Para Mulher que Perdeu 38 kg, Fotos de Antes e Depois Escondem a Luta por Trás do Emagrecimento

Especialista:
atualizado em 03/04/2020

Pode ser um influenciador digital ou blogueiro que você segue e admira, uma celebridade da televisão ou até mesmo um familiar, amigo e conhecido da sua cidade. Você provavelmente segue ou já visualizou algum perfil no Instagram que publicou fotos de antes e depois de uma jornada de perda de peso.

Aqui mesmo você encontra o antes e depois de pessoas que emagreceram muito e o que elas fizeram para atingir seus objetivos.

Muitas dessas fotos, que mostram de um lado uma pessoa com excesso de peso e de outro a mesma pessoa com uma barriga lisa ou o abdômen definido, podem ser impressionantes e inspirar outras a darem início ao seu próprio processo de perda de peso.

Entretanto, para Chandler Sosebee, que perdeu 38,5 kg ao longo de dois anos e inclusive postou imagens de antes e depois do processo, como a exibida abaixo, essas fotos não capturam tudo o que envolve um processo de emagrecimento e nem começam a contar tudo o que precisou fazer para chegar ao corpo que possui atualmente.

O desejo da moça é que as pessoas saibam que a mudança, não somente física, como também mental, não acontece da noite para o dia. Ela ressalta que existe uma trajetória longa e esgotante, porém recompensadora, que acontece entre a foto do antes e a foto do depois.

Chandler alerta que internamente ocorre toda uma outra jornada que não pode ser capturada por uma foto e que nem sempre combina com o que acontece em termos físicos. Segundo ela, ter uma foto de antes e depois nem sempre quer dizer que a pessoa se encontra no melhor lugar mentalmente.

Imagem: Reprodução Instagram/@tacoboutamangover

“Não vai mostrar quão desafiador foi comer de maneira saudável ou quanto tempo demorou para a minha transformação acontecer (dois anos). Não mostra que eu descobri a importância das proteínas do jeito difícil. (Não mostra) o quão dedicada eu tive que ser para construir massa muscular ou como a vida acontece e o progresso desaparece. Não pode mostrar as batalhas mentais ou que aprender a se amar é como entrar em uma montanha-russa desconhecida que nunca para. E definitivamente não vai mostrar o quanto eu cresci como pessoa desde que decidi começar uma jornada fitness porque queria ficar bem de biquíni”, desabafou Chandler a respeito das imagens de antes e depois.

Isso sem contar que mesmo quando atingiu o peso que tinha como objetivo em 2018, a moça ainda não se sentia feliz. Ela contou que vestir roupas menores, ter uma barriga reta e coxas que não encostavam uma na outra eram coisas com as quais ela sempre sonhou desde que tinha idade o suficiente para se importar com a própria aparência. Entretanto, uma vez que alcançou esses objetivos, sentia que estava no corpo de outra pessoa – e não de um jeito bom. Ela odiava olhar-se no espelho e sentia falta das suas curvas.

“Quando eu percebi que mesmo depois de atingir o meu objetivo, ainda não me amava, eu sabia que as coisas tinham que mudar. Houve muita autorreflexão, cura e esforço para mudar as coisas. Isso pode não ser tão aparente quanto o físico, mas é a verdadeira transformação. É a transformação da qual eu mais me orgulho. E é claro que eu ainda tenho dias em que eu batalho ou que as minhas seguranças aparecem, mas eu verdadeiramente amo o meu corpo e a mim mesma. E eu não poderia estar mais orgulhosa ou grata do que estou hoje”, revelou Chandler em seu perfil no Instagram.

A mudança em prol da força

Foi a partir da sua insatisfação que Chandler resolveu reavaliar os seus hábitos na jornada de emagrecimento e decidiu focar-se em um novo objetivo: o fortalecimento. Quando decidiu encontrar maneiras para se fortalecer, ela descobriu que havia uma falta muito grande de proteínas na sua dieta, justamente o nutriente que é tão crucial para a construção de massa muscular.

Chandler contou que demorou mais tempo do que gosta de admitir para perceber que o organismo necessita das proteínas como combustível para se recuperar adequadamente e que quando alguém não consome o suficiente do nutriente, o corpo começa a usar as proteínas presentes no músculo como fonte do importante composto.

A falta de proteínas também estava prejudicando a sua pele, seus cabelos e unhas, que foram beneficiados quando ela começou a consumir o nutriente de maneira apropriada. Ou seja, é realmente importante certificar-se de consumir proteínas de alto valor biológico todos só dias.

Dar um passo para trás para dar outro para a frente

Depois de identificar o problema com a sua dieta, Chandler decidiu dar um passo atrás e repensar até mesmo o seu treinamento, pois precisava obter perspectiva e queria descobrir qual deveria ser o próximo passo sem causar mais danos ao seu próprio corpo.

Era como se estivesse começando de novo a sua jornada rumo à boa forma. Ao longo dos meses que se seguiram, ela abandonou a ideia de comer o mínimo possível e deixou de lado a abordagem de fazer principalmente treinamentos aeróbicos.

A moça passou a focar em uma nutrição apropriada na sua dieta e no treino de força com as cargas mais pesadas que conseguia usar sem deixar de manter a forma correta do corpo durante os exercícios.

Além disso, ela começou a dar mais valor em como se sentia do que à sua aparência: ela contou que parou de prestar atenção no progresso físico e passou a se focar em outras evoluções como aumentar os pesos nos exercícios e conseguir fazer mais repetições com o mesmo peso.

Nisso, Sosebee já conseguia perceber que estava ficando mais forte e saudável. Conforme dava sequência a essa jornada fitness mais saudável, o corpo que ela realmente queria – magro, porém, tonificado – apareceu naturalmente.

Então, a próxima vez que ver uma foto de antes e depois de emagrecimento

Ao olhar somente para a foto de antes e depois de Chandler não dava nem para suspeitar que ela passou por tudo isso e cometeu erros em seu processo de emagrecimento, não é mesmo?

Por isso, vale a pena seguir o conselho da própria para a próxima vez que se deparar com uma foto de antes e depois de emagrecimento: enxergar além dos resultados estéticos e apreciar a jornada.

Para Chandler, quando a perda de peso acontece do jeito certo, ele gera empoderamento. Um empoderamento que vai se estender para outras áreas da vida, acrescentou Sosebee, que defendeu ainda que a pessoa fica mais feliz e confiante não porque está emagrecendo, mas porque está orgulhosa de quem é como ser humano.

O relato de Chandler também serve de motivação para não pensarmos que a vida das pessoas ou até mesmo o seu processo de diminuição do peso são perfeitos. Quem poderia imaginar que uma moça em forma tinha falta de proteínas e estava infeliz? Isso mostra como um corpo esbelto nem sempre é sinônimo de corpo saudável.

A história dela ainda ensina como um corpo magro não é sinônimo de felicidade. Emagrecer quando está acima do peso é necessário e saudável, porém, ao fazer isso não dá para deixar a saúde mental e emocional de lado.

Além disso, comparar-se com alguém que se conhece somente por uma foto de antes e depois de emagrecimento é um erro que coloca uma carga muito negativa sob si mesmo.

Aliás, comparar-se aos outros é considerado um dos hábitos que fazem mal ao cérebro. Não há como saber tudo o que a pessoa sofreu para chegar ali e nem mesmo se ela realmente está feliz ou saudável.

Melhor do que fazer isso é focar em si mesmo e em sua própria trajetória. Começar refletindo os motivos pelos quais deseja perder peso, procurar o auxílio profissional de um nutricionista e de um educador físico para orientar a dieta e o treinamento e conversar com o seu psicólogo sobre o emagrecimento são estratégias boas para garantir que o processo de perda de peso seja saudável não somente fisicamente, como também mentalmente.

O que você achou do motivo para o qual Chandler chama atenção em seu post? Costuma ver muitas fotos de antes e depois nas redes? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário