescentes, a diminuição da densidade do osso e o desenvolvimento de catarata ou glaucoma, que é o aumento da pressão dentro dos olhos.

Nos casos em que isso acontecer, o uso do remédio deverá ser descontinuado devagar, conforme as orientações do médico.

Outra recomendação em relação ao remédio é que, durante o tratamento com ele, o paciente evite a exposição à catapora ou sarampo, já que o medicamento pode enfraquecer o sistema imunológico, elevando os riscos de infecção.

Quando o paciente for exposto à catapora ou sarampo, doenças que podem ter um curso mais sério e, inclusive, fatal, o médico deve ser procurado.

O uso de Omnaris exige cautela em pessoas que têm ou já tiveram tuberculose, infecções provocadas por fungos, bactérias ou vírus, herpes nos olhos, glaucoma ou catarata.

Portanto, antes de iniciar o tratamento, aqueles que sofrem ou já sofrerem com esses problemas devem informar ao médico a respeito disso para que ele oriente em relação aos riscos e benefícios do uso do remédio.

Também é necessário que as mulheres informem ao médico caso estejam grávidas, engravidem durante ou depois do tratamento ou estejam amamentando para que ele avalie os riscos e benefícios de usar Omnaris para a mãe e o bebê durante esses períodos.

O uso do medicamento em pacientes idosos também exige cuidado e a seleção da dose deve ser feita com cautela.

Além disso, o paciente deve informar ao médico a respeito de qualquer medicamento ou suplemento que esteja tomando, principalmente um corticosteroide oral ou remédios que inibem a ação das enzimas do fígado.

Isso é importante para que o médico verifique se existem riscos de interação entre Omnaris e o medicamento ou suplemento em questão. As informações são da bula de Omnaris.

Posologia de Omnaris 

Antes de tudo, lembre-se de que quem deve determinar a dosagem a ser utilizada, a duração do tratamento e demais aspectos associados ao uso do remédio é o médico que o prescreveu. Ao desobedecer as orientações do profissional ou automedicar-se, o usuário coloca a sua saúde em risco.

Tendo esses cuidados em mente, sabe-se que, de acordo com a bula do medicamento, para as crianças acima dos seis anos de idade e adultos, a recomendação consiste na aplicação de duas doses (jatos) em cada narina uma vez ao dia – sendo 50 mcg por jato, em um total de 200 mcg por dia.

O documento alerta ainda que a dose máxima diária recomendada do remédio é de 200 mcg e que ele deve ser administrado exclusivamente pela via intranasal.

Você já tinha escutado que o remédio Omnaris engorda? Tem a indicação de uso dele e está com receio de usar por conta dos possíveis efeitos colaterais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário