Você provavelmente já deve ter comido um sanduíche com presunto ou saboreado uma receita com o ingrediente. Mas você saberia dizer de onde ele vem? Veja a seguir se o presunto é remoso, ou seja, se o seu consumo pode fazer mal de alguma forma para certas pessoas.
Pois bem, o presunto é produzido a partir da carne de porco – mais precisamente o pernil, que é considerado um corte suíno nobre e fica localizado na pata traseira do animal.
Entretanto, para quem gosta de saborear o ingrediente, saber de onde ele vem pode não ser suficiente para sanar a seguinte dúvida: será que o alimento não pode fazer mal para a saúde? Será que o presunto é remoso?
Aproveite para entender se presunto engorda e veja ainda algumas receitas de bolinho de queijo com presunto assado light.
Mas o que são alimentos remosos?
Para que possamos compreender melhor se o presunto é remoso ou não, necessitamos, antes de tudo, saber o que significa ser um alimento remoso, não é mesmo?
Pois bem, de acordo com o dicionário, a expressão remoso significa “capaz de prejudicar a saúde, que faz mal à saúde, especialmente ao sangue […]”. O termo ainda pode sofrer uma pequena variação e ser chamado de reimoso.
O termo reimoso não se trata de uma classificação científica, mas é uma expressão antiga, associada à sabedoria popular, que também pode definir os alimentos que podem provocar inflamação na pele, em decorrência de uma reação alérgica.
Chama-se popularmente de reima algo que pode ser considerado um alergênico e que causa reações como coceira, diarreia e intoxicações mais sérias em algumas pessoas.
Os alimentos remosos ou reimosos também são conhecidos pela alcunha de “alimentos carregados” e essas comidas costumam apresentar quantidades elevadas de proteína e gordura animal.
E então, será que o presunto é remoso realmente?
Como já vimos acima, o presunto é feito com o pernil do porco. Ao lado do pato, do camarão, do caranguejo, dos moluscos e dos ovos, a carne de porco faz parte do grupo de alimentos que encabeçam a lista dos remosos ou reimosos.
Outras comidas e bebidas como salsicha, bacon, linguiça, mortadela, salame, refrigerantes e sucos prontos, frituras, bebidas alcoólicas, doces, bolachas recheadas, bolos, massas prontas para bolos, chocolates, barras de cereal, macarrões instantâneos, caldos de carne em cubo, comidas congeladas prontas e sorvetes também foram classificadas como remosos ou reimosos.
O consumo excessivo desses alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da pele, podendo também levar a outros problemas de saúde como dores de cabeça, colesterol elevado e diabetes.
O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar, e que não sejam consumidos pelo menos por uma semana após a realização de uma cirurgia, colocação de um piercing ou tatuagem, por exemplo. Veja em detalhes o que não pode comer quando faz tatuagem.
No mesmo sentido, os alimentos embutidos como o presunto fazem parte do grupo das comidas que devem ser evitadas no pré e no pós-operatório.
A questão do sódio
Outro problema em relação ao presunto é que ele pode apresentar um teor significativo de sódio. Por exemplo, o presunto cozido da marca Seara carrega 408 mg do mineral em uma porção de 40 g, enquanto o presunto fatiado da marca Sadia apresenta 707,5 mg de sódio em 40 g.
Já 40 g do presunto da marca Pif Paf contém 265 mg de sódio, ao mesmo tempo em que o presunto cozido magro da marca Sadia possui 290 mg do mineral em uma porção de 40 g.
Ainda que o corpo humano necessite do sódio para o funcionamento adequado dos músculos e para o controle da pressão arterial e do volume do sangue, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.
Os adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, indivíduos com pressão arterial alta não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral a cada dia e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal podem precisa consumir quantias muito menores do que essas.
Já a Associação Americana do Coração recomenda que os adultos limitem a sua ingestão de sódio para 1,5 mil mg do nutriente por dia.
Segundo a Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o consumo adequado de sódio durante uma gestação também é de 1,5 mil mg por dia.
A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, alertou que o excesso de sódio pode provocar problemas como retenção de líquidos, endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
Portanto, na hora de comprar o seu presunto, procure pela tabela nutricional que deve estar presente na embalagem do produto para verificar qual a quantidade de sódio que ele apresenta e opte sempre pela versão que tiver o menor teor do mineral.
Vídeo:
Gostou das dicas?