Por Que Eu Não Consigo Perder Peso? 5 Motivos

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você pode ter mudado radicalmente sua alimentação, tendo deixado de lado as guloseimas e comidas mais gordurosas, passando a ter refeições mais equilibradas e começado a praticar regularmente exercícios físicos, mas percebe que ainda está tendo dificuldades para perder todo o peso que gostaria. Por que será que isso acontece?

É claro que cada caso é um caso e que as razões para a permanência dos quilinhos a mais podem variar de pessoa para pessoa, mas nós vamos apresentar alguns possíveis motivos que podem estar por trás desse problema:

1. Você está indo dormir muito tarde

3a-Acordada até tarde

Pesquisadores da Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram por meio de um estudo que ir dormir tarde contribui para o ganho de peso. O estudo dos cientistas indicou que dormir apenas quatro horas por noite durante cinco dias consecutivos leva ao consumo de 550 calorias a mais do que dormir 10 horas a cada noite.

2. Você está na faculdade

Bebendo

É claro que isso não é uma regra, mas os estudantes de graduação estão sujeitos a ganhar peso durante o curso. Isso foi identificado através de um estudo divulgado pela publicação Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism (Fisiologia, Nutrição e Metabolismo Aplicados, tradução livre) no ano de 2012.

De acordo com a pesquisa, após o término de um curso de quatro anos, 70% dos estudantes haviam aumentando de peso. O estudo acompanhou 131 universitários durante esse período e identificou que o valor médio de ganho de peso foi de aproximadamente 5,5 kg. Houve casos em que a quantia chegou até cerca de 16,5 kg.

Por mais que estudos anteriores tenham apontado que a média pode ser um pouco menor do que a apresentada na pesquisa – chegando a no máximo aproximadamente 1,4 kg – hábitos comuns de universitários como ficar acordado até tarde para estudar, comer muitas besteiras e guloseimas e beber em excesso contribuem com o ganho de peso.

3. Você está muito estressado

Estressada

Quando alguém está muito estressado, são grandes as chances de que lide com esse problema com a comida, passando a se alimentar excessivamente e por impulso. Pelo menos foi isso o que uma pesquisa realizada pela American Psychological Association (Associação Psicológica Americana, tradução livre) identificou. De acordo com o estudo, 40% das pessoas que sofrem de estresse alto usam a comida para amenizar o problema.

Além do aumento do apetite, com o estresse há também uma maior presença de um hormônio chamado cortisol, que pode fazer com que o metabolismo funcione de maneira mais lenta.

4. Você não deveria fazer dietas restritivas

Dieta

A dieta ideal é aquela que você faz, consegue emagrecer e incorporá-la a sua rotina em longo prazo. O grande problema com as dietas restritivas é que, apesar delas poderem apresentar resultados de maneira rápida, elas não garantem a boa forma por muito tempo e ainda podem restringir a ingestão de nutrientes importantes para o nosso corpo, o que contribui para a desaceleração do metabolismo.

Assim, quando você voltar a sua rotina normal, não será possível manter o peso adquirido com a dieta, e além de correr o risco de ganhar muito peso e aumentar a medida anterior, pode ter problemas de saúde por ter privado o organismo de substâncias necessárias a ele.

5. Você está tomando um medicamento que te faz engordar

Medicamentos

Alguns medicamentos, como é o caso de antidepressivos comumente prescritos como o Paxil, podem ter o aumento de peso como um de seus efeitos colaterais. Isso não quer dizer que o paciente deva parar de tomar o remédio, especialmente se ele estiver trazendo efeitos positivos. Mas o que ele pode fazer é conversar com o médico para saber se aquele medicamento pode trazer aumento de peso e perguntar se não há outro pelo qual ele possa ser substituído, que não faça engordar tanto.

Conseguiu identificar nos motivos acima algo que você possa estar sofrendo para não conseguir perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Por Que Eu Não Consigo Perder Peso? 5 Motivos”