Picolinato de Cromo: para que serve, benefícios e como usar

atualizado em

É comum encontrarmos picolinato de cromo em diversos suplementos alimentares, mas você saberia dizer quais os seus benefícios e para que ele serve?

O cromo é um mineral natural encontrado em muitos suplementos e em alguns alimentos, e sua composição associada aos picolinato – o picolinato de cromo – vem sendo bastante usado para ajudar no emagrecimento.

Como a maioria dos suplementos nutricionais, encontra-se o picolinato de cromo, em sua maioria, na forma de cápsulas. Mas será que ele realmente funciona?

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre este suplemento mineral, descobrir quais os seus efeitos no nosso organismo, além de entender se ele ajuda ou não a emagrecer.

O que é picolinato de cromo?

Picolinato de cromo em cápsulas

O picolinato de cromo é uma formulação com o mineral cromo, usada em suplementos alimentares, normalmente com o objetivo de ajudar na perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

O cromo, associado ao picolinato, é mais facilmente absorvido pelo corpo humano, e é por essa razão que é vendido nessa forma pelas farmácias e lojas de suplementos.

O suplemento picolinato de cromo é uma forma segura de se ingerir o mineral, desde que o consumo seja feito de acordo com as orientações de um profissional de saúde.

Para que serve?

O suplemento normalmente é indicado para quem quer ou precise perder peso, uma vez que ele ajuda a reduzir o apetite, como veremos mais adiante.

Além disso, o picolinato de cromo pode contribuir para um melhor controle dos níveis de glicose no sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

Picolinato de cromo ajuda a emagrecer?

Sim, o picolinato de cromo pode ajudar a emagrecer. Mas para isso, seu uso deve estar associado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.

Esse efeito se deve à sua ação tanto na glicemia quanto na diminuição do apetite, que ajudaria a reduzir a quantidade de calorias consumidas ao longo do dia, levando a um déficit calórico.

Alimentos que contêm cromo

alimentos ricos em cromo

O cromo é um mineral que pode também ser encontrado em alguns alimentos. Mas a quantidade do mineral é afetada pelo preparo e pelas técnicas de cultivo

Mas de forma geral podemos dizer que, apesar da variabilidade, os seguintes alimentos são boas fontes de cromo:

E, apesar da dificuldade de determinar quais os alimentos são ricos no mineral, a deficiência de cromo é um problema raro. Então, uma dieta balanceada já seria o suficiente para suprir as necessidades diárias.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios do picolinato de cromo

Agora que já sabemos o que é o picolinato de cromo, vamos entender os seus principais efeitos no nosso organismo, que levam, principalmente, à perda de peso.

1. Pode reduzir a glicemia

Alguns estudos sugerem que o picolinato de cromo pode contribuir para a redução dos níveis de açúcar no sangue, e assim ajudar a evitar os picos de insulina e a resistência à insulina.

Isso pode ser especialmente benéfico para pessoas com síndrome metabólica, que já apresentam um certo descontrole da glicemia.

Já para pessoas com diabetes, o uso vem sendo estudado, com resultados bastante positivos. Isso porque o picolinato de cromo aparentemente favorece a melhora da sensibilidade à insulina.

Mas nesses casos, sua utilização deve ser acompanhada de perto por um médico, para evitar quedas bruscas da glicemia.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Pode reduzir o apetite

O uso regular do picolinato de cromo pode ainda ajudar a reduzir o apetite, como demonstrado em um estudo realizado por pesquisadores americanos.

No estudo foi possível notar a redução do apetite e da compulsão por comida, efeitos que podem ajudar bastante na perda de peso.

Recomendação diária de cromo

dosagem de picolinato de cromo

A quantidade diária recomendada de cromo varia de acordo com a idade e o sexo.

Para adultos abaixo de 50 anos:

  • Homens: 35 mcg por dia;
  • Mulheres: 25 mcg por dia.

Já para pessoas acima de 50 anos, as quantidades recomendadas são um pouco menores:

  • Homens: 30 mcg por dia;
  • Mulheres: 20 mcg por dia.

Veja também: Deficiências nutricionais mais comuns – Sintomas e tratamento

Como usar

O uso do picolinato de cromo deve ser feito sempre com orientação de um médico ou nutricionista, que poderão avaliar se este suplemento é o ideal para você.

Então, siga corretamente o as indicações e sempre leia a bula e o rótulo dos suplementos.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais mais comuns do picolinato de cromo são:

  • Desconforto gástrico, como náuseas, vômitos e dor de estômago;
  • Dor de cabeça;
  • Problemas para dormir;
  • Tontura;
  • Mudanças de humor;
  • Irritabilidade.

Por isso, este suplemento deve ser evitado por pessoas que já tenham algum diagnóstico de doença psiquiátrica, devido ao risco de piora do problema.

Além disso, deve-se evitar o consumo do picolinato de cromo por pessoas com os seguintes problemas de saúde:

  • Distúrbios renais ou hepáticos;
  • Diabetes, principalmente se você faz uso de insulina;
  • Problemas na tireoide;
  • Uso de corticoides;
  • Alergia a algum componente da formulação.

Então, deve-se consultar um profissional de saúde antes de iniciar o uso do suplemento, principalmente se você tem algum problema de saúde em tratamento.

Por fim, o picolinato de cromo não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, uma vez que não há estudos sobre os efeitos do suplemento em fetos ou bebês.

Vídeo: Benefícios do picolinato de cromo

Confira o que a nossa nutricionista tem a dizer sobre o picolinato de cromo!

Fontes e referências adicionais

Você conhece alguém que tenha tomado e recomendado a suplementação de picolinato de cromo? Quais foram os resultados desta pessoa? Você tomaria este suplemento? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário